Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – PPGP/UFSC
Advertisements

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Avaliação Institucional e Tecnologias da Informação na UNISC Workshop: Avaliação e inovação com Tecnologias da Inovação – UFRGS – 03/07/2009. Ana Karin.
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Observatório dos Técnicos em Saúde
Bacharelado em Sistemas de Informação
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
Pós-Graduação em Saúde
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Escola Nacional de Saúde Pública
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Avaliação Institucional e seu impacto na UFRN
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Dossiê de Lançamento PROEP 20 Anos
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Vinte anos de políticas públicas
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
Dijon Moraes Júnior Reitor Renata Nunes Vasconcelos Pro-reitora de Ensino.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Proposta do Curso É parte da estratégia de fortalecer a capacidade avaliativa e institucionalizar a avaliação nos diferentes níveis de atuação das intervenções.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
M.S. FIOCRUZ Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Estruturação do CPqAM.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Rio de Janeiro junho de 2010.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
A Faculdade: A Faculdade Montessoriano de Salvador iniciou as suas atividades em e atua, hoje, com os cursos de Administração Geral e Pedagogia.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Marilza Vieira Cunha Rudge PRÓ-REITORA DE PÓS GRADUAÇÃO Gestão Júlio C. Durigan Workshop APCN /
Perspectivas Internas e Externas
Transcrição da apresentação:

Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS

Anos 50 – Institucionalização da Escola Nacional de Saúde Pública 1954 – Criação da Escola Nacional de Saúde Pública por lei abrangente relativa à saúde voltada a formar quadros especializados em Saúde Pública – Publicação de decretos que definiram a finalidade, estrutura, regulamento e regimento da Escola Nacional de Saúde Pública. Indicação primeiro diretor – Acchiles Schorzelli Júnior ( )

Anos 60 – Tempos heróicos e pioneirismo da Pós-graduação na ENSP 1961 – Gestão de Lincoln de Freitas Filho ( ). Instalação de uma Diretoria provisória, organização de um setor de ensino estruturado em cinco núcleos disciplinares - Administração da Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística, Ciências Biológicas e Saneamento. Sede precária no DNC – Gestão de Edmar Terra Blois ( ).

Anos Inauguração da sede de Manguinhos. Constituição da Fundação Ensino Especializado de Saúde Pública (FENSP). Incorporação de duas novas áreas de conhecimento na estrutura de ensino - Ciências Sociais, com ênfase na disciplina de Educação e Saúde, e a Metodologia do Planejamento. Com isto formalizaram-se oito áreas departamentais – Ensino, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Estatística, Epidemiologia, Saneamento, Administração em Saúde e Metodologia de Planejamento

Anos – Criação de curso de Mestrado em Saúde Pública em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que titulou três turmas um total de 160 alunos. O curso foi suspenso pelo presidente da Fundação Oswaldo Cruz, em 1970, por não reconhecer esta atividade como uma missão da Fiocruz, em mais um ato de perseguição política – Criação da unidade de atendimento Germano Sinval Faria.

Anos 70 – Retomada do desenvolvimento econômico e social e institucionalização do Stricto Sensu 1975 – adoção da hierarquização dos cursos de preparação de profissionais de SP em níveis de aperfeiçoamento, especialização, e pós- graduação stricto sensu (esquema modular,sistema de créditos, progressiva seletividade) – qualificação do mestrado em SP junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – criação do Doutorado em Saúde Pública

Anos 80 e 90 – Engajamento na redemocratização e na formulação da legenda Saúde é Direito 1980 – Expansão dos cursos de especialização em SP descentralizados – Liderança na 8ª. Conferência Nacional de Saúde e na elaboração do SUS – Reformulação do curso de doutorado com primeira turma voltada para os docentes da própria ENSP, que segue com regularidade. Formação de uma Comissão de Pós-graduação (CPG) com papel importante nos novos rumos que se seguem.

Anos 80 … 1994 – Reorganização do curso de mestrado em subáreas de concentração – Enriquecimento da Biblioteca da ENSP pelo investimento na compra de livros d de especialidades que aqui se ministram.

2000 – Complexificação e reestruturação da pós graduação Formação dos mestrados profissionais aprovados pela Capes – Colégio de Doutores lança a proposta de formação dos novos programas – Formação do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente e elaboração de disposições transitórias para a Coordenação Gerald a Pós graduação – Formação e aprovação pela Capes do Programa Epiodemiologia em Saude pública