Experimento sobre Formação de Conceitos

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Transcrição da apresentação:

Experimento sobre Formação de Conceitos Psicologia Geral e Experimental III Profa. Michela Ribeiro Profa. Cristiane Alves Março de 2008

Conceitos Classes de estímulos que podem ser agrupadas por: Similaridade física Relações arbitrárias mediadas por resposta comum Relações arbitrárias mediadas por diversas respostas dependendo do contexto – equivalência de estímulos.

Similaridade física Os estímulos apresentam semelhança física entre eles:

Similaridade física O indivíduo aprende que alguns estímulos fazem parte da classe e consegue generalizar para outros estímulos.

Relações arbitrárias mediadas por resposta comum Uma relação arbitrária é baseada em convenções da comunidade verbal Não há similaridade física entre os estímulos da classe Os estímulos formam um classe porque apresentam a mesma função

Relações arbitrárias mediadas por resposta comum Classe de brinquedos

Relações arbitrárias mediadas por resposta comum A aprendizagem de novos estímulos da classe depende de nova aprendizagem – não há generalização

Relações arbitrárias mediadas por diversas respostas dependendo do contexto – equivalência de estímulos Estímulos equivalentes são aqueles que fazem parte de uma mesma classe e que são substituíveis dependendo do contexto.

Relações arbitrárias mediadas por diversas respostas dependendo do contexto – equivalência de estímulos

Relações arbitrárias mediadas por diversas respostas dependendo do contexto – equivalência de estímulos Uma nova aprendizagem também é necessária para que um estímulo comece a fazer parte da classe.

Experimento Objetivo: Verificar a aprendizagem de classes de estímulos a partir de dois tipos de relações entre os estímulos – similaridade física e relações arbitrárias.

Participantes 30 estudantes universitários Idade mínima: 18 anos Idade máxima: 48 anos Mulheres: 28 Homens: 2

Material e Local Cúbiculos e sala do LAEC Mesas e cadeiras Computadores Folhas de registro Relógio Caneta

Procedimento Treino Apresentação de instruções Apresentação dos estímulos da classe de borocoxôs Apresentação dos estímulos da classe dos borocoxás (2x alternados) Identificação de 8 estímulos das duas classes com feedback Registro das respostas do participante

Você agora vai conhecer habitantes de um novo planeta Você agora vai conhecer habitantes de um novo planeta. Esses habitantes têm características diferentes entre si. Tente aprendê-las e responda as questões.

Procedimento Treino Critério de encerramento do treino: (a) mínimo de um bloco de tentativas com feedback com apenas um erro; (b) máximo de três blocos de tentativas com feedback independente da quantidade de erros.

Procedimento Teste 1 Solicitação da identificação de 8 estímulos novos das classes de borocoxôs e borocoxás. Tentativas sem feedback Critério de encerramento do teste: 1 bloco de 8 tentativas independente do desempenho Solicitação de relato das classes.

Nesse mesmo planeta existem os borocoxis e os borocoxus Nesse mesmo planeta existem os borocoxis e os borocoxus. Os borocoxis são médicos e os borocoxus são funcionários de um restaurante. Identifique cada um dos seguintes habitantes :

Procedimento Teste 2 Após a apresentação das instruções sobre as classes de borocoxis e borocoxus, solicitação de identificação de estímulos de cada classe Tentativas sem feedback Critério de encerramento: 1 bloco de 9 tentativas independente do desempenho

Classes Borocoxôs – Têm quatro características: fechados, quatro bolinhas dentro, quatro tracinhos fora e uma bolinha branca fora Borocoxás – não são borocoxôs

Classes Borocoxis – médicos Borocoxus – funcionários de um restaurante