Documentação de sistemas / processos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os projetos.
Advertisements

GESTÃO DE PROJETOS CRONOGRAMA - GRÁFICO DE GANT
Atividades genéricas Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Gerenciamento do escopo do projeto
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Gerenciamento de aquisições do projeto
Gerenciamento da Integração
Grupos de Processos de um Projeto
Capacitação para o Gestor Setorial SIAD Gestão de Projetos
Fontes, Identificação e Categorização de riscos
Projeto em Engenharia de
Gerenciamento de Projetos e
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Sistema Integrado para Gestão Portuária
SEPLAG Projeto Gestão de Viagens
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Gestão de Projetos.
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Visão Geral PRO.NET.
Auditoria da Qualidade
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
PMBOK 5ª Edição Capítulo 12
Projeto: Capacitação em GP
Sumário Introdução Cenário Atual Conceitos Fundamentais
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento da Integração
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Gerenciamento de Integração.
11 - Gerenciamento de Riscos
Elaboração e Análise de Projetos
Gerenciamento de Risco
GESTÃO DE PROJETOS Aula 4 1.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Interação entre grupos de processos
Gerenciamento do Escopo do Projeto
O que é gerenciamento de projetos
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Click to edit Master subtitle style 11/18/09 Gerenciamento de Congressos Carlos M., Daniel R., Rafael H. e Caio G. Desenvolvimento de Software III – 2010/1.
Integração.
Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Projetos - PGP
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Aula 10 – Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento
Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração
MODELOS DE MELHORES PRÁTICAS RELACIONADOS À GOVERNANÇA DE TI
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
Visão Geral da Gestão de Projetos
DISCUSSÃO BASEADA NO PMI®
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
Gerenciamento de Projetos Digitais
Projeto: G-TV (Gestor de TV por Assinatura) CSTADS Aluno: Fellipe Weldson de Oliveira Ferreira Gerente: Eriko Brito Projeto Supervisionado de Análise e.
Monitoramento e Controle de Projeto
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Marco 1Marco 2Marco 3Marco 4Marco 5Marco 6Marco 7 xx/xx/xxxx a xx/xx/xxxx Relatório de Acompanhamento de Projeto Estratégico Marco 8Marco 9Marco 10Marco.
Gerenciamento de Projetos: Uma Revisão do PMBOK
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
ESCRITÓRIO DE TI SEFAZ - GETEC Vitória - ES, Março de 2016.
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Transcrição da apresentação:

Documentação de sistemas / processos Metodologia de Gestão de Projetos

A documentação A documentação gerada a partir dos processos registra todas as definições e decisões do projeto, guardando toda a sua história, ao longo de suas fases do ciclo de vida estabelecido. Os documentos devem trazer a informação em formato recuperável, indexado e de acordo com alguma metodologia / regra de armazenamento.

Por que a aversão a documentar? Cultura Medo de controle e responsabilização Cultura do improviso (jeitinho) Orientação para o produto e não, o processo Heroísmo para consertar em vez de planejar Estimativas de prazo e custo impostas, não realistas Pressão de tempo e não, boas práticas Fracassos anteriores, informações desatualizadas Falta de integração entre diversos criadores e potenciais usuários da documentação.

Fase de levantamento Agendas e atas de reuniões Registros de entrevistas Relatórios de acompanhamento / progresso Plano preliminar do projeto / escopo Cronograma inicial do projeto Orçamento básico do projeto Mapa do projeto (project charter)

Fase de levantamento Lista indexada de documentos Responsabilidades, patrocinadores e envolvidos Identificação de riscos Controle de mudanças Aceite de produtos da fase Lista de copiados Lista indexada de documentos

Planejamento Novas versões dos documentos de levantamento Continuidade dos relatórios de acompanhamento e progresso Work Breakdown Structure e atividades Diagrama de rede Matriz de responsabilidades Plano de gerenciamento da qualidade

Planejamento Relatórios de avaliação do(s) clientes, auditoria e patrocinador(es) Solicitações de mudanças Razões para o atendimento ou recusa Plano de gerenciamento de riscos Plano de gerenciamento da comunicação Outros documentos correlatos

Construção / Implementação / Desenvolvimento / ... Novas versões dos documentos de levantamento e planejamento Continuidade dos relatórios de acompanhamento e progresso Revisões no Plano de gerenciamento de riscos Resultados da fase A discutir – segregar os documentos planejamento, controle e demais da administração dos projetos ou mantê-los nas fases do seu ciclo de vida?

Encerramento Aceite dos clientes, patrocinadores e demais envolvidos Comunicação do fechamento do projeto, encerramento de contrato Relatórios de avaliação Solicitações e especificações para a próxima versão do projeto Indicadores de qualidade a acompanhar Roteiro e material da apresentação final

Processo Manutenção e exposição de painéis no escritório de gerenciamento do projeto Atualização da base de dados de conhecimento do projeto Divulgação e coleta de informações sobre os projetos Monitoramento Atualizações do plano de trabalho Reuniões periódicas com os participantes do projeto Análise e discussão dos planos, interdependências e riscos. Comunicação