Prof. Dra. Maria Virginia Llatas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas de Informações Gerenciais
Advertisements

Sistema de Informação Gerencial
Cadeia logística integrada supply chain
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Administração de Recursos Materiais Capítulo 8
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Custos ... afinal, o que é isto?
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
4. ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS
LOGÍSTICA Operador Logístico.
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Gerenciamento do escopo do projeto
Mapeando Supply Chain Soluções Conjuntas e Cases
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Logística e Gerenciamento da
GESTÃ DE ESTOQUES.
U08 Grupo: 19V.
Logística de distribuição
Logística Interna.
Repensando a Logística
Universidade de Brasília
Gildo de Almeida Leonel
Planejamento e administração do transporte de carga: principais decisões GRUPO C Amanda Stuckert Menezes (L411) Caeverton de Oliveira Camelo (L37) João.
Organização Industrial
Administração da Produção
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
PLANEJAMENTO LOGÍSTICO
SISTEMAS DE PRODUÇÃO II
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Repensando a Logística
Repensando da logística
Grupo 14 B, Subgrupo 02 Daniel Duarte Márcia Caroline
Os mecanismos de pedir 19U061.
REPENSANDO A LOGÍSTICA Grupo 14 D Subgrupo 1 Amanda Gurgel Débora Maia.
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
U01 Grupo 19X.
Integração das Operações Logísticas
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
MAP_Definições n o 1 / 23 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
“Integrando o país, com logística de resultado.”
Definição de Logística
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM
MÓDULO X Distribuição (Praça)
Iniciando na logística empresarial
P LANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGA : PRINCIPAIS DECISÕES Ramon, Henrique Borges, Yasmin e Rodrigo Veloso.
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
DISTRIBUIÇÃO (PRAÇA).
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
UNIDADE OITO Subgrupo 2. Logística de Distribuição A logística de produção trata das relações empresa-cliente-consumidor, sendo responsável pela distribuição.
Logística Integrada Engenharia de Produção
L OGÍSTICA EMPRESARIAL Unidade 4 Subgrupo 2 Bernardo C. Dörr Adão Carvalho Universidade de Brasília.
Logística e Gerenciamento da
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Page 1 Curso de qualificação profissional Logística empresarial Indicadores de desempenho logístico.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dra. Maria Virginia Llatas Logística Integrada Prof. Dra. Maria Virginia Llatas

Logística 24 horas por dia – 7 dias por semana – 52 semanas por ano Seu objetivo é tornar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados. Existe desde o início da civilização. SI04

Logística involve: Integração de informações Transporte Estoque Armazenamento Manuseio de materiais Embalagem Sua importância: cresce o número de executivos bem sucedidos na área SI04

Logística Seu desafio: Tornar os resultados combinados da integração interna e externa numa das competências centrais da empresa A Logística agrega valor quando o estoque é corretamente posicionado para facilitar as vendas SI04

Logística Seu interesse: Compreender como certas empresas utilizam sua competência logística para obterem vantagem competitiva. Empresas líderes possuem, sistemas de informação capazes de monitorar seu desempenho logístico em tempo real, o que lhes possibilita identificar possíveis falhas operacionais e adotar providências corretivas antes da ocorrência de falhas no serviço aos clientes SI04

Gerenciamento Logístico Inclui o projeto e a administração de sistemas para controlar o fluxo de materiais, os estoques em processo e os produtos acabados com o objetivo de fortalecer a estratégia das unidades de negócios da empresa. O objetivo central da logística é atingir um nível desejado de serviço ao cliente pelo menor custo total possível SI04

Competência Logística(1) É desenvolver uma estrutura analítica integrada que defina e relacione conceitos-chaves. As pessoas ligadas ao trabalho quotidiano de logística possuam entendimento básico do modo como suas funções específicas se encaixam no todo. Ela decorre de uma avaliação relativa da capacitação de uma empresa para fornecer ao cliente um serviço competitivamente superior ao menor custo total possível. SI04

Competência Logística(2) As expectativas ligadas à competência logística dependem diretamente do posicionamento estratégico da empresa. Todas as empresas devem executar atividades logísticas para atingir seus objetivos empresariais básicos. Quando a logística se torna parte fundamental da estratégia empresarial, ela deve ser administrada como uma competência central. SI04

Hierarquia da Integração Logística Processos universalmente adotados e posicionamento estratégico. Criação de valor para o cliente Planejamento Controle Continuidade Competências Ciclo de atividades Função Trabalho básico SI04

Tarefas Básicas Atividades específicas essenciais para o desempenho logístico vão desde o recebimento de pedidos até a condução de um caminhão, abarcando até mesmo as atividades sob a responsabilidade do diretor de logística. SI04

Missão da Logística A logística de uma empresa é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo total possível. A logística existe para satisfazer às necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing. O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio. SI04

Serviço O serviço logístico básico é medido em termos de Disponibilidade – ter estoque para atender de maneira consistente às necessidades de materiais ou produtos do cliente. desempenho operacional – ao tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da respectiva mercadoria confiabilidade de serviço – os atributos de qualidade da logística SI04

Integração das Operações Logísticas

Trabalho da Logística A competência logística é alcançada pela coordenação de: Um projeto de rede Informação Transporte Estoque Armazenagem, manuseio de materiais e embalagem SI04

Projeto de Rede É uma responsabilidade básica da gerência logística. O objetivo do projeto é determinar a quantidade e a localização de todos os tipos de instalações necessárias para a execução do processo logístico. Também é necessário determinar o tipo de estoque e o volume a ser armazenado em cada instalação, assim como é necessário vincular os pedidos de clientes aos locais de onde deve ser feita a expedição. Deve considerar as diferenças geográficas SI04

Informação A tecnologia atual é capaz de atender aos mais exigentes requisitos de informação. A vantagem do fluxo rápido de informação está diretamente relacionada com o equilíbrio dos procedimentos de trabalho. Quanto mais eficiente for o projeto do sistema logístico de uma empresa, mais precisas deverão ser as informações. Sistemas bem elaborados, não têm excesso de estoque. SI04

Transporte (1) As necessidades de transporte podem ser atendidas de três maneiras básicas: Pode-se operar uma frota exclusiva de veículos Pode-se fazer contratos com empresas de transportes A empresa pode contratar os serviços de várias transportadoras. SI04

Transporte (2) Há três fatores fundamentais para o desempenho do transporte Custo de transporte Velocidade do transporte Consistência SI04

Estoque As necessidades de estoque de uma empresa dependem da estrutura de rede e do nível desejado de serviço ao cliente. Uma política de estoque adequada é baseada em: Segmentação de clientes. Especificidade de produtos. Integração do transporte. Necessidades relativas a operações baseadas no tempo. Desempenho competitivo. SI04

Armazenagem, Manuseio de Materiais e Embalagem Quatro das áreas funcionais da logística – projeto de rede, informação, transporte e estoque – podem ser concebidas em uma variedade de arranjos operacionais diferentes. Essas quatro funções combinam-se para criar uma solução sistêmica para a logística integrada SI04

Logística Integrada SI04

Necessidades de Informações Logísticas

Ciclos de Atividades Logísticas SI04

Estrutura de uma rede logística flexível multifacetada SI04

Atividades do ciclo básico de atividades da distribuição física