MACROECONOMIA AULA 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
Economia e Gestão Financeira
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
MACROECONOMIA.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
ECONOMIA INTRODUÇÃO.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Economia e Mercado 3ª AULA.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
INTRODUÇÃO Definições de Economia
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
Prof. William de Souza Barreto
INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
Alguns Problemas Econômicos:
Instrumentos de Política Macroeconômica
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Economia e Mercado 4ª AULA.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Economia e Mercado 2ª AULA.
Introdução à Microeconomia
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
Economia e Mercados Profa. Patrícia Rodrigues Costa de Sá.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Macroeconomia Política Fiscal
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Sistema Econômico / Organização Econômica
Assuntos preliminares
Professor Marcio Fadiga
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Economia e Análise de Mercado
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
MICROECONOMIA.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
PARTE I Introdução à Economia.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Economia Conceitos Básicos.
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 Introdução Metas de Política Macroeconômica Estrutura da Análise Macroeconômica Instrumentos de Política.
Capitalista Socialista Misto
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

MACROECONOMIA AULA 1

INTRODUÇÃO CONCEITOS Economia -> grego OIKOS (casa); nomos (normas, lei). “Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas”. Escassez de fatores de produção Objeto da Ciência Econômica?

INTRODUÇÃO “Se não houvesse escassez de recursos, não haveria necessidade de estudarmos questões como...:

INFLAÇÃO

CRESCIMENTO ECONÔMICO Fonte: Banco Central.

DESEMPREGO

CONCENTRAÇÃO DE RENDA FONTE: IPEA

BALANÇO DE PAGAMENTOS Fonte: Banco Central.

QUESTÃO DA ESCASSEZ E PROBLEMAS ECONÔMICOS É necessário fazer escolhas! O QUE E QUANTO PRODUZIR? + bens de consumo ou + bens de capital? COMO PRODUZIR? Métodos capital-intensivo? Mão de obra- intensivo? Terra-intensivo? PARA QUEM PRODUZIR? Trabalhadores? Capitalistas? Proprietários de terra?

RESUMINDO

ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA – SISTEMAS ECONÔMICOS O que é um sistema econômico? Quais os sistemas econômicos existentes? Como as sociedades resolvem seus problemas econômicos?

ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA – SISTEMAS ECONÔMICOS Duas formas principais de organização econômica: Economia de mercado (descentralizada); Economia planificada (centralizada) SISTEMA ECONÔMICO ATUAL: formas intermediárias.

FUNCIONAMENTO DA ECONOMIA DE MERCADO CONCORRÊNCIA PURA CONCORRÊNCIA MISTA (governo)

SISTEMA DE CONCORRÊNCIA PURA Laissez-faire “Milhares de produtores e milhões de consumidores tem condições de resolver os problemas econômicos fundamentais” Hipótese da mão invisível; Adam Smith (1723-1790) Pai da Economia

SISTEMA DE CONCORRÊNCIA PURA Como tornar possível a mão invisível? Liberalismo econômico. MECANISMOS DE PREÇOS Se houver excesso de oferta? Se houver excesso de demanda? O mercado resolve os problemas

SISTEMA DE CONCORRÊNCIA PURA COMO OS PROBLEMAS ECONÔMICOS SÃO RESOLVIDOS? O que e quanto produzir? Produtores decidem através dos preços Como produzir? A empresa escolhe (comparação de preços de tecnologias..) Para quem produzir? Encontro da demanda e oferta.

FUNCIONAMENTO BÁSICO DO MERCADO CAPITALISTA SEM GOVERNO Mercado de bens e serviço. Ex. alimentos Oferta de bens e serviço demanda de bens e serviço Empresas Famílias demanda de bens e serviço Oferta de bens e serviço Mercado de fatores de produção. ex. MDO ??? Linha vermelha: fluxo monetário – fluxo circular da renda.

IMPERFEIÇÕES DO SISTEMA DE CONCORRÊNCIA PURA Simplificação da realidade; Flutuação dos preços? Sindicatos; poder de monopólios, oligopólios; intervenções do governo – impostos, tarifas, preços públicos, reajustes; fixação de preços mínimos; congelamento de preços; política cambial; Externalidades; Distribuição de renda.

SISTEMA DE MERCADO MISTO: O PAPEL ECONÔMICO DO GOVERNO Já existiu concorrência perfeita? XVIII a XIX: período + próximo Século XX: sindicatos, monopólios, mercado de capitais, comércio internacional... Depressão de 1929. Estado: eliminação das distorções alocativas.

SISTEMA DE MERCADO MISTO: O PAPEL ECONÔMICO DO GOVERNO Como o Estado pode intervir? Atuação sobre preços (taxa de juros, impostos, subsídios, taxa de câmbio..) Complemento da iniciativa privada. Fornecimento de serviços públicos. Compra de bens e serviços do setor privado.

FUNCIONAMENTO DE UMA ECONOMIA CENTRALIZADA Órgão central de planejamento. Meios de produção: Estado. Meios de sobrevivência: indivíduos. Exemplo: URSS (1918-1992)

SISTEMAS ECONÔMICOS: SÍNTESE Propriedade pública X propriedade privada dos meios de produção; Problemas econômicos fundamentais; Por que o socialismo fracassou?

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE Ilustração escassez e alternativas. Curva de Possibilidade de Produção. “Fronteira máxima em que a economia pode produzir, dados os recursos produtivos limitados e a tecnologia”. É preciso fazer escolhas entre diversas alternativas de produção.

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE Exemplo: Suponhamos que a economia produza dois bens: canhões e manteiga! Emprego de todos os recursos produtivos (mão de obra, capital, terra, tecnologia e matérias-primas). ALTERNATIVAS DE PRODUÇÃO

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE Limite máximo de produção!

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE Empresa opera com capacidade plena

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE

CUSTOS DE OPORTUNIDADE “Valor econômico da melhor alternativa sacrificada ao se optar pela produção de um determinado bem ou serviço”.

CUSTOS DE OPORTUNIDADE QUAL O CUSTO DE OPORTUNIDADE DE PASSAR DA ALTERNATIVA C PARA D? “Não existe almoço grátis”

CUSTOS DE OPORTUNIDADE Existe custo de oportunidade em pontos internos da C.P.P?

CUSTOS DE OPORTUNIDADE

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE Melhoria tecnológica Descoberta de matérias Primas.

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO – CUSTO DE OPORTUNIDADE

ANÁLISE POSITIVA E ANÁLISE NORMATIVA ECONOMIA NORMATIVA: juízo de valor. Políticas públicas ECONOMIA POSITIVA: conhecimentos objetivos, que respeita cânones científicos. Fenômeno observado “Os argumentos normativos referem-se ao que deveria ser, os argumentos positivos revelam ao que é”. Exemplos: “Defendo a distribuição de renda, para um aumento do bem-estar..” ISSO É BOM OU RUIM? “Deve-se utilizar política tributária para a redução da concentração de renda...”

RELAÇÃO DA ECONOMIA COM AS DEMAIS CIÊNCIAS Idade Média: economia era parte integrante da Filosofia, moral e ética. Lei da Usura, preço justo... Descomercialização de mercadorias; Agrária;

RELAÇÃO DA ECONOMIA COM AS DEMAIS CIÊNCIAS MERCANTILISTAS SÉCULO XVIII Liberalismo.

RELAÇÃO DA ECONOMIA COM AS DEMAIS CIÊNCIAS HISTÓRIA: Guerras e revoluções alteraram o comportamento e a evolução da economia. GEOGRAFIA: localização de empresas, composição setorial... DIREITO: leis antitruste, agências regulatórias, Constituição Federal. MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA: instrumentos, modelos.

RELAÇÃO DA ECONOMIA COM AS DEMAIS CIÊNCIAS Consumo (f) =Renda Oferta (f) = (preço do bem, preço dos fatores, preços de bens substitutos, tecnologia, fatores climáticos). Demanda (f) = (preço do bem, preço de bens substitutos, preço dos bens complementares, renda do consumidor, gostos e hábitos).

RELAÇÃO DA ECONOMIA COM AS DEMAIS CIÊNCIAS ECONOMIA É UMA CIÊNCIA SOCIAL! “Na economia, o átomo aprende, pensa, reage, projeta, finge...”

DIVISÃO DO ESTUDO ECONÔMICO MICROECONOMIA: comportamento das unidades econômicas básicas: consumidores e produtores. MACROECONOMIA: determinação e comportamento dos grandes agregados. INFLAÇÃO E TAXA DE JUROS DESEMPREGO E CARGA TRIBUTÁRIA EXPORTAÇÕES E TAXA DE CÂMBIO

DIVISÃO DO ESTUDO ECONÔMICO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: elevação do padrão do vida (longo prazo) ECONOMIA INTERNACIONAL ECONOMIA DO TRABALHO ECONOMIA INDUSTRIAL ECONOMIA MONETÁRIA