Capítulo 1 Marketing para o século XXI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos Básicos em Marketing
Advertisements

O que é Marketing? Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca.
CONCEITO DE MARKETING Philip Kotler:
Estratégia de operações
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Administração Estratégica
Capítulo 15 Projeto e gerenciamento de canais e redes de valor
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Marketing: Introdução
“Marketing é o processo gerencial de entender e atender o mercado.”
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Marketing no Século XXI
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Definições de Marketing
34 © 2004 by Pearson Education Liquidez Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Criando Valor para os Clientes
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Copyright © 2006 by Pearson Education
Capítulo 7 Análise dos mercados organizacionais
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Fundamentos de Marketing
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Administração de Marketing I
Comunicação.
Introdução Ao Marketing
Estratégia de operações
Administração Mercadológica IV
Capítulo 2 Estratégia de operações. É a maneira como as operações implementam a estratégia corporativa e ajudam a construir uma empresa orientada para.
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGOCIOS
Função da Administração:
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Marketing Social Copyright © 2015 Laury A. Bueno – Administração Mercadológica • MKT.
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Copyright © 2010 Laury A. Bueno – Programa de Pós-Graduação Administração Mercadológica Marketing e a Geração de Valor Criando Valor para os Clientes.
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
Marketing Essencial 2a. Edição
Marketing Criando Valor para os Clientes
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Administração de Marketing
O QUE É MARKETING?.
Introdução ao Marketing
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
Capítulo 5 Satisfação, valor e fidelidade do cliente
Cap. 2 – Satisfação, valor e retenção do cliente
Prof. Ana Martins – UCB Unidade 02 Aula 03
Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Planejamento Estratégico
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
O Ambiente de Marketing
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Estratégia de Marketing
CONCORRÊNCIA.
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
Criando Valor para os Clientes
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
Administração de marketingCapítulo 7 — Análise dos mercados organizacionais Copyright © 2006 by Pearson Education 7-1 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II Turma:
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Contabilidade Gerencial
Professor André Villaschi Marketing Criando Valor para os Clientes Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education TABELA 1: Departamentos que são orientados para o cliente P&D • Dedica tempo a encontrar-se com os clientes e ouvir seus problemas. • Aprecia o envolvimento dos departamentos de marketing, produção e outros em cada novo projeto. • Faz o benchmarking dos produtos concorrentes e procura soluções que sejam as melhores da categoria. • Solicita reações e sugestões do cliente à medida que o projeto avança. • Melhora e refina continuamente o produto a partir do feedback do mercado. Compras • Busca proativamente os melhores fornecedores. • Constrói relações de longo prazo com menos fornecedores, porém mais confiáveis e de melhor qualidade. • Não compromete a qualidade na busca de economias em preço. Produção • Convida clientes a visitar e conhecer a linha de produção. • Visita as fábricas dos clientes. • Está disposta a trabalhar fora de horário para cumprir prazos de entrega combinados. • Busca continuamente maneiras de produzir bens mais rápido ou a custos mais baixos. • Melhora continuamente a qualidade do produto, buscando o nível do ‘defeito zero’. • Atende às solicitações de customização dos clientes sempre que possível. Marketing • Estuda as necessidades e os desejos dos clientes em segmentos de mercado bem definidos. • Aloca esforços de marketing conforme o potencial de lucratividade de longo prazo dos segmentos-alvo. • Desenvolve ofertas vitoriosas para cada segmento-alvo. • Avalia continuamente a imagem da empresa e a satisfação do cliente. • Coleta e avalia continuamente idéias para novos produtos, para o aperfeiçoamento de produtos e para serviços. • Estimula todos os departamentos e funcionários da empresa a ser centrados no cliente. (Continua) Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education TABELA 1: Departamentos que são orientados para o cliente (Continuação) Vendas • Tem conhecimento especializado sobre o setor do cliente. • Esforça-se para dar ao cliente ‘a melhor solução’. • Só faz promessas que é capaz de cumprir. • Transmite as necessidades e as idéias dos clientes para aqueles encarregados do desenvolvimento do produto. • Atende os mesmos clientes por um longo período. Logística • Define um alto padrão para tempo de entrega e serviço e sempre o alcança. • Opera um departamento de serviço ao cliente bem informado e amigável, capaz de responder a perguntas, lidar com queixas e resolver problemas de maneira oportuna e satisfatória. Contabilidade • Prepara relatórios periódicos de ‘lucratividade’ por produto, segmento de mercado, área geográfica (regiões, territórios de vendas), tamanho de pedido, canal e cliente individual. • Prepara faturas adequadas às necessidades do cliente e responde às consultas dele com rapidez e cortesia. Finanças • Entende e apóia os gastos de marketing (propaganda institucional, por exemplo) que proporcionam a preferência e a fidelidade do cliente no longo prazo. • Adapta os pacotes financeiros às necessidades financeiras do cliente. • Toma decisões rápidas quanto à possibilidade de oferecer crédito a um cliente. Relações públicas • Divulga notícias favoráveis sobre a empresa e controla os danos de notícias desfavoráveis. • Funciona como cliente interno e defensor público para melhores políticas e práticas da empresa. Fonte: Philip Kotler, Kotler on marketing. Nova York: Free Press, 1999, p. 21-22. Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education TABELA 2: Iniciativas sociais corporativas Tipo Descrição Exemplo Marketing social corporativo Apóia campanhas de mudança de comportamento. Promoção, por parte do McDonald’s, de uma campanha estadual de imunização infantil em Oklahoma. Marketing de causa Promove questões sociais por meio de esforços como patrocínios, acordos de licenciamento e propaganda. O patrocínio de Forest (um gorila) pelo McDonald’s no zoológico de Sydney — um compromisso de patrocínio de dez anos, destinado a preservar essa espécie ameaçada. Marketing relacionado a causas Doa uma porcentagem das receitas a uma causa específica, com base na receita obtida durante o período anunciado de apoio. Parte da renda de cada Big Mac vendido durante o McDia Feliz é destinada a instituições de caridade para crianças do Instituto Ronald McDonald. Filantropia corporativa Oferece dinheiro, bens ou tempo para ajudar organizações sem fins lucrativos, grupos ou indivíduos. As contribuições do McDonald’s à Casa Ronald McDonald. Envolvimento empresarial na comunidade Fornece produtos ou serviços voluntários à comunidade. O fornecimento de alimentos, pelo McDonald’s, aos bombeiros que combatiam, em dezembro de 1997, incêndios nas florestas australianas. Práticas de negócios socialmente responsáveis Adapta e conduz práticas de negócios que protejam o ambiente, os seres humanos e os animais. A exigência do McDonald’s de que os fornecedores aumentassem o espaço físico das galinhas poedeiras nas fazendas de produção. Fonte: Philip Kotler e Nancy Lee, Corporate social responsibility: doing the most good for your company and your cause. Nova York: Wiley, 2004. Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education