Método de Ensino de Línguas Método Direto Danielle Freitas Letícia Santana
Método Direto Surgimento Descrição do método Curiosidades
Surgimento Evidências de seu uso surgiram desde o século XVI, em contraposição ao Método Clássico e como resposta às novas necessidades sociais da época
Descrição do Método Direto Desenvolver o processo de ensino aprendizagem na própria língua-alvo Ensinar a gramática de forma indutiva Evitar o uso da língua materna e o mecanismo da tradução
Descrição do Método Direto A língua materna nunca deve ser usada na sala de aula A transmissão do significado dá-se por gestos e gravuras, sem jamais recorrer à tradução O aluno deve aprender a "pensar na língua"
Descrição do Método Direto A integração das quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever) é usada pela primeira vez no ensino de línguas O aluno tem um papel mais ativo na própria aprendizagem Portanto...
Descrição do Método Direto Vocabulário concreto : mímicas, demonstrações e recursos visuais Vocabulário abstrato : associação de idéias Ensino da Gramática: indutiva Centralidade da língua falada: trabalha a pronúncia nativa Foco no modelo Perguntas – Respostas
Curiosidades Único método incluso em uma lei no contexto educacional brasileiro No Brasil, foi instituído oficialmente no Colégio Pedro II pelo Decreto n. 20.833, de 21 de dezembro de 1931 O método até hoje certo tem sido utilizado em muitas escolas brasileiras
Referências JALIL, S. A.; PROCAILO, L. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação e do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba/SC: PUC-PR. 2009. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2044_2145.pdf>. Acesso em outubro de 2014. LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236. RABASA, Yamilca.O Método Direto no panorama histórico do ensino de línguas no Brasil. Disponível em: http://www.sala.org.br/index.php/estante/academico/298-o-metodo-direto-no-panorama-historico-do-ensino-de-linguas-no-brasil. Acesso em outubro de 2014.