Texto I O que vemos no país é uma espécie de espraiamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Advertisements

Corrupção e Ética na Política Brasileira
Uma visão geral da vida em sociedade
Dissertação Argumentativa
Campanha da Fraternidade de 2009 LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA .
As origens do medo – Causas de medo, podem ser de origem:
A situação da Igualdade de Género em Portugal
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO SOCIAL.
Legislação educacional
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
Incosistência Dinâmica
Desafio das novas tecnologias
Poder, Política, Regimes Políticos, Liberalismo e Democracia
Políticas Públicas.
Dr. AGUINALDO FENELON Promotor de Justiça de PE
KELLY CASTRO DE ARAUJO A violência nas escolas: Pontos a serem pensados.
Prof. Everton da Silva Correa
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Legiao Urbana - Que Pais é Esse? ...2:56.
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
O PODER DE POLÍCIA MUNICIPAL E SUA FISCALIZAÇÃO
P. Fernandes...3:37.
Cultura “Aquele todo complexo que compreende o saber, a crença, a arte, a moral, o direito, o costume e quaisquer outras qualidades e hábitos adquiridos.
PODER.
O CONCEITO DE INSTITUIÇÃO
O pensamento estratégico poderia ser definido como sendo aquele ligado a concepções mais amplas que podem ser ou não de natureza militar, mas que envolvem.
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
Escola Padre Carmelo Perrone
Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder
O Estado Qual é a sua função.
O Estado Qual é a sua função.
O que é o Estado? Capítulo 16.
O ESTADO. Regimes Políticos Representativos Formas de Estado e Sistemas de Governo.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Profª Karina Oliveira Bezerra
Resumo A Proclamação da República no Brasil, têm caráter elitista, por ter sido executada por uma elite política e econômica: militares e cafeicultores.
CONCEITO DE CERIMONIAL E PROTOCOLO PROTOCOLO : “ Conjunto das normas para conduzir atos oficiais sob as regras da diplomacia tais como a ordem geral de.
A partir dos anos 70, impõe-se um movimento
Direito Constitucional I
O objecto da Psicologia
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
Democracia.
Profª Karina Oliveira Bezerra
ÉTICA.
O ESTADO NÃO SOMENTE TEM PODER MAS ELE É UM PODER.
Teoria do Desenvolvimento organizacional
A construção histórica da Psicologia Social
“SEMANA DE GESTÃO ANHAGUERA” São Paulo, agosto 2009 RAQUEL ROLNIK FAU-USP SEMANA DE GESTÃO ANHANGUERA “ Gestão de cidades” PÓS GRADUAÇÃO – UNVERSIDADE.
CULTURA O QUE É?.
Fonte principal: “A Inclusão do Outro” (1999)
PROGRESSÕES E CONCLUSÕES NO ENEM
Introdução à Filosofia Aula 10
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
Mecanismos de controle social existentes nas sociedades.
Racismo Disciplina: Cidadania Professor Responsável: Conceição Jorge
Democracia Disciplina: Sociologia Jurídica Professora: Andrea Cristina Martins.
Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD).
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Protege o menor! Passados quase 18 anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nove em cada dez municípios têm o seu conselho tutelar,
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
ESPAÇO PÚBLICO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. O que é Espaço Público? Um local de reflexão, discussão, de trabalho de idéias novas e calcificadas que podem.
Transcrição da apresentação:

Texto I O que vemos no país é uma espécie de espraiamento e a manifestação da agressividade através da violência. Isso se desdobra de maneira evidente na criminalidade, que está presente em todos os redutos — seja nas áreas abandonadas pelo poder público, seja na política ou no futebol. O brasileiro não é mais violento do que outros povos, mas a fragilidade do exercício e do reconhecimento da cidadania e a ausência do Estado em vários territórios do país se impõem como um caldo de cultura no qual a agressividade e a violência fincam suas raízes. Entrevista com Joel Birman. A Corrupção é um crime sem rosto. IstoÉ. Edição 2099, 3 fev. 2010

Texto II Nenhuma sociedade pode sobreviver sem canalizar as pulsões e emoções do indivíduo, sem um controle muito específico de seu comportamento. Nenhum controle desse tipo é possível sem que as pessoas anteponham limitações umas às outras, e todas as limitações são convertidas, na pessoa a quem são impostas, em medo de um ou outro tipo. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

Considerando-se a dinâmica do processo civilizador, tal como descrito no Texto II, o argumento do Texto I acerca da violência e agressividade na sociedade brasileira expressa a

A) incompatibilidade entre os modos democráticos de convívio social e a presença de aparatos de controle policial. B) manutenção de práticas repressivas herdadas dos períodos ditatoriais sob a forma de leis e atos administrativos. C) inabilidade das forças militares em conter a violência decorrente das ondas migratórias nas grandes cidades brasileiras. D) dificuldade histórica da sociedade brasileira em institucionalizar formas de controle social compatíveis com valores democráticos. E) incapacidade das instituições político-legislativas em formular mecanismos de controle social específicos à realidade social brasileira.

Resposta correta: D