VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Nacional de Monitoramento de Eventos Adversos
Advertisements

A Saúde do Trabalhador no Estado de Rondônia:
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA
3º ENCONTRO NACIONAL DE GERENTES DE RISCO SANITÁRIO HOSPITALAR
Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Brasília, 09 de abril de 2007.
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
Organização da Assistência Farmacêutica no SUS Setembro/2007
PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE Prefeitura do Município de Maringá
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
Projeto Hospitais - Sentinela
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Reunião do Conselho Consultivo da Anvisa
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS / RS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Secretaria de estado de saúde de mato grosso do sul
Módulo 1. Projeto Farmácias Notificadoras
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
O papel dos NHE Márcia Sampaio Sá SESAB/SUVISA/DIVEP Julho-2010
Ita de Cácia Aguiar Cunha
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008
VIGIAGUA QUALIDADE DA ÁGUA PROGRAMA ESTADUAL VIGILÂNCIA DA
H O S P I T A L E R A S T O G A E R T N E R
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de abril de 2006 Fortaleza - CE Cláudia Parma Machado Secretaria de Saúde do Estado.
Fórum experiências exitosas em 2013
I Fórum Paranaense de Produção Científica
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PINHAIS-PR
4ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Produtos para a Saúde Brasília, 16 de maio de 2007 Proposta de regulamentação em farmacovigilância como possível.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO REGIONAL
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná
FÓRUM REGIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - NORDESTE
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
VIGILÂNCIA PÓS USO/COMERCIALIZAÇÃO VIGIPÓS
Atividades do PECT - Paraná Municípios prioritários Supervisões realizadas:  12/05: Curitiba  14/05: Colombo  21/05: Pinhais  26/05:
RUBEOLA E DENGUE PARANÁ Reunião de Diretores Regionais
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
CBIS – Curso Básico de Investigação de Surto
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Agência Nacional de Vigilância Sanitária III Ciclo de Palestras do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás Farmácias Notificadoras.
SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA.
CONSTRUINDO REDES DE ATENÇÃO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro Maria Auxiliadora Gomes – Superintendência de.
Vigilâncias Sanitárias
Política Estadual para as Terapêuticas não Convencionais no SUS em MG I Simpósio Mineiro de Homeopatia Walcymar Leonel Estrêla Coordenação Estadual de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná Comissão de Assistência Farmacêutica no Serviço Público CRF-PR.
13º. Encontro Nacional da Rede Sentinela
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
O NOTIVISA na rotina de trabalho da vigilância sanitária local.
HOSPITAIS SENTINELA : grupo do Rio Quem somos nós? [ Hospitais Universitários: [ H. Clementino Fraga Filho/UFRJ [ H. Pedro Ernesto/UERJ [ Antonio Pedro/UFF.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Instituto do Coração Gerência de Risco HOSPITALSENTINELA InCor InCorGERÊNCIA DE RISCO DE RISCO SANITÁRIO SANITÁRIO.
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA -GO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Grupo IX QUESTÕES GERAIS Responsabilidade da investigação - Profissional técnico de cada área – apoio direto à GR. Sensibilização corpo clínico : Divulgação.
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Atenção à Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Coordenadora de Programas Estratégicos do SUS - COPES/DSNVS/ANVISA
Transcrição da apresentação:

VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos Chefe da Divisão de Vigilância Sanitária de Produtos Departamento de Vigilância Sanitária SESA/PR Fortaleza, 13 e 14 de março de 2012

ANTES DO VIGIPÓS Já fazíamos “VIGIPÓS” Medicamentos: Ficha de Notificação de Irregularidade de Medicamentos (medicamentos falsificados - 1998); Correlatos: muito pouco. Algumas análises de bolsas de sangue, preservativos masculinos; Saneantes: água sanitária, álcool.

ANÁLISE FISCAL Parceria com o LACEN/PR Programas do Estado de Análise de medicamentos (alopáticos e fitoterápicos) e saneantes; Eventualmente análise de correlatos e cosméticos; O VIGIPÓS restringia-se a ações após emissão dos Laudos de Análise; Fluxo das ações com os LAUDOS

ANÁLISE FISCAL - Legislação Lei nº 6.360 de 23/09/76 Decreto nº 79.094 de 05/01/77 Lei nº 6.437 de 20/08/77

7

FARMACOVIGILÂNCIA 2002 a 2005 – Realizadas três Oficinas com objetivo de formar a Comissão Estadual de Farmacovigilância (envolvida a Rede Sentinela do Estado);

CAPACITAÇÕES 2005 – Encontro para Implantação Piloto das Unidades Notificadoras de Farmacovigilância na Assistência Farmacêutica do SUS no Estado do Paraná. VISA + Assistência Farmacêutica (RS 2a., 3a., 8a., 9a., 10a., 14a., 15a., 17a.) + CEMEPAR + LACEN/PR

CAPACITAÇÕES 2006 Abril – Encontro para a Implementação Política do Uso Racional de Medicamentos no Estado do Paraná – em duas etapas: 1. Seminário sobre o Uso Racional de Medicamentos; 2. I Encontro Paranaense dos Hospitais da Rede Sentinela

CAPACITAÇÕES 2006 Maio – Farmácias Notificadoras. Farmacêuticos de Curitiba e Região Metropolitana (farmácias privadas e VISA).

CAPACITAÇÕES 2008 – Capacitação para Implantação do Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária / NOTIVISA – Farmacovigilância e Tecnovigilância. Técnicos de VISA das 22 Regionais de Saúde e de municípios, LACEN, CEMEPAR (100 participantes).

CAPACITAÇÕES 2009 - Capacitação em Farmacovigilância e Tecnovigilância para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – Turmas 1 e 2 (junho e agosto).

CAPACITAÇÕES 2010 Maio – Treinamento NOTIVISA – farmacovigilância e tecnovigilância para Hospitais Públicos e Rede Sentinela do Estado do Paraná.

CAPACITAÇÕES 2010 Setembro – I Simpósio sobre Prevenção e Combate aos Medicamentos Irregulares Participantes: Técnicos de VISA, Fiscais do CRF/PR, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Indústria Farmacêutica, Ministério Público, Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do PR.

CAPACITAÇÕES 2011 – Treinamento NOTIVISA 2011. Curso de Capacitação nas Ações de Investigação de Queixas Técnicas de medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para a saúde. Participantes: técnicos de VISA de municípios.

OUTRAS ESTRATÉGIAS Entrevistas na Rádio Saúde e outras (Uso Racional de Medicamento, Assuntos de Farmacovigilância, Tecnovigilância, Cosméticos e Saneantes); Aulas em cursos de pós-graduação; Palestras em semanas acadêmicas: Uniandrade, PUC e Faculdades Pequeno Príncipe.

OUTRAS ESTRATÉGIAS Exigência do formulário de Notificação no NOTIVISA no envio de amostra para análise fiscal;

NOTIFICAÇÕES - FARMACOVIGILÂNCIA ANO EA QT 2008 92 243 2009 235 355 2010 142 432 2011 157 499

NOTIFICAÇÕES - TECNOVIGILÂNCIA ANO EA QT 2007 16 252 2008 7 278 2009 14 340 2010 11 647 2011 15 641

DESAFIOS Sensibilizar mais profissionais de saúde – em especial os médicos; Ter acesso aos dados de registro de produtos na ANVISA (DATAVISA); Disponibilizar as ferramentas e sistemas necessários para os detentores de registro; Rede laboratorial de apoio, em especial para Tecnovigilância.

Obrigada! (41) 3330-4595 / (41) 3330-4543 farmacovigilancia@sesa.pr.gov.br tecnovigilancia@sesa.pr.gov.br visa@sesa.pr.gov.br