Desenvolvimento de Produtos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Análise e Projeto de Sistemas I
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Gerenciamento do escopo
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
A ATIVIDADE DE PESQUISA
Por que Monitorar e Avaliar?
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
Aula 03 – Projeto do produto e processo
Teste de Software.
Engenharia de Software
Aula 05.
Testando o sistema Teste funcional: o sistema integrado realiza as funções especificadas nos requisitos? Teste de desempenho: os requisitos não-funcionais.
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Gerenciamento do escopo do projeto
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Qualidade de Software Aula 2
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Mapeamento de Fluxo de Valor
ANÁLISE DE REQUISITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
Rational Unified Process
RUPinho Qualidade de Software
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
Fase de Elaboração: Fluxo de Requisitos
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade Aula 2.
Engenharia de Requisitos
Qualidade de Software Aula 2 / 2014/1
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DE PROCESSSOS
Análise e Projeto de Sistemas
Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
Fases do Processo de Desenvolvimento de Produtos
Análise e Desenvolvimento de Software
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Planejamento e Controle e obras
PROJETO DE PESQUISA.
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Estimativas de Custos e Orçamentação
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
Qualidade no Desenvolvimento de Software Wolley W. Silva Baseado nas notas de aula dos professores Tatuo e Daisy.
Metodologias de Auditoria de Sistemas da Qualidade
Função Planejamento GUI I
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Processo e Qualidade.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
1 Pós-Implantação Visão Geral  É nessa etapa em que a organização passa a conviver com o novo sistema ERP e perceber os acertos e eventuais erros cometidos.
 Bruno Veríssimo de O. Silvanº  Felipe de Carvalho Moralesnº  Gustavo Simões Aguiarnº  Lucas V. Matos Além Silveiranº 
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Conteúdo programático
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Módulo: Qualidade e organização da produção
Termo de Terminalidade
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de Produtos Métodos de Apoio ao Desenvolvimento de Produtos Análise de Valor Engenharia de Valor (AV/EV) Elaborado: Carla Estorilio Em: agosto de 2003 CEFET/PR - amodio@cefetpr.br

Conceito e Contexto histórico Carla Estorilio agosto de 2003 amodio@cefetpr.br Conceito e Contexto histórico Método utilizado como apoio para se atingir o valor ótimo de um produto, sistema ou serviço, promovendo as funções necessárias do produto pelo menor custo. AV - utilizada para produtos já existentes (em fase de produção) EV - utilizada para projetos e produtos em fase de desenvolvimento Aplicável, preferencialmente, na fase de concepção do produto (custos de mudanças menores e maior potencial de resultados) Surgimento - ligado a pesquisa de novos materiais, de mais baixo custo e fácil obtenção, substituindo materiais escassos devido a II Guerra Mundial. (General Eletric - EUA, Lawrence D. Miles, 1947)

Carla Estorilio agosto de 2003 amodio@cefetpr.br Aplicação da técnica VALOR - relação entre o que a função do produto desempenha para o usuário e o preço deste produto Estabelecimento das funções Avaliação da função por comparação Desenvolvimento de alternativas para o valor Envolve 3 etapas Básica (finalidade para a qual o produto foi projetado) Secundária (suportam a ação básica) Não-necessária (devem ser eliminadas) (As funções são avaliadas por comparação) Como primeiro passo para a avaliação de funções deve-se relacionar os componentes, seus custos e suas funções. Funcional (Ref.; desempenho) Estético (Ref.; vendável) Troca (Ref.; soma dos 2 anteriores)

As funções - avaliadas por comparação Carla Estorilio agosto de 2003 amodio@cefetpr.br Aplicação da técnica As funções - avaliadas por comparação deve-se relacionar os componentes, seus custos e suas funções Para proceder a um estudo de AV/EV, temos que verificar, primeiramente, a viabilidade do produto Estes critérios referem-se: a quantidade a ser produzida, se a vida prevista do produto viabiliza o estudo, se as modificações resultantes são viáveis. Outro aspecto a ser considerado refere-se a fase que o estudo deve acontecer. O ideal seria (50% dos esforços despendidos em EV - na fase de projeto do produto) (40% - na fase de preparação para a produção) (10% - na própria produção)

Aplicação Ideal do Estudo da AV/EV

Reconhecimento e contorno dos bloqueios mentais Análise das Funções Operacionalizando VALOR - relação entre o que a função do produto desempenha para o usuário e o preço deste produto Especialização Criatividade Reconhecimento e contorno dos bloqueios mentais Análise das Funções

Tempo Total Entrega do Produto BASE ... Redução de Custos Material Processo Peças Normalizadas Número de Componentes Custo de Documentação Ferramental Tempo Total Entrega do Produto

Procedimento de Realização da AV/EV Fases: Orientação Informação Criativa Análise Planejamento do Programa Execução do Programa Conclusão e Relatório

Sugestão de tabela para organização dos dados