EMPATIA EM SALA DE AULA Antônio Tadeu Ayres Professora: Lílian Boa Morte
PATHOS = sentir, sentimento. Existe um número enorme de professores que são mal sucedidos em sala de aula por nunca terem se preocupado em estabelecer um sentimento de EMPATIA COM SEUS ALUNOS EMPATIA PATHOS = sentir, sentimento. Aurélio: “Tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa”.
Palavra-chave SENTIR É necessário de fato, SENTIR O QUE SENTE A OUTRA PESSOA, com quem se estabelece a comunicação, colocando-se em seu lugar para realmente saber o que se passa com ela. É necessário de fato, SENTIR O QUE SENTE A OUTRA PESSOA, com quem se estabelece a comunicação, colocando-se em seu lugar para realmente saber o que se passa com ela.
Isso também pode ser praticado em aula Isso também pode ser praticado em aula. O professor que desenvolve a capacidade de PRATICAR A EMPATIA com seus alunos, é mais querido.
MAIS TOLERANTE, MAIS COMPREENSIVO Empatizar-se com os alunos fará com que o professor tenha plenas condições de sentir o UNIVERSO INDIVIDUAL de cada um deles, passando a compreendê-los muito melhor, com suas virtudes e dificuldades. MAIS TOLERANTE, MAIS COMPREENSIVO
ALUNOS PERCEBEM: PERSONALIDADE VALORES ÉTICOS TEMPERAMENTO O MESTRE QUE CONHECE O QUE ENSINA QUE TEM PRAZER DE ENSINAR E QUE SABE COMO FAZER ISSO PERSONALIDADE VALORES ÉTICOS TEMPERAMENTO CAPACIDADE DE COMPREENSÃO
Será bem-sucedido o professor que de fato pratica a EMPATIA Todo ser humano possui a necessidade básica de ser compreendido, esteja no papel de PAI, MÃE, FILHO (A), MARIDO/ ESPOSA, TRABALHADORES ou qualquer outro. Essa necessidade de compreensão, muitas vezes não obtida em casa; em função das próprias circunstâncias que envolvem o processo de ensino, é evidente no que diz respeito à relação PROFESSOR (A) / ALUNO (A).
que ele pratique a EMPATIA!!! Procurar SUPRI-LA é uma TAREFA da qual nenhum professor, poderá se eximir. Para cumpri-la é importante... que ele pratique a EMPATIA!!!