Método de Ensino de Línguas Método Direto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PESQUISA EM LETRAS ESTRANGEIRAS
Advertisements

Informática na Educação
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
Avaliação Institucional
O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –
Estudo de Cunho Etnográfico
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Metodologia Dialética em sala de aula (Celso dos S. Vasconcellos)
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO
Prof. Orlando Miranda Júnior
Estilos e Abordagens.
APRENDIZAGEM X AQUISIÇÃO
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
Um Panorama da Formação do Professor de Línguas
POLO XXXXX – XX PEDAGOGIA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS
A função do professor interlocutor
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Aprendizagem por aconselhamento Communicative Approach
A EXPERIÊNCIA DO GARIMPO TEXTUAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA:
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
Abordagem audiolingual
Faculdade de Educação de Costa Rica
Professora Sabine Mendes Moura, Dn. Nivelamento: oficina de produção textual.
Métodos de ensino de línguas: Áudio lingual
Método de ensino de línguas: Abordagem Audiolingual (AAL)
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
FORMAS DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA Utilização de software social.
Alessandra Grasiele ABORDAGEM COMUNICATIVA. Entre 1970 e 1980 professores e linguistas perceberam a capacidade de alunos em produzir sentenças gramaticalmente.
Abordagem Comunicativa - AC
Contexto atual - Aumento de produções acadêmicas
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
Método de tradução e gramática
Método da Gramática – Tradução
Por: Gabriela Ferreira Jessica Olinda
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
A Leitura na Biblioteca Escolar promovida por uma Pessoa com Necessidades Especiais (PNEs) com Limitação Visual no Colégio Marista São Pedro: um estudo.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Método de ensino de línguas: Abordagem Audiolingual (AAL)
Perguntas de Modelação
CONFRATERNIZAÇÃO BIMESTRAL
Replicação Metas Curriculares de Português
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Método de Tradução e Gramática
Metodologia do ensino de línguas Claudete Araujo Renata Silveira
Concepções de linguagem e ensino de português
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
DIFICULDADE DE LEITURA
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
M ÉTODO I NSTRUMENTAL - E NSINO DE LEITURA Por: Adriana & Juliane.
Múltiplos Saberes: Entre o dizer e o fazer
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
1 HISTÓRICO DO ECLE CAP.2 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Método de Ensino de Línguas Método Direto Danielle Freitas Letícia Santana

Método Direto Surgimento Descrição do método Curiosidades

Surgimento Evidências de seu uso surgiram desde o século XVI, em contraposição ao Método Clássico e como resposta às novas necessidades sociais da época

Descrição do Método Direto Desenvolver o processo de ensino aprendizagem na própria língua-alvo Ensinar a gramática de forma indutiva Evitar o uso da língua materna e o mecanismo da tradução

Descrição do Método Direto A língua materna nunca deve ser usada na sala de aula A transmissão do significado dá-se por gestos e gravuras, sem jamais recorrer à tradução O aluno deve aprender a "pensar na língua"

Descrição do Método Direto A integração das quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever) é usada pela primeira vez no ensino de línguas O aluno tem um papel mais ativo na própria aprendizagem Portanto...

Descrição do Método Direto Vocabulário concreto : mímicas, demonstrações e recursos visuais Vocabulário abstrato : associação de idéias Ensino da Gramática: indutiva Centralidade da língua falada: trabalha a pronúncia nativa Foco no modelo Perguntas – Respostas

Curiosidades Único método incluso em uma lei no contexto educacional brasileiro No Brasil, foi instituído oficialmente no Colégio Pedro II pelo Decreto n. 20.833, de 21 de dezembro de 1931 O método até hoje  certo tem sido utilizado em muitas escolas brasileiras

Referências JALIL, S. A.; PROCAILO, L. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação e do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba/SC: PUC-PR. 2009. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2044_2145.pdf>. Acesso em outubro de 2014. LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236. RABASA, Yamilca.O Método Direto no panorama histórico do ensino de línguas no Brasil. Disponível em: http://www.sala.org.br/index.php/estante/academico/298-o-metodo-direto-no-panorama-historico-do-ensino-de-linguas-no-brasil. Acesso em outubro de 2014.