Aula 11 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise da Resposta em Frequência
Advertisements

Controle de Processos por Computador
Projeto de Sistemas de Controle
Análise de Resposta em Freqüência Introdução. 8. 2
Análise do Lugar das Raízes Introdução. 6. 2
Análise de Resposta em Freqüência Diagramas Polares. 8. 5
Análise de Resposta Transitória e de Regime Estacionário. 5. 4
Diagramas de Blocos e Graphos
Introdução aos Sistemas Dinâmicos 2.4 – Controle de Malha Fechada
Sistemas Realimentados
Sistemas Realimentados Introdução
Aula 4 Sistemas Realimentados Resposta em Frequência Diagrama de Nyquist e Carta de Nichols 1.
Análise da Estabilidade de Sistemas Dinâmicos
UTFPR – CEAUT 2011 Tópicos em Controle Sistemas Contínuos.
UTFPR – CEAUT 2011 Tópicos em Controle Sistemas Contínuos.
1.1. COMPENSAÇÃO SÉRIE SISTEMAS II PROJETO DE SISTEMAS DE CONTROLE:
1.1. CONTROLADOR DIGITAL CONCEITO: sistema de dados amostrados, implementado por um hardware que executa uma lei de controle. LEI DE CONTROLE: programa.
1. RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA
1.a. LUGAR DAS RAÍZES SISTEMAS I
1.a. ESTABILIDADE SISTEMAS I
Projeto de Sistemas de Controle pelo Método do Lugar das Raízes
Tópicos Especiais em Controle de Conversores Estáticos
Resposta de freqüência de um compensador por avanço de fase
Maria Isabel Ribeiro António Pascoal
Diagrama de BODE Módulo em decibéis (dB) Fase em graus.
Metodologia de projeto por atraso de fase
Projeto de Resposta Transitória através do ajuste do Ganho de malha aberta Para utilizar os índices de desempenho de segunda ordem temos que levar em consideração:
Relação entre Resposta Transitória de Malha Fechada e Resposta em Frequência de Malha Fechada.
Refinando o Lugar das Raízes
Critério de Nyquist Se um contorno que envolve toda o semi-plano direito for mapeado através de G(s)H(s), então o número de pólos a malha fechada Z, no.
a. Sistema a malha fechada; b. função de transferência equivalente
a. Sistema a malha fechada; b. função de transferência equivalente
Aula 10 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula teórica 7: Realimentação de Sistemas
Diagrama Polar 请看下页.
Aula 7 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 6 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 2 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Projecto de Controladores
Análise da resposta em freqüência FONTE: bode(50,[ ]) 50
Diagramas de Nyquist e Nichols
Aula 3 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Compensador avanço-atraso FONTE: gmu
Aula 14 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 5 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Introdução Disciplina: Sistemas de Controle (Laboratório) - ET76H
Aula 12 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula Teórica 11: Resposta de Freqüência.
Margem de Fase e Margem de Ganho
Aula 8 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
SISTEMAS DE CONTROLE Definição:
Aula 9 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 4 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Conteudo: Sistemas com resposta inversa
Aula Teorica 9 RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA Diagrama Polar Criterio de Estabilidade de Nyquist.
DIAGRAMAS DE BODE NYQUIST E NICHOLS
Laboratório: Álgebra de Diagrama de Blocos
Diagramas de Nyquist e Nichols
Compensador em atraso FONTE: control. utoronto
Projeto de sistemas de controle pelo Método do Lugar das Raízes
Introdução à disciplina
Critério de Estabilidade de Nyquist FONTE: ame. arizona
Aula Teorica 8 LUGAR GEOMETRICO DAS RAIZES
Root-Locus Introdução Regras para construção do root-locus para
Aula Teórica 1: Resposta de Frequência
Sistemas de Controle III N8SC3
Critério de Nyquist Introdução Método de Nyquist
FILTROS ACTIVOS.
Controle de Sistemas Dinâmicos
Controle de Sistemas Dinâmicos Sistemas de Controle - Implementação analógica Fevereiro Departamento de Eletrotécnica MA9 - Análise pelo método.
Transcrição da apresentação:

Aula 11 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H Prof. Dr. Ismael Chiamenti 2014/2 Aula 11 CONTATOS PARA DÚVIDAS - Email: ismael.utfpr@gmail.com Local: DAELT/UTFPR PLANO DE ENSINO, PLANO DE AULAS E INFORMAÇÕES: https://paginapessoal.utfpr.edu.br/chiamenti

HOJE... Conceitos básicos de sistemas de controle; Sistemas em malha aberta e malha fechada; (Revisão TL) e Simplificação de diagrama de blocos; Funções de transferência ; Modelo na forma de variáveis de estado; Caracterização da resposta de sistemas de primeira ordem, segunda ordem e ordem superior; Erro de estado estacionário; Estabilidade; Introdução a controladores PID; Sintonia de controladores PID; Método do lugar das raízes (root locus); Projeto PID via método do lugar das raízes; Resposta em frequência; Margens de ganho e fase e estabilidade relativa; Projeto de controlador por avanço e atraso de fase; Controlabilidade e Observabilidade.

ONDE ESTAMOS... Em um sistema linear, uma entrada senoidal produzirá, na saída do sistema, uma resposta também senoidal. Entretanto, pode haver variação de amplitude e fase. Análise: varia-se a frequência do sinal de entrada e analisam-se as alterações resultantes na resposta. As mudanças podem ser na amplitude, fase ou em ambos os parâmetros da resposta.

RESPOSTA EM FREQUÊNCIA Abordagens típicas da análise da resposta em frequência: a) Diagrama de Bode; b) Análise de Nyquist (Diagrama polar); c) Diagrama de Nichols.

RESPOSTA EM FREQUÊNCIA - BODE Exemplo BODE: Considerando uma função de transferência composta por um pólo: Assumindo: Multiplicando pelo conjugado  Módulo do sistema: Fase do sistema:

RESPOSTA EM FREQUÊNCIA - BODE A aproximação da resposta em frequência por assíntotas será realizada a partir da determinação da contribuição de cada parcela da função de transferência (pólos, zeros, ganho e suas combinações); O módulo será representado em dB (20log(x)), assim, cada parcela das componentes da função de transferência serão somadas para a composição do gráfico final; Obtém-se o gráfico da fase de forma semelhante.

RESPOSTA EM FREQUÊNCIA - BODE GANHO k O ganho k desloca o módulo da resposta do sistema em 20log(k) Nota-se que se k>1 o modulo será positivo e se k<1 o modulo será negativo. Se o ganho for unitário o módulo será 0 dB. O ganho não é dependente da frequência e não causa alteração na fase do sistema.

RESPOSTA EM FREQUÊNCIA - BODE INTEGRADOR Módulo: segmento de reta com inclinação negativa de -20dB por década, possuindo módulo igual a 0 dB quando a frequência é ω = 1 rad/s; A fase é deslocada em -90° para todo ω; Se houver dois integradores, considera-se uma redução de 40dB por década e um deslocamento de fase de -180º, e assim sucessivamente.

RESPOSTA EM FREQUÊNCIA - BODE PÓLO REAL Módulo: 0 dB até a frequência normalizada do pólo (A) e então decai -20dB por década a partir desse ponto; Fase: segue em 0º até uma década antes da frequência do pólo (A), onde decai 45° por década até uma década após a frequência A, onde se mantêm constante em -90°.

RESPOSTA EM FREQUÊNCIA - BODE ZERO REAL Módulo: 0dB até a frequência normalizada do pólo (A) e incremento de +20dB por década a partir desse ponto; Fase: segue em 0º até uma década antes da frequência do pólo (A), onde aumenta 45° por década até uma década após a frequência A, onde se mantêm constante em 90°.

RESPOSTA EM FREQUÊNCIA - BODE Exemplo: Zero real, aproximação por assíntotas e curva exata

RESPOSTA EM FREQUÊNCIA - BODE PÓLOS COMPLEXOS Módulo: 0 dB até a frequência A e depois decai com -40 dB/década. Pico de ressonância:

RESPOSTA EM FREQUÊNCIA - BODE Fase: segue em 0º até um valor de frequência ω1, passando por -90° na frequência A e assumindo um valor de -180° a partir de ω2.

RESPOSTA EM FREQUÊNCIA - BODE Exemplo: Representar por diagrama de Bode (usando aproximação por assíntotas) a resposta em frequência da função G(s): Resposta Final Zero Ganho Pólo Zero Resposta Final Pólo

RESPOSTA EM FREQUÊNCIA - BODE Comparando com MATLAB: ATIVIDADE (I)

ANÁLISE DA ESTABILIDADE ATRAVÉS DA RESPOSTA EM FREQUÊNCIA + - Na resposta em frequência da função de transferência em malha aberta, o sistema será considerado estável se a fase for menor que -180° (ou 180°) e o módulo for menor que 1, ou seja, < 0dB. O sistema será instável se a fase for maior ou igual a -180° (ou 180°) e o módulo for maior ou igual que a 0dB. A comprovação do exposto acima será realizada através do diagrama de Nyquist.

ANÁLISE DA ESTABILIDADE ATRAVÉS DA RESPOSTA EM FREQUÊNCIA Margem de Ganho (MG): Valor, em dB, para mudar o módulo, na frequência de -180° (ou 180°) para 0 dB. MG > 0  sistema estável, MG < 0  sistema instável. Margem de Fase (MF): Valor para alterar a fase, na frequência onde o módulo é igual a 0dB, para -180° (ou 180°).

ANÁLISE DA ESTABILIDADE ATRAVÉS DA RESPOSTA EM FREQUÊNCIA Atividade: Estimar o valor do ganho limite para o sistema manter a estabilidade. Considerando inicialmente k =1.

ANÁLISE DA ESTABILIDADE ATRAVÉS DA RESPOSTA EM FREQUÊNCIA Verificando com o MATLAB: