Destaques e Perspectivas da Regulação em 2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Plano Plurianual
Advertisements

Palestras de Reciclagem para os INSPCEA 2011 O Protocolo de AIS.
Planejamento Estratégico com BSC
0 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ADENE – Agência para a Energia Maio de 2010.
Revisão Tarifária Periódica de Distribuidoras de Eletricidade e
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
1.
O transporte aéreo e a liberdade tarifária
COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA
Área de Operações Indiretas
Área de Negócios de Exploração e Produção
Aviação Civil S I S T E M A S AEROPORTUÁRIOS.
IX Congresso Brasileiro e Panamericano de Atuária
Antecedentes Aumento da pobreza e das desigualdades sociais;
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Caracterização dos Pleitos da Sociedade no Contexto do Transporte Metropolitano de Passageiros SOCIEDADE DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DO ESTADO DO RIO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 003/2011-ADASA Reajuste Tarifário Anual dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário prestados pela CAESB.
RBMLQ-I Ouro Preto Dplad/Sepeo Planejamento Institucional do Inmetro.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
PRÁTICAS DE GESTÃO A SERVIÇO DA SOCIEDADE
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
I. CEBAS EDUCAÇÃO O CEBAS Educação, dentro do atual cenário das políticas públicas de educação existentes, é uma ação que contribui de maneira efetiva.
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA 2011 O Protocolo de AIS.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA
Reduzindo custos através de Tecnologia e Processos - Evolução Outubro / 2007.
São José dos Campos, 20 junho 2010
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA
Marca do evento RBMLQ-Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 O Futuro da Metrologia Legal e da Avaliação.
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
Audiência Pública Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle 28 de fevereiro de 2012.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Área 5 Licitação do Serviço de Transporte Coletivo Intermunicipal na Área 5 da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
O Panorama da Aviação de Instrução e a Segurança Operacional na Aviação de Instrução Visão do Regulador.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Mapeamento de Processos
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Porto Alegre, 13 de novembro de Cenário Atual e Perspectivas da Saúde Suplementar.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
Tarifas Aéreas Marcelo Pacheco dos Guaranys Diretor-Presidente da ANAC Brasília, DF, 25/11/2013.
Audiência Pública nº 07/2016 Proposta de Resolução que regulamenta a apresentação de informações relativas à movimentação aeroportuária. SUPERINTENDÊNCIA.
30/Abril/2014 Audiência Pública Câmara dos Deputados.
OPERAÇÃO FIM DE ANO 10 de dezembro de CONAERO – COMISSÃO NACIONAL DE AUTORIDADES AEROPORTUÁRIAS COMITÊ DE OPERAÇÕES ESPECIAIS OPERAÇÃO FIM DE ANO.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Acompanhamento pelo TCU dos processos de concessões de infraestrutura aeroportuária Audiência Pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos.
Financiamento e Gestão da Infraestrutura de Transportes do Brasil “Aeroportos e Multimodalidade“ 08/07/2013 Cleveland Prates Teixeira São Paulo, 19 de.
Concessões Aeroportuárias Marcelo Guaranys Diretor-Presidente Brasília-DF, 10 de julho de 2013 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Viação e Transportes.
Missão: Promover a segurança e a excelência do sistema de aviação civil, de forma a contribuir para o desenvolvimento do País e o bem-estar da sociedade.
Infraestrutura Aeroportuária: O Papel da ANAC Agência Nacional de Aviação Civil Audiência Pública da CVT - Câmara dos Deputados Brasília, 14 de julho de.
Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura.
04 de setembro de 2013 Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura Segurança Operacional e o crescimento da Aviação Civil Brasileira Audiência.
Comissão de Viação e Transportes Câmara dos Deputados Acompanhamento pelo TCU da outorga do serviço de transporte público de passageiros por meio de Trem.
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL SUPERINTENDÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONÔMICA E ACOMPANHAMENTO DE MERCADO AUDIÊNCIA PÚBLICA Comissão da Amazônia, Integração.
Preços regulados pelo Governo Tarifas elevadas Baixo número de consumidores Competição limitada AVIAÇÃO ATÉ 2002 – Pré Liberdade Tarifária.
Audiência Pública – Câmara dos Deputados Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Brasília – 24 de abril de 2012.
Transcrição da apresentação:

Destaques e Perspectivas da Regulação em 2012 Fórum das Agências Reguladoras Marcelo Pacheco dos Guaranys Brasília, 6 de dezembro de 2012

Sumário ANAC – Escopo de Atuação Dados do setor Agenda Regulatória Programa de Fortalecimento Institucional

Sumário ANAC – Escopo de Atuação Agenda Regulatória Programa de Fortalecimento Institucional

Representação Institucional ANAC – Escopo de Atuação Certificação Certificação de empresas de Transporte Aéreo, de empresas de manutenção aeronáutica, de produtos aeronáuticos, de profissionais e centros de instrução Vistoria de Aeronaves Administração do Registro Aeronáutico Brasileiro Supervisão de Segurança Cadastro/Certificação de Aeródromos-Heliportos Fiscalização Fiscalização de serviços aéreos Processamento de infrações Inspeção Regulação Normatização Acompanhamento de mercado Regulação Econômica de serviços aéreos e de infraestrutura Supervisão de Nivel de Serviço Representação Institucional Negociação de Acordos Internacionais Coordenação com Organismos Internacionais

Sumário Dados do setor Agenda Regulatória Programa de Fortalecimento Institucional

Crescimento Médio (PAX): Dados do Setor: Expansão Crescimento brasileiro supera a média mundial: Crescimento 2011/2003 (PAX): Brasil Mundo 153% 46% Crescimento de 2006 a 2011: 12,5% ao ano e de aproximadamente 150% no período. Crescimento Médio (PAX): 2011 em relação a 2010 Brasil Mundo 16% 4,9%

Dados do Setor: Expansão Evolução do número de passageiros transportados no Brasil frente ao crescimento da população – 2000-2011 Dados comparativos - 2009 Índice de Utilização do Transporte Aéreo (2011): 0,92

Transporte aéreo no Brasil Estrutura de mercado TELA PRINCIPAL TEXTO A participação das 2 empresas líderes no mercado doméstico brasileiro caiu de 88% para 77,4% nos últimos 5 anos. A participação das demais empresas no mercado doméstico praticamente dobrou nos últimos 5 anos, tendo passado de 11,9% para 22,6%.

Dados do Setor: Evolução das tarifas aéreas -57% -43%

Regularidade e Pontualidade Dados do Setor: Regularidade/Pontualidade Regularidade e Pontualidade * 2007 – dados de maio a dezembro

Sumário Dados do setor ANAC – Escopo de Atuação Agenda Regulatória Programa de Fortalecimento Institucional

Eficiência de Infraestrutura Agenda Regulatória Segurança Eficiência de Infraestrutura Qualidade

Segurança Manter a tendência de redução dos índices de acidentes Manter robustez dos processos de certificação Aumentar a fiscalização sobre aviação comercial e aviação geral Garantir excelência na regulação Integração e aprimoramento da ação fiscal: Inspetores voltados a segurança atuam em ações fiscais, vigilância continuada e certificação

Dados do Setor: Segurança Operacional Voos com irregularidades No gráfico superior, as curvas referem-se a médias móveis. Este ano, deixa de entrar na média móvel os acidentes ocorridos em 2006. O DCERTA foi implementado em Ago/2010. Porém, algumas de suas funcionalidades já estavam em operação desde o início do ano.

Dados do Setor: Segurança Operacional Acidentes com fatalidade por milhões de decolagens No gráfico superior, as curvas referem-se a médias móveis. Este ano, deixa de entrar na média móvel os acidentes ocorridos em 2006. O DCERTA foi implementado em Ago/2010. Porém, algumas de suas funcionalidades já estavam em operação desde o início do ano.

Segurança Medidas para aumento contínuo da segurança Plano de Vigilância Continuada Participação no USOAP/CMA Programa Anual de Vigilância Melhoria nos processamentos dos Autos de Infração Melhoria nos processos de fiscalização Foco em empresas de menor porte Criação de área de inteligência e fiscalização Incremento das inspeções de rampa Ação Nacional de Aviação Civil Campanha nacional de prevenção de acidentes: ANAC e CENIPA. Foco é a prevenção junto aos pequenos operadores

Segurança Sistema Decolagem Certa - DCERTA Sistema de acompanhamento e verificação da regularidade dos certificados e licenças de aeronaves, tripulações e aeródromos com base no plano de voo Inibição de voos em situação irregular Diminuição de acidentes com a presença de irregularidades

Eficiência de Infraestrutura Concessão dos Aeroportos Melhorar os níveis de serviço e Expandir a infraestrutura Atingir níveis adequados de serviço Atender ao crescimento da demanda Introduzir competição no sistema aeroportuário do Brasil Difundir melhores práticas de gestão aeroportuária Participação da Infraero nos aeroportos concedidos – absorção de melhores práticas

Regulação e Fiscalização: Investimentos Obrigatórios Os investimentos obrigatórios nos primeiros 22 meses das concessões são: Construção de novos terminais de passageiros; Acesso viário e estacionamento de veículos; Área de pátio para aeronaves; e Alargamento das pistas e implantação de áreas de segurança de fim de pista (RESA).

Regulação e Fiscalização: Qualidade e Capacidade PGI – Plano de Gestão da Infraestrutura Objetivo: melhoria das instalações e sistemas do aeroporto, planejando manutenção e modernização para atendimento do nível de serviço, conforme a demanda efetiva e prevista. Apresentado em até 90 dias da data de eficácia do Contrato e a cada 5 anos. Vinculará a Concessionária: monitoramento da concessão. Gatilho de Investimentos: momento em que a Demanda Prevista enseja investimentos: manutenção do nível. Plano de Qualidade de Serviço Apresentado em até 90 dias da data de eficácia do Contrato e anualmente. Demonstrar que a Concessionária planejou e implementará medidas para assegurar a qualidade dos serviços cumprindo, ao menos, os parâmetros exigidos no PEA. Relatório de Qualidade de Serviço: Fator Q e impacto no reajuste das Tarifas.

Qualidade Melhorar qualidade dos serviços prestados por empresas aéreas e aeroportos Melhorar gestão dos aeroportos Aumentar concorrência no setor

Direitos do Passageiro Qualidade Assistência aos Passageiros Resolução ANAC 141/2010 Garantia do direito a informação ao passageiro; Estabelece direitos dos passageiros em caso de alterações no contrato de transporte na hipótese de atrasos, cancelamentos e preterição de embarque (em vigor desde 13/06/2010); Criação de atendimento 24 horas na ANAC pelo 0800 725 4445. Situação Direitos do Passageiro Atraso a partir de 1 hora Comunicação (internet, telefonemas, etc) Atraso a partir de 2 horas Alimentação Atraso a partir de 4 horas, cancelamento Acomodação ou hospedagem Transporte até o local de acomodação Reembolso integral Reacomodação em outro voo Preterição Deverá ser sempre negociada entre a companhia aérea e os passageiros Reacomodação ou reembolso

Divulgação de informações sobre regularidade e pontualidade* Qualidade Transparência Divulgação de informações sobre regularidade e pontualidade* Objetivos Reduzir assimetria de informação, permitindo melhor escolha do passageiro Alinhar interesses Normatização Regulamento em elaboração pela ANAC Ações 1) Setembro de 2011 : Administrador aeroportuário irá divulgar no aeroporto os dados das empresas 2) Novembro de 2011: Obrigatoriedade das empresas aéreas divulgarem em suas páginas, no momento da venda, seus dados de atrasos e cancelamentos por voo, assim como do operador aeroportuário fazer a divulgação (*) Não afeta preços de passagens

Qualidade Selo Dimensional Divulgação de informações sobre espaço útil entre assentos de aeronaves Objetivos Reduzir assimetria de informação, permitindo melhor escolha do passageiro Normatização Resolução ANAC nº 135/2010 Objetivo de ampliar informações aos passageiros Não há regulação de conforto. Exigência mínima é de segurança Liberdade tarifária – princípio legal – empresas podem cobrar valores diferenciados Ações Setembro de 2011 : Obrigatoriedade das empresas aéreas divulgarem a informação nas aeronaves Novembro de 2011 : Obrigatoriedade das empresas aéreas divulgarem a informação no momento da comercialização

RELATÓRIOS GERENCIAIS NÚCLEO DE MONITORAMENTO SITUAÇÃO DOS AEROPORTOS Qualidade Monitoramento das Operações Aéreas RELATÓRIOS GERENCIAIS CÂMERAS INFRAERO HSTVOOS BUSINESS OBJECT BIMTRA NÚCLEO DE MONITORAMENTO SITUAÇÃO DOS AEROPORTOS METEOROLOGIA SIAVANAC

Sumário Dados do setor ANAC – Escopo de Atuação Agenda Regulatória Programa de Fortalecimento Institucional

PFI Programa de Fortalecimento Institucional Objetivo do Programa: GDI Aprimoramento contínuo dos processos organizacionais, a fim de assegurar a modernização da instituição e direcionar a implantação das diretrizes estratégicas da Agência PFI GDI Modelo de Governança Modelo de Gestão

PFI – Novo Modelo de Governança Participantes Produtos . Diretoria Colegiada . Classificação de assuntos por alçada decisória . Superintendências . Procedimento para casos supervenientes . Secretaria-Geral . SPI/GDI (coordenação metodológica) Direcionadores 1. Diretoria Competências da Diretoria: Aquelas atribuídas por lei Assuntos considerados estratégicos Assuntos que gerem impacto significativo na imagem da Agência, na sociedade ou em diversas áreas da Agência. Direcionadores à atuação das áreas da Agência Autonomia para a deliberação sobre os assuntos essencialmente técnicos 2. Superintendências

PFI – Novo Modelo de Gestão GESTÃO DO DESEMPENHO: GDAR e GDART Ciclos de Planejamento Objetivos estratégicos Projetos Macroprocessos Portfólio de projetos estratégicos Certificação Fiscalização Normatização Repres. Institucional Gestão Interna GESTÃO DO DESEMPENHO: GDAR e GDART

Destaques e Perspectivas da Regulação em 2012 Fórum das Agências Reguladoras Marcelo Pacheco dos Guaranys Brasília, 6 de dezembro de 2012