Jamilton Watanabe Lobo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VI SISEE - Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica
Advertisements

01Secretaria da Educação do Estado de São Paulo PROPOSTA – (TOMADOR RECURSOS FEHIDRO) RESUMO DO EMPREENDIMENTO Objetivo: Continuidade da implementação.
POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
0 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ADENE – Agência para a Energia Maio de 2010.
O PROGRAMA NACIONAL DE ELETRIFICAÇÃO RURAL
Ciclo de vida do produto
WORKSHOP AVALIAÇÃO DO PEE
Sistema de Gestão de Eficiência Energética – SGPEE ANEEL
Características da Área de Concessão Coelce Consumo Médio Nacional Média Cearense Área Km 2 Municípios 184 Pop. Residente Consumidores.
COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
PROGRAMAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EXECUTADOS PELAS DISTRIBUIDORAS
P&D como instrumento para adicionar valor à empresa
FÓRUM PERMANENTE DE ENERGIA & AMBIENTE
Fim das Concessões: Renovar ou Privatizar o Setor Elétrico
Roberto Brandão O problema do suprimento de combustíveis para termoelétricas.
"Workshop Perspectivas da Bioeletricidade Brasileira 2011 – 2020”
ASSIMETRIA TARIFÁRIA NA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Energia elétrica: Encargos e Tributos
Área de Operações Indiretas
PEA 2597 – Uso Racional de Energia Elétrica 2010
AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL AGERGS 01 de dezembro de 2010.
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Energia Elétrica para o Século XXI
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
Novas tecnologias para medição
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Adilson CASELLI de Moraes
AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 003/2011-ADASA Reajuste Tarifário Anual dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário prestados pela CAESB.
Referência: apresentações FT4 – coordenado pelo ONS Recife
O Setor Elétrico e a ISO 9001 TEM O PRESENTE A FINALIDADE DE APRESENTAR O PROJETO NBR PROJETO QUE VISA A MELHORIA DA QUALIDADE DOS PRODUTOS FORNECIDOS.
Racionalização, Regulação e Visão do Consumidor de Energia no Brasil
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
XXV Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades
Rio de Janeiro, 28/6/2013 GESEL/UFRJ
Dos Mapas ao GIS “Como Acelerar a Excelência Operacional na Distribuição de Energia Elétrica”
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Natureza Legal, Regulatória e Tributária
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Financiamento para projetos de eficiência energética
Rodrigo Aguiar Diretor Financeiro Novembro de 2012
Aumentando a Eficiência do Uso Final de Energia no Brasil:
José Alberto Ribeiro Carvalho
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
O Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL
Parcial – 67/80 empresas.
Workshop de Medição & Verificação - M&V2014 Protocolo Internacional de Medição e Verificação Guia de M&V Programa de Eficiência Energética Regulado Pela.
GRUPO DE TRABALHO SEGURANÇA COM A POPULAÇÃO - GTESP PROJETO VIDA BRASIL.
Qualidade na Prestação de Serviços Públicos de Saneamento
I ECOPE Agenor Gomes Pinto Garcia Rio de Janeiro, 22 de maio de 2014
PREÇO FINAL DA ENERGIA ELÉTRICA
Autores: Francisco de Sousa Ramos (UFPE) Cínthya Carmo (UFPE)
Taller Desarrollo y Características del Sector Eléctrico Brasileno
“INDICADORES GERENCIAIS PROATIVOS DE SEGURANÇA E SAÚDE”
Tarifação Horo-Sazonal
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
Responsabilidade Socioambiental do Setor de Energia Elétrica
O ‘NOVO’ MODELO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO
Treinamento do SINERCOM
O papel dos programas de P&D e EE no Modelo Energético Brasileiro Prof. Dr. Gilberto M Jannuzzi Depart. Energia/FEM e NIPE/UNICAMP International Energy.
Recife, 16/06/2015. Objetivo Os Desafios e as Oportunidades Consumidor.
CHAMADA PÚBLICA ANEEL.
Energieeffizienzprojekte1. 2 Evolução nos preços de energia no exemplo do „Gás“
Fórum experiências exitosas
VIII Conferência Anual da RELOP
II. A Fundação COGE é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, cuja missão é prover conhecimento e soluções de gestão empresarial.
Agenda Cidadã 05/ Institucional e Valores Energisa 02 Tratativas técnicas e serviços 03 Planejamento do faturamento 04 Planejamento financeiro.
AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)
UNIVERSALIZAÇÃO. Universalização: Situação Atual BRASIL 101 Distribuidoras (63 concessionárias + 38 permissionárias) – Área Urbana: 101 distribuidoras.
II Conferência RELOP Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa AES SUL - Concessionária de Distribuição de Energia.
Transcrição da apresentação:

Jamilton Watanabe Lobo Programas de Eficiência Energética das Distribuidoras de Energia Elétrica Jamilton Watanabe Lobo GT de Eficiência Energética da Abradee Workshop Avaliação PEE Brasília, 17 de Setembro de 2010 1 1

ABRADEE: 99% do Mercado e 51 Associadas

Empresas Independentes ABRADEE: 18 Grupos Privados (36 empresas) Ampla Coelce Celpe Coelba Cosern Bandeirante Escelsa Enersul CPEE CPFL Piratininga RGE Empresas Independentes CHESP Santa Maria Sulgipe Iguaçu Urussanga Panambi Caiua Celpa Cemat Celtins Paranapanema Bragantina Nacional CFLO Cataguazes CENF Borborema Energipe Saelpa Eletropaulo AES Sul Light Tabela Titulo Arial 20 em negrito Textos Arial 17 GP Investimentos Elektro Cemar

ABRADEE: 8 Grupos Estatais (15 empresas) Manaus Ceal Cepisa Ceron Eletroacre Ceam Boa Vista Tabela Titulo Arial 20 em negrito Textos Arial 17 Eletrocar DME P. Caldas

Eficiência Energética Histórico A partir da década de 80: Ações executadas em parceria com Eletrobrás/PROCEL A partir de 1999: Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela ANEEL Benefícios Postergação de investimentos e otimização do sistema elétrico Redução de impactos ambientais Redução do desperdício  Redução de custos

Eficiência Energética Origem dos Recursos Contrato de Concessão Aplicação de recursos de, no mínimo, 1% da receita operacional líquida anual, auferida no ano anterior, em ações que busquem o incremento da eficiência no Uso Final da Energia Elétrica e P&D. Lei 9.991/2000, 11.465/2007 e 12.212/2010 Resolução Aneel nº 300/2008 (22/02/2008) Critérios para apresentação do PEE Aprova manual para elaboração do PEE Dis (%ROL) P&D Eficiência 2005 2006 0,50% 0,75% 0,25% 2007 2016 Lei 11.465/2007 Lei 12.212/2010

Eficiência Energética Aplicação dos Recursos A partir da Resolução 300/2008, foram apresentados à Aneel 573 projetos (até set/2010)

Eficiência Energética Previsão de Investimento por Uso Final

Eficiência Energética Principais Ações Desenvolvidas pelas Distribuidoras: Projetos Industriais Diagnósticos Energéticos e execuções de: Substituição por motores de alto rendimento Sistema de gerenciamento de ar comprimido Controladores de Demanda Aplicação de Inversores de freqüência Retrofit de iluminação Gestão Energética Projetos Comerciais Melhoria de sistemas de refrigeração Melhoria de sistemas de iluminação Gestão energética

Eficiência Energética Principais Ações Desenvolvidas pelas Distribuidoras: Projetos em Hospitais/Santas Casas Substituição de lâmpadas e luminárias Substituição de autoclaves Substituição de chuveiros por aquecedores solares Treinamento sobre uso de energia Projetos em Sistemas de água e saneamento Diagnósticos Energéticos Automação de operação de abastecimento Aplicação de inversores de freqüência Troca de bombas Substituição por motores de alto rendimento Projetos em Poderes Públicos Substituição de ar condicionado

Eficiência Energética Principais Ações Desenvolvidas pelas Distribuidoras: Projetos em Comunidades de Baixo Poder Aquisitivo Substituição de lâmpadas Substituição de refrigeradores Substituição de chuveiros elétricos Ações de conscientização Regularização da instalação elétrica interna Projetos Educacionais Procel nas Escolas Cursos de Eficiência Energética Gestão Energética Gestão Energética Municipal

Eficiência Energética Avaliação do Resultados A partir de 2006  Maior atenção para a mensuração dos resultados dos projetos. Em 2008  Ênfase na avaliação e confiabilidade dos resultados. Aplicação do PIMVP em todos os projetos. Desenvolvimento de Projeto Cooperado de M&V Definição de requisitos mínimos a serem observados na avaliação dos projetos. Apresentação dos procedimentos para ANEEL.

Eficiência Energética Lei 12.212/2010 Art. 11. O art. 1o da Lei no 9.991, de 24 de julho de 2000, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 1o ................................................. V - as concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica deverão aplicar, no mínimo, 60% (sessenta por cento) dos recursos dos seus programas de eficiência para unidades consumidoras beneficiadas pela Tarifa Social.

Eficiência Energética Principais Impactos da Lei 12.212/2010 no PEE Exigência da Tarifa Social dificulta operacionalização dos projetos em comunidades carentes. Atendimento parcial dificulta o acesso à comunidade, reduz benefícios do projeto e aumenta custo de implementação. Impasse para Distribuidoras que não tem mercado baixa renda suficiente para o limite de investimento mínimo de 60% Necessidade de flexibilização do critério de investimento. Investimento superior ao limite mínimo de 60% para reduzir risco de penalidade  redução dos recursos para outras tipologias de projetos. Incertezas dificultam a execução do Programa, ocasionando atraso na implementação das ações e expondo ao risco de penalidade.

Eficiência Energética Considerações Finais As Distribuidoras pode contribuir significativamente para o incremento da eficiência energética no país. Grande área de atuação (abrangência nacional); Experiência acumulada no planejamento e execução de grandes projetos; A interação entre os diversos agentes envolvidos com a eficiência energética é importante para a credibilidade e perenidade das ações. Necessidade de desenvolver requisitos mínimos para M&V e estabelecer mecanismos confiáveis, simples e de baixo custo para avaliação dos projetos. Retorno dos projetos de iluminação pública  contribuir para melhoria dos indicadores Histórico demonstra ótimos indicadores (RCB médio de 0,48) Benefícios diretos e indiretos extensivos ao consumidor

Obrigado! Jamilton Watanabe Lobo Coordenador do GT de Eficiência Energética da Abradee Tel. (41) 3331-2710 e-mail: jamilton.lobo@copel.com