ACIDENTE MBN.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE
Matriz de Aspectos e Impactos Ambientais
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
VOCÊ E O LIXO?.
Resíduos Industriais – NR 25
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
INDICADORES AMBIENTAIS
Disciplina: Sistema de Água
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
SISNAMA V - Órgãos Seccionais : os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades.
Defesa dos usuários e da qualidade dos planos de saúde
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
MAIORES CASOS DE CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL NOS ÚLTIMOS 17 ANOS
Veja as mudanças aprovadas na Câmara
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
ABASTECIMENTO URBANO DE ÁGUA –
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Resíduos de Pesticidas!
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
GESTÃO DE RESÍDUOS PERIGOSOS
1 RESTRICTED S EGUROS Objetivo: Incrementar o portfólio de seguros atual, oferecendo aos nossos clientes produtos mais completos e com maior valor agregado,
Política dos três Rs (4).
LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Ilha das flores.
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
APELL Alerta Preparação Emergências Nível (Level) Local.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Rio Tijuco com 250 km de extensão é o segundo maior afluente do lado de Minas do rio Paranaíba Acima mapa das possibilidades de construção de PCHs e a.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 8º ENCONTRO - SINDILAV – 22/11/13
POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO.
INTRODUÇÃO À POLÍTICA E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
ASPECTOS GERAIS SOBRE A ENERGIA NUCLEAR E SEUS IMPACTOS: O CASO DOS RESÍDUOS (LIXO NUCLEAR) DOS ESTADOS UNIDOS E JAPÃO.   Larissa Regina Gomes Garcia Nathalia.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Ecotoxicológia Termo “Ecotoxicologia” – criado em 1969 pelo Dr. Rene Truhaut; Ecotoxicologia: estudo dos efeitos adversos de substâncias químicas com.
GESTÃO AMBIENTAL A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização.
EMERGENCIAS AMBIENTAIS
1° Conferência Nacional Sobre Dano Ambiental Gabriel Estevam Domingos Eng° Ambiental Diretor de P&D da GED – Inovação e Tecnologia Diretor de Saneamento.
05/05/2015 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE DANO AMBIENTAL OAB - SANTOS
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário Fiscalização da ANTAQ – aspectos ambientais e de segurança Bruno Pinheiro Superintendente.
ENGENHARIA DE SANEAMENTO 1.3. Os Sistemas Ambientais Água Ar 1.4. Educação Ambiental 1.5. Gestão Ambiental 2. Abastecimento de Água 3. Esgotamento.
Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.
transporte e armazenamento
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
Seguro Ambiental RISK MANAGERS Ferramentas de Apoio para Gestão e Transferência de Riscos Ambientais Outubro/
Assunto: Explosão na Williams Olefins Plant - Louisiana -USA
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS Ana Carla Fernandes Gasques
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Projeto de Lei 2732/2011 Estabelece diretrizes para a prevenção da contaminação do solo, cria a Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CIDE)
Riscos das Edificações Principais Ocorrências - Sistema elétrico inadequado - Obras sem orientação técnica - Intervenções inadequadas.
Impactos da mineração e novo Código Carlos Bittencourt IBASE Comitê Nacional em defesa dos territórios frente à mineração Dezembro de
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
Adequação a Legislação – Gerenciamento de Resíduos – Prevenção a Poluição.
COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS NA BR-116, CONSTRUÇÃO DA BR-448, DUPLICAÇÃO DA RS-118 E EXTENSÃO DO TRENSURB À NOVO HAMBURGO.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Aula 14 A disciplina jurídica dos resíduos sólidos Lei 12305/2010.
I Workshop AESAS - Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental "Comissão de Estudo Especial de Avaliação da Qualidade do Solo.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Parte 1  Sistema Estadual de Licenciamento  Órgãos Ambientais do Licenciamento: CETESB, DAIA, DEPRN, DUSM  Competência de cada.
ACIDENTES DE TRABALHO JUNHO DE 2016.
Transcrição da apresentação:

ACIDENTE MBN

Incêndio na Distribuidora de Produtos Químicos MBN, houve derramamento de ácido nítrico, ácido fórmico, acetona, entre outros produtos. Cachoeirinha – RS 13 de junho 2006

ACIDENTE O fogo começou por volta das 11 horas. Cachoeirinha – RS 13 de junho 2006

ACIDENTE O fogo atingiu reservatórios e houve vazamento de produtos químicos. Cachoeirinha – RS 13 de junho 2006

Equipe de contingência da defesa civil foi mobilizada.

O líquido vazou pelo duto da empresa que explodiu sob um pontilhão e seguiu incendiando a vegetação das margens do Arroio Passinhos e algumas residências ao redor.

O rio foi contaminado e a captação de água ficou suspensa.

Impactos agravantes contaminação do arroio Passinhos (trecho de aproximadamente 5.700 metros) contaminação do rio Gravataí com o lançamento de 60 tipos de produtos químicos (em torno de 1.098 toneladas), interrupção do abastecimento de água na cidade(80 mil moradores sem água), mortandade de peixes no rio Gravataí, contaminação do solo e subsolo na área da MBN,

Impactos agravantes poluição atmosférica pelos gases tóxicos gerados na queima de produtos estocados e volatização dos produtos vazados, evacuação de moradores vizinhos à empresa, a distribuidora realizou sem autorização da Fepam, obras de ampliação dentro da empresa.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) aplicou multa de R$ 200 mil e advertência à Distribuidora de Produtos Químicos MBN, de Cachoeirinha, pelo incêndio ocorrido no dia 13 de junho, que resultou na queima de 60 mil litros de produtos químicos – entre eles ácido fórmico, xilol e MTBE (solventes), além de alguns tipos de plastificantes - e lançamento ao meio ambiente, inclusive no rio Gravataí, com danos ambientais significativos.

Além da multa, a MBN fica proibida de operar com armazenamento, estocagem, manipulação e fracionamento de líquidos perigosos até que obtenha da Fepam o licenciamento das novas instalações.

O auto de infração também determina que a empresa deverá apresentar no prazo máximo de 30 dias relatório de avaliação das causas do acidente, notas fiscais contendo os volumes e tipos de resíduos perigosos encaminhados para tratamento e disposição, decorrentes do acidente, e, no prazo máximo de 45 dias, Relatório de Impacto Ambiental da área da indústria e do arroio Passinhos, desde a montante da MBN Produtos Químicos até sua foz, junto ao rio Gravataí, realizado por equipe técnica habilitada.

Se a empresa não cumprir as exigências estabelecidas pela Fepam constantes no auto de infração, estará sujeita ao pagamento de multa no valor de R$ 400 mil, conforme lei federal e resolução do Consema.