Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Advertisements

INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Teorias do Desenvolvimento
TEORIA COMPORTAMENTAL
A CAPACIDADE DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA BIOLOGIA – bios = vida; logos = estudo.
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/1 Aprendizagem e Performance Corpo Docente Mário Godinho ( Turmas.
Avaliação Psicomotora
Aprendizagem e individualização
PIAGET.
O QUE SABER.
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Psicologia da Aprendizagem
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
DARWINISMO E LAMARKISMO
Perspectivas Teóricas no Desenvolvimento Motor Prof. Luciano Basso
TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Behaviorismo.
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Teoria Psicogenética de Piaget
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Conceitos de aprendizagem
A complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O que é Aprendizagem?.
Profª Lucia Helena Amim
Questões introdutórias
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
A Complexidade do Ser Humano e o seu Inacabamento Biológico
Nome: João Carlos Ferreira Borges Turma: 12.3 Número: 6
Modelo de Incapacidade Cognitiva Cláudia Allen
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
Teorias da Aprendizagem
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
EVOLUÇÃO.
PSICOMOTRICIDADE.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
NEUROFISIOLOGIA Aula 10 – A Plasticidade Induzida pela Lesão e a Recuperação da Função.
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Determinação, Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Psicologia Comportamental
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Processos Evolutivos Prof. ALAN ALENCAR.
PROCESSO SELETIVO.
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
PSICOLOGIA. O organismo como o conhecemos hoje: - Possibilidades e Limitações.
ANÁLISE FUNCIONAL.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Emoções Biologia e Cultura
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
Plasticidade Neuronal
Revisão de Ciências UT1 e UT Ano Internacional da Biodiversidade Utilizar a biodiversidade de maneira sustentável→ dar condições para o meio.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
Desenvolvimento motor
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
COMPORTAMENTO ANIMAL Prof. Ronei Baldissera.
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
Sistema Nervoso – parte 3
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Aprendizagem e Desenvolvimento Motor Aula 01

Sobre a origem da disciplina Biologia Psicomotricidade Psicologia do Desenvolvimento Aprendizagem e desevolivento Motor

Evolução e Desenvolvimento Motor Evolução – A teoria da evolução afirma que as espécies atuais descendem de outras espécies que sofreram modificações, através dos tempos. Ultrapassa a história do organismo Seleção Biológica – Características das espécies vão sendo selecionadas e transmitida ao longo de gerações. As características que melhor se adaptam vão sendo selecionadas. Desenvolvimento - é o processo de mudanças motor que envolve tanto a maturação do sistema nervoso central, quanto a interação com o ambiente e os estímulos dados durante a vida do indivíduo.

A evolução do homem: O tempo da espécie – para além do indivíduo

O organismo como o conhecemos hoje: - Possibilidades e Limitações

Adaptação Resposta de um organismo para determinada variação das condições externas. Reorganização das capacidades individuais a nível: - orgânico - comportamental Segundo o tempo podem ser: - crônicas - agudas

Maturação Conjunto das transformações sucessivas verificadas em tecidos, órgãos ou sistemas, na direção de um estado maturo. É o resultado da manifestação de características individuais, através de um processo fisiológico, e sob os efeitos do tempo.

A estrutura do organismo humano: desenvolvimento do indivíduo (amadurecimento físico)

Crescimento Modificação quantitativa das estruturas morfológicas. É o conjunto das transformações relacionadas aumento de tamanho e formas do organismo.

Desenvolvimento É o conjunto dos processos de transformação dos organismos. Consiste numa relação entre a Maturação e a Aprendizagem, expressa numa motricidade mais elaborada e num melhor ajustamento do comportamento às características circunstanciais do envolvimento.

O desenvolvimento Motor Estudo do conjunto de transformações do desenvolvimento humano, ao longo da vida, bem como a influência de fatores genéticos e ambientais de forma específica são estudados os mecanismos adaptativos aos níveis morfológico, maturacional e motor

Desenvolvimento Motor Evolução de habilidades motoras Desenvolvimento perceptivo motor Desenvolvimento das qualidades físicas (coordenativas e condicionais) Jogo e desenvolvimento psicossocial O desenvolvimento motor na senescência

Objetivo do estudo do Desenvolvimento Motor Estudar a mudança no comportamento motor ao longo da ontogênese. Verificar quando estas mudanças ocorrem Identificar as causas das mudanças Determinar se as mudanças são predizíveis Verificar quando as mudanças são individuais ou universais

Aprendizagem É um tipo particular de adaptação, consistindo numa alteração durável da resposta como conseqüência da prática. A aprendizagem requer condições básicas do organismo para que possa ocorrer. A aprendizagem é uma aquisição de competências devida à prática, mesmo que não se exprima numa melhor performance.

Aprendizagem Interação entre estrutura (forma) e comportamento.

Aprendizagem: Alterações na forma, padrões de comportamento.

Aprendizagem Investigar os conceitos de Aprendizagem, em diferentes autores: Quais critérios para avaliar se houve ou não aprendizagem? Como otimizar o processo de aprendizagem? Aprendendo a aprender

Interface entre Neurofisiologia e comportamento Por que nos comportamos de determinada maneira? O que determina a maneira como dançamos? Por que o fazemos desta forma e não de outras? Nós dançamos por que nosso cérebro assim deseja? Por que nossas pernas nos fazem dançar? Para respondermos esta questão é necessário analisarmos a interação do organismo com seu ambiente. O objeto de estudo de uma ciência do comportamento é composto. Organismo => Ambiente

Interação Organismo-Ambiente A estrutura do organismo não determina seu comportamento, sua ocorrência depende da interação entre o organismo que se comporta e seu ambiente... Só o organismo, sem a interação com o ambiente ou o contrario, é insuficiente para explicarmos qualquer comportamento.

Aprendizagem Motora: Treinamento específico

Aprendizagem motora: Fundamentos para o desenvolvimento de habilidades desportivas