Considerações sobre amostragem em pesquisas envolvendo seres humanos

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Transcrição da apresentação:

Considerações sobre amostragem em pesquisas envolvendo seres humanos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Capacitação de Comitês de Ética em Pesquisa Considerações sobre amostragem em pesquisas envolvendo seres humanos Rosana Soibelmann Glock rsglock@gmail.com Julho/2005

Como avaliar um Protocolo de Pesquisa? (JUSTIÇA) Metodologia Científica (AVALIAÇÃO DE) Riscos e Benefícios (BENEFICÊNCIA) Termo e processo de Consentimento (RESPEITO À PESSOA) Critérios de inclusão e exclusão dos sujeitos da pesquisa Privacidade e Confidencialidade Ética em Pesquisa Rosana Soibelmann Glock

Documentos que devem compor o protocolo de pesquisa Carta de apresentação do projeto e confirmação do conhecimento de seu conteúdo assinada por todos os pesquisadores, além de identificação do responsável pelo projeto Folha de rosto na qual constem: título do projeto, nome, número da carteira de identidade, CPF, telefone e endereço para correspondência assinaturas dos dirigentes da instituição e/ou organização (SISNEP) Protocolo de Pesquisa em duas cópias. Se o protocolo for em língua estrangeira, cópia em português Orçamento financeiro detalhado da pesquisa: recursos, fontes e destinação,bem como a forma e o valor da remuneração do pesquisador Termo de Consentimento Informado ou justificativa com as causas da impossibilidade de obtê-lo ou de não apresentá-lo Currículo Lattes do(s) pesquisador(es) Termo de Responsabilidade em cumprir os termos da Resolução 196/96 do CNS (SISNEP) Se pesquisa conduzida do exterior ou com cooperação estrangeira, documento de aprovação do protocolo de pesquisa no país de origem Carta de conhecimento do conteúdo do projeto e autorização do Chefe de Serviço / Diretor / Responsável - do local de realização da pesquisa

diferentes níveis de conhecimento – indicadores: 1.-das circunstâncias como foram adquiridos, isto é, se houve um planejamento prévio para analisar um determinado fenômeno ou o conhecimento resultou de uma casualidade; 2.-dos procedimentos e dos recursos que foram utilizados na aquisição dos mesmos. Eles definem a confiança que podemos depositar em um conhecimento, e 3.-dos limites de suas aplicações que dependerão da abrangência , isto é,do domínio que se consegue obter sobre as causas que produziram os fatores envolvidos nos conhecimentos estudados. dois níveis de conhecimentos: conhecimentos empíricos e conhecimentos científicos. Rosana Soibelmann Glock

Um conhecimento é considerado científico quando: 1- resulta de uma procura deliberada. Não é um evento aleatório. 2- os elementos utilizados para análise do fenômeno descrito são mensuraveis ou baseados em fatos anteriormente comprovados como verdadeiros e que são utilizados como referência. Portanto a descrição é confiavel 3- a verdade obtida pode servir de apoio a outros estudos sobre fatos da mesma natureza e também servir de base para o desenvolvimento da tecnologia relacionada com o assunto. ` A verdade científica como toda a verdade (inclusive a empírica) é universal. Rosana Soibelmann Glock

= conjunto de ações - MÉTODO CIENTÍFICO conjunto de verdades = sistema de referências na busca das causas dos fenômenos uma série de ações organizadas e deliberadas, isto é NÃO aleatórias, que procuram relacionar os efeitos perceptiveis do fenômeno com suas causas = conjunto de ações - MÉTODO CIENTÍFICO varia de ciência para ciência, de acordo com a natureza dos conhecimentos abordados indicação clara e precisa das ações Rosana Soibelmann Glock

MÉTODOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO DE PESQUISA EM SAÚDE EMBASAMENTO TEÓRICO ORIUNDO DAS BIOLÓGICAS DESCREVE VARIÁVEIS QUANTO A TENDÊNCIA CENTRAL, DISPERSÃO E FREQUÊNCIA EMBASAMENTO TEÓRICO ORIUNDO DAS CIÊNCIAS HUMANAS ENTENDIMENTO DO CONTEXTO NO QUAL UM FENÔMENO OCORRE DESCRIÇÃO DE COMPORTAMENTOS Rosana Soibelmann Glock

MÉTODOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO DE PESQUISA EM SAÚDE QUANTITATIVO QUALITATIVO POPULAÇÃO/ AMOSTRA CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO SUJEITOS OU PARTICIPANTES A PARTIR DOS OBJETIVOS E DO CONTEXTO NÚMERO DE PARTICIPANTES DETERMINADO POR SATURAÇÃO DOS DADOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO Rosana Soibelmann Glock

MÉTODOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO DE PESQUISA EM SAÚDE QUANTITATIVO QUALITATIVO OBSERVAÇÕES, ENTREVISTAS, GRUPOS FOCAIS TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO INSTRUMENTOS QUESTÕES FECHADAS, PREVIAMENTE ESTABELECIDAS A PARTIR DAS VARIÁVEIS DO ESTUDO CODIFICAÇÃO DE DADOS, BANCO DE DADOS E ANÁLISE ESTATÍSTICA Rosana Soibelmann Glock

MÉTODOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO DE PESQUISA EM SAÚDE QUANTITATIVO QUALITATIVO AMOSTRA REPRESENTATIVA DA POPULAÇÃO GENERALIZAÇÃO TREINAMENTO PARA COLETA DE DADOS PROJETO PILOTO COMPREENDE A FORMA DE VIDA DE PESSOAS E GRUPOS EM DETERMINADOS CONTEXTOS IMPOSSIBILIDADE DE GENERALIZAÇÕES AMOSTRA PEQUENA Rosana Soibelmann Glock

MÉTODOS QUANTITATIVO E QUALITATIVO: COMPLEMENTARIDADE E INTEGRAÇÃO São diferentes, mas não excludentes; Dimensões diversas em um mesmo estudo: mesmo tema com mais de um objeto. Rosana Soibelmann Glock