AS MUITAS FACES DO FUTEBOL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Advertisements

Direito Empresarial I Aula 08
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Larissa de Lima Trindade.
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
Política Nacional do Esporte Brasília - Novembro/2005
Capitalismo / Socialismo
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
ENEM.
ATENÇÃO: ESTE QUIZ DEVERÁ SER FEITO EM FORMATO FLASH E EM HTML5
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
IA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Rosemary Stewart
MA_13_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Rosemary Stewart
1 SERVIÇOS DE UMA ACE O CONHECIMENTO E A INFORMAÇÃO PODE NOS AJUDAR A GERIR E ADMINISTRAR UMA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL/NÚCLEO SETORIAL TORNANDO – A MAIS.
A indepêndencia do Brasil
DESEMPREGO.
O GOVERNO LULA ( hoje).
Política de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras.
Programa Segundo Tempo: Esporte e Cidadania na Universidade
FUTSAL.
A ORIGEM DO FUTEBOL.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
EPBM – 8° ano Levi Cardozo.
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Desde 1985 venho dizendo às empresas que não basta que seus vendedores conheçam bem os seus produtos e serviços. Com muitos concorrentes, qualidade semelhante.
CIÊNCIA POLÍTICA/TEORIA
REUNIÃO DE PAIS Vídeo: Somos responsáveis pela educação de nossos filhos.
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
10 na Bola 10 na Escola “Nenhum país é melhor que seu povo.”
Em Cena Arte e Cidadania. Historia - A EM CENA ARTE E CIDADANIA é uma associação Civil sem fins lucrativos - Fundada em 27 de novembro de Com intenção.
CRAQUES BRASILEIROS (Cristóvam Buarque)
Mobilizando seus colegas de trabalho
Curiosidades da Copa 2010 IDEINTIFICAÇÃO: Nome: Thais Leonarczyk
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Empregabilidade e Carreira
Empreendedorismo.
A POBREZA NO CEARÁ: O TAMANHO DO DESAFIO
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE
As regras de um jogo não modificam simplesmente por os protagonistas sejam as raparigas. Não é por sermos raparigas que temos de ter mais benefícios que.
WESLEY CLAIR MITCHELL ( )
Nike.
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
PROFESSOR DOUTOR RENATO VAZ
Quem somos Jogadores das Universidades USP/Cásper Líbero
1 PRINCÍPIOS DO MERCADO ATUAL 1. Imagine que você se prepara e se qualifica como um excelente corretor de imóveis; 2. Passa a atuar na área imobiliária,
Como Importar Produtos da CHINA.
PROJETO TAG RUGBY.
Noções de Estatística - I
RENDA ATIVA SOLUÇÕES FINANCEIRAS 1)AUMENTE SUA RENDA E NÃO SUAS DESPESAS. 2)CRIE MULTIPLAS FONTES DE RENDA ON LINE 3)PROGRAMAS DE AFILIADOS 4)PLATAFORMA.
Coesão É a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Discentes: Daiane Franco, Luciana de Lima, Maria Alves, Nilane Rocha, Tatiane Vitoriano e Ylana Neri.
A EMPRESA SOCIAL E O FUTURO DO CAPITALISMO
Programa Bolsa Família
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Gestão Estratégica de Negócios
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
A Revolução do Marketing Multinível
Como e por que fazer um DIAGNÓSTICO?. ÍNDICE Conteúdo teórico e exemplos - pág. 3 Exercícios práticos - pág. 9.
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Desigualdade e Globalização;
Hildete Pereira de Melo Faculdade de Economia UFF.
Objetivos e Instrumentos
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

AS MUITAS FACES DO FUTEBOL

O futebol,[1] (do inglês association football ou simplesmente football) é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo. Os primeiros indícios de um desporto em equipe jogado com uma bola e com os pés data do século III A.C. na China durante a Dinastia Han em um desporto chamado Cuju, alguns historiadores especulam que o desporto fora inventado pelo imperador Huang Di para fins de treinamento militar.

Projetos sociais visando à inclusão, envolvendo o esporte, estão crescendo e a tendência é crescer cada vez mais. Crianças sonham em se tornar grandes jogadores e, com incentivo e direcionamento adequado, poderão se engajar numa trajetória promissora, a do futebol profissional. Dessa forma, poderão reverter sua situação de pobreza e miséria em riqueza, fartura e, até mesmo, ostentação.

A maioria dos garotos de origem pobre no Brasil sonha em ser jogador de futebol. Afinal, num país com a oitava pior distribuição de renda do mundo, as chances de ascensão social são pequenas. A exemplo de jogadores como Romário, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Ronaldo, que vieram de comunidades pobres e rapidamente ficaram milionários.

Segundo o antropólogo e professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, Marcos Alvito, as próprias famílias incentivam os jovens a seguirem carreira no futebol porque sabem que esta é umas das poucas maneiras de saírem da miséria. “Se o garoto tem talento, a família deposita nele toda a esperança de mudar sua situação financeira e social”. Nesses casos, é muito comum o jovem abandonar a escola para se dedicar exclusivamente ao futebol, com o consentimento da família.

Mercado inflacionado Mesmo que a realidade para a maioria dos jogadores brasileiros seja precária, os elevados salários pagos para alguns poucos jogadores reforçam e incentivam os jovens a escolherem essa carreira. De acordo com Proni, “a livre circulação de capital e a descoberta do esporte como uma atividade altamente lucrativa, mudaram a forma de organização do futebol”. “Nos últimos anos, as grandes empresas e instituições financeiras passaram a investir no esporte e muito dinheiro foi injetado. Desse modo, os salários dos principais jogadores atingem patamares exorbitantes.

Muitas vezes, os jogadores são negociados ainda crianças Muitas vezes, os jogadores são negociados ainda crianças. A legislação brasileira proíbe vínculos empregatícios aos menores de 16 anos, o que obriga os clubes estrangeiros a contratarem a família do jovem. Alvito (pesquisador) ainda chama a atenção para o fato de que, muitas vezes, o jovem não tem um bom desempenho no time e o empresário rompe o contrato sem dar qualquer assistência à família. “Há casos em que as pessoas ficam sem dinheiro até mesmo para a passagem de volta”, completa.

Afinal, se uma Copa do Mundo (auge de um jogador de futebol) produz tamanhos efeitos sociais em termos geopolíticos, trabalhistas, midiáticos e comerciais, não seria o caso de simplesmente denunciar que é tudo um grande negócio, que interesses de toda ordem atravessam a realização de cada Copa?

AS MUITAS FACES DO FUTEBOL: A dor e a delícia que sentimos em uma partida de futebol não estão à venda. Mesmo que os empresários tratem jogadores como “coisa”, ainda que cambistas tentem arrancar mais um dinheirinho... AS MUITAS FACES DO FUTEBOL: ARTE, PRAZER, INCLUSÃO, PROFISSÃO, VIOLÊNCIA E COMÉRCIO.

AS MUITAS FACES DO FUTEBOL: Elaborar uma dissertação, observando o tema abaixo. Entregar em folha de bloco, a caneta, na próxima aula de sua turma. AS MUITAS FACES DO FUTEBOL: ARTE, PRAZER, INCLUSÃO, PROFISSÃO, VIOLÊNCIA E COMÉRCIO.