ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Magreb, Saara e Vale Nilótico
Advertisements

Hidrografia dos países em desenvolvimento
América Latina : Quadro natural
ÁFRICA.
A descolonização da África
Capítulo 17: ÁFRICA do norte
Características gerais Quadro Natural
Unidade 2 – Capítulo 4 Leitura para casa 48 a 64 O CONTINENTE AFRICANO
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
Descolonização da África e da Ásia
África: aspectos físicos e ambientais
Recuperação Trimestral
ANGOLA - Ex colônia de Portugal
Á F R I C A.
ÁFRICA ÁRIDA OU DESERTICA
A ÁFRICA BRANCA E ISLÂMICA
AMÉRICA AMÉRICA LATINA.
ÁFRICA DO NORTE – MUNDO ÁRABE ISLÂMICO
Á F R I C A.
Ásia: diversidade física e impactos ambientais
Prof. Jeferson C. de Souza
ÁFRICA.
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
CAPÍTULO II – CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
O RIO NILO.
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
África – aspectos naturais.
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
Conflito entre o Sudão e o Egipto – Rio Nilo
ÁFRICA SETENTRIONAL Países marcados pela cultura islâmica.
ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA
02/04/2017 O continente africano
África.
ÁFRICA: ESPAÇO GEO(FÍSICO, ECONÔMICO, POLÍTICO);
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
ÁFRICA.
A ECONOMIA AFRICANA Prof.ª Vivian Q. Pretti -Geografia-
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
Colégio unicanto Alunos: Carlos Rodrigo Cardoso de Jesus
Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas
África: Aspectos Naturais.
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
Características Naturais
África - Unidade e Diversidade
Europa: aspectos físicos
África um continente explorado.
Revisão para trabalho de cartografia e África
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
Geografia OCEANIA.
GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny.
Prof. José Victor Gaylussac
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
Conflitos Nacionais na África.
ÁFRICA.
GEOGRAFIAGROTH.
A dança das fronteiras África – Características Gerais
O quadro natural africano
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
CONTINENTE ASIÁTICO..
África: população, regionalização e economia
TIPOS CLIMÁTICOS DO MUNDO
Geografia Revisão.
PELO PROCESSO DE OCUPAÇÃO AO LONGO DOS ANOS, DESTACANDO CARACTERÍSTICAS CULTURAIS.
ÁFRICA ASPECTOS SOCIAIS
África: aspectos físicos
Transcrição da apresentação:

ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte), Oceano Índico (Leste), Oceano Atlântico (Oeste) e Confluência dos Oceanos Atlântico e Índico (Sul). Além das diversidades culturais, da exuberante fauna e flora, o continente africano é também marcado pelas grandes diferenças sociais entre os países.

O continente africano localiza-se na sua grande parte entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio e também é atravessado pela linha do Equador, devido a este fato, o clima é predominantemente Equatorial, com formação da vegetação equatorial (floresta do Congo) e Tropical, com formação das Savanas porém no extremo norte (próximo ao mar Mediterrâneo) e sul do continente africano o clima que predomina é o Temperado.

Saara é o maior deserto do mundo, onde o clima é classificado como desértico (árido). Durante o dia, as temperaturas ficam facilmente acima dos 40ºC, porém a noite as temperaturas despencam para abaixo de 0ºC. A área do deserto do Saara é equivalente três vezes maior que o Brasil.

O Subsolo do deserto do Saara é rico em Ferro, Fósforo, Gás Natural e Petróleo. A exploração desses recursos minerais vem provocando inúmeras mudanças no ambiente. A cordilheira do Atlas localizada ao norte do Saara com cerca de 4500m de altitude faz fronteira da África (Marrocos) com o sul da Europa (Espanha).

DESERTO DO KALARAHI E NAMÍBIA

O monte Kilimandjaro (Neves Eternas) localizado no Quênia, é o ponto mais alto do continente africano com 5895 metros de altitude. Delta do rio Nilo (Egito), maior e o mais importante rio do continente.

A rede hidrográfica da África é formada por rios de grande extensão por exemplo, rio Nilo e rio Congo, porém 40% do continente não tem cursos d água. Rio Nilo nasce do encontro de dois outros rios africanos Azul e Branco. O rio Nilo é extremamente importante para agricultura quanto para o abastecimento dos mais de 33 milhões de pessoas que vivem as margens desse rio.

Dos 53 países que formam o continente africano, somente dois Seicheles e Maurício estão entre os que apresentam elevado IDH. Africa Saariana (Branca): Formada por Líbia, Tunísia, Mauritânia, Argélia, Egito, Sudão, Marrocos e Saara Ocidental. Sua população é formada por egípcios, berberes, europeus e árabes. A região destaca-se economicamente na produção de petróleo (Egito), Fosfato (Marrocos) e Ferro (Tunísia). Turismo é outra atividade econômica da África Branca.

Magreb (Poente): É a região formada por Argélia, Marrocos e Tunísia com um clima temperado devido a proximidade com o oceano, caracterizado por possuir chuvas maiores do que a média do continente favorecendo a produção agrícola e da pecuária.

África Subsaariana: Formada por países mais pobres, caracterizados por possuir médio e baixo IDH. A população típica desses países é negra. O país que destaca-se é a África do Sul, que durante muito tempo viveu um regime de segregação racial denominado Apartheid. A África do Sul foi domínio Britânico desde 1806. Minoria branca comandava o país.

Apartheid (1948), impedia o acesso dos negros à propriedade privada, proibia a participação política, obrigava os negros a viverem em locais especiais (Soweto), sem nenhuma infraestrutura que só podiam sair mediante a apresentação de um passe. Nelson Mandela: Em 1962, o líder do Congresso Nacional Africano (CNA), partido político que lutava contra o apartheid ficou preso até 1989. Em 1993, Nelson Mandela ganhou o Prêmio Nobel da Paz e foi eleito Presidente da África do Sul.