EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA

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Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA

■ EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA ♦ O universo do saber paleontológico encontra-se permeado por: Conceitos ■ Inferências ■ Interpretações → séculos de investigações científicas

■ EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA Ciência histórica → pode ser contada numa escala de milhões de anos → processos evolutivos → eventos (geológicos e geográficos) estão registrados de diferentes maneiras # Importante papel social a cumprir: contribui na geração e disseminação do conhecimento auxilia na compreensão de processos naturais complexos colabora na formação de cidadãos críticos e atuantes dentro de uma sociedade

■ A Universidade e seu papel na produção e transmissão do conhecimento paleontológico → marco inicial do processo de investigação e disseminação do conhecimento # Quase sempre oferecida nos cursos de Geologia e Biologia necessidade premente de uma abordagem diferenciada em cursos de licenciatura adequação de sua terminologia e aplicabilidade formas alternativas de sua abordagem

■ A Universidade e seu papel na produção e transmissão do conhecimento paleontológico Criação de metodologias inovadoras Desenvolvimento de materiais instrucionais → permitem que os conhecimentos paleontológicos sejam transmitidos de maneira atraente e estimulante # Atividades práticas elaboração de modelos estratigráficos modelagem de exemplares interpretações de processos geológicos e biológicos

■ O turismo paleontológico: aliado ou ameaça? ◘ Decreto-lei 4.146 (1942) “os depósitos fossilíferos são propriedades da Nação e, como tais, a extração de espécimes fósseis depende da autorização prévia e fiscalização ...” # utilização do turismo paleontológico na luta pela conscientização da importância da preservação dos depósitos fossilíferos Integração de ciência e educação ◘ Projeto-lei 245 (1996) “potencial de reativação econômica das regiões nas quais a existência de patrimônio fossilífero favoreça a criação de atividades não predadoras a ele relacionadas, especialmente o turismo científico e ecologicamente orientado”

■ A mídia e a Educação Paleontológica → um dos principais componentes educacionais → necessidade fundamental da incorporação de recursos midiáticos ás novas práticas pedagógicas # entretém e apresenta ás pessoas outras realidades, tempos e espaços Linguagem concreta, plástica, de cenas curtas e com ritmo acelerado ◘ multiplicação dos pontos de vista, cenários, personagens e sons # cabe ao educador a seleção e a análise crítica do material audiovisual, assegurando a abordagem dos temas científicos numa perspectiva histórico cultural e política

■ Por que a Paleontologia anda tão distante das salas de aula? Lei de Diret. e Bases da Educação & Parâmetros Curric. Nacionais → oportunizam uma maior flexibilização nos currículos do Ensino Fundamental e Médio # permite aos professores uma certa autonomia na abordagem das aulas de Ciências Torna o ensino mais dinâmico, coerente, integrativo e estimulante ◘ Isto não vem ocorrendo com a Paleontologia # abordada de forma sucinta e extremamente pontual nos conteúdos de Geografia e Biologia

■ Por que a Paleontologia anda tão distante das salas de aula? # Motivos Discrepância entre a linguagem científica e a linguagem cotidiana do aluno Falta de relação entre o currículo escolar e as experiências concretas vivenciadas pelos alunos Impossibilidade dos professores de se manterem atualizados em relação aos conceitos científicos