INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA AULA: Composição; enquadramento; regras e quebra de regras
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA O que se quer fotografar – “estar ciente daquilo que pretende expressar” ; O que deve fazer parte da composição; O que deve ser eliminado da composição; “Pensar primeiro; fotografar depois”; Emoldurar para começar a selecionar = primeira regra;
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição Selecionar e dispor os elementos = PONTO DE VISTA; O PONTO DE VISTA contribui com: o equilíbrio dos elementos que compõem a cena; a estrutura da foto; a iluminação; Andar de um lado para outro em relação a cena que se fotografará contribui com a escolha do melhor ÂNGULO; Compor significa = dispor com equilíbrio os elementos em um enquadramento = melhor ângulo de visão;
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição Organizar os elementos em formas; linhas; tons e cores = “organizada e agradável”; Para contribuir com a organização dos elementos pode-se utilizar a REGRA DE TERÇOS;
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição Trabalha-se normalmente com a regra de terços quando temos mais de um elemento na composição fotográfica; criando uma harmonia entre os mesmos na imagem; No entanto; ela também pode ser utilizada com apenas um elemento no enquadramento; A regra de terços consiste em dividir o enquadramento fotográfico em duas linhas horizontais e duas verticais que se cruzam; Na intersecção dos terços é o “lugar” no enquadramento onde devem ser dispostos os elementos da composição fotográfica;
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição = Regra de terços
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Ponto de vista e composição
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva fotográfica A perspectiva geralmente é utilizada para criar-se profundidade de campo em uma fotografia – uma terceira dimensão na imagem, já que a fotografia é bidimensional (largura e comprimento); Existem três formas de se fazer a perspectiva, criando efeitos diferenciados: redução de escala, perspectiva linear e perspectiva superposta.
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva superposta Um objeto encobre parcialmente o outro no enquadramento fotográfico;
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva superposta
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva superposta
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva superposta
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva superposta
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva superposta
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva superposta
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva superposta
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva linear Linhas retas e paralelas;
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva linear
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva linear
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva linear
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva linear
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva linear
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva redução de escala Quanto mais afastado o observador estiver dos objetos no enquadramento fotográfico, considerando que os mesmos sejam de tamanhos idênticos ou aproximados, menores eles parecerão;
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – A perspectiva redução de escala ESSA EU VOU FICAR DEVENDO AS IMAGENS PARA VOCÊS; PORQUE NÃO ESTOU ENCONTRANDO REFERÊNCIAS;
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Textura Textura é a forma espacial de uma superfície O efeito de uma textura em uma fotografia; passa a sensação de que se alguém tocasse a imagem; sentiria a forma do que foi fotografado;
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Textura
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Textura
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Textura
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Textura
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Textura
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Textura
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – Textura
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – o desenho Repetição de uma forma;
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – o desenho
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – o desenho
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – o desenho
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – o desenho
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – o desenho
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – o desenho
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – o desenho
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – o desenho
APRENDENDO A COMPOR EM FOTOGRAFIA – o desenho