ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCRITURA DE COMPRA E VENDA COM PACTO ADJETO DE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA
Advertisements

Diretoria de Crédito e Recuperação de Ativos JUL/2002 CUSTO JURÍDICO NO CRÉDITO IMOBILIÁRIO.
Alienação Fiduciária em Garantia
Alienação fiduciária em garantia (DINIZ)
Alienação Fiduciária em Garantia
Prof. Wiverson de Oliveira
Responsabilidade Patrimonial
Aula 12 Pagamentos especiais
Execução das obrigações de pagar quantia certa
MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES – 2.ª PARTE
DA PROPRIEDADE RESOLÚVEL AULA 16 – TEMA PÁG.95/98
IPVA – locação, arrendamento mercantil e alienação fiduciária
DIREITOS REAIS DE GARANTIA
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS
Alienação Fiduciária David Pereira de Sousa.
Adm. de Materiais Gestão Patrimonial Tombamento: ato de inscrever o bem no registro patrimonial, com a concomitante afixação do respectivo código numérico.
Contrato de promessa de compra e venda e pactos acessórios
O CUSTO DO DIREITO PARA A ATIVIDADE EMPRESARIAL
01/04/2017.
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
01/04/2017.
02/04/2017.
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
PROPRIEDADE RESOLÚVEL
CONTRATOS EM ESPÉCIE 16 Sílvio de Salvo Venosa. 16. CORRETAGEM V. III Conceito. Natureza jurídica: – pelo contrato de corretagem, uma pessoa,
BUSCA E APREENSÃO art. 839 a 843 do CPC
D EBÊNTURES E OUTROS TÍTULOS. D EBÊNTURES São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura.
CLÁUSULAS ABUSIVAS Direito do Consumidor.
MEDIDA CAUTELAR DE ARRESTO
DIREITO REAL DE AQUISIÇÃO
EFEITOS DOS CONTRATOS.
12/04/2017.
Classificação dos créditos e pagamento aos credores na Falência
PROFESSOR THIAGO CARAPETCOV
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Recuperação extrajudicial
TÍTULO EXECUTIVO Requisitos da execução – título executivo + inadimplemento Título executivo judicial (fase; defesa por impugnação); extrajudicial (processo.
Direito Civil III – Contratos
ESPECIALIZAÇÃO DA HIPOTECA LEGAL
O ADMINISTRADOR JUDICIAL
PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA
LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E FALÊNCIAS
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
Unidade 7 Do Pagamento com Sub-rogação
U NIDADE 9 A ÇÃO R EVOCATÓRIA Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial IV ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria.
Execução contra devedor solvente – avaliação e adjudicação Art A avaliação será feita pelo oficial de justiça (art. 652), ressalvada a aceitação.
2.1. PENHOR: Arts a 1.472, CC. Direito real de garantia sobre bens MÓVEIS. Regra: transferência da posse direta do bem ao credor. Exceção: penhor.
EFEITOS DA FALÊNCIA 9º SEMESTRE.
Profº Carmênio Júnior
Alienação Fiduciária.
Direito Empresarial Professor: Otto Eduardo Fonseca Lobo.
HIPOTECA E ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
Financiamento Imobiliário Modelos Alternativos Fernando Augusto Cardoso de Magalhães Presidente - IBEI
DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO => DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Propriedade Fiduciária
PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA
DO DIREITO DO PROMITENTE COMPRADOR DE IMÓVEL
Riscos do sistema financeiro
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA Acadêmicos: Amanda Maciel; Cibely Saticq; Gláucio Pereira; Julia Mazon e Julyana Brizola.
DIREITO COMERCIAL E EMPRESARIAL DA FALÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS – Lei (11.101/05) SLIDE II.
Para que tenham validade jurídica, qualquer tipo de contrato deve verificar os seguintes requisitos: 1) Agente capaz; 2) Objeto lícito, possível, determinado.
CRÉDITO : é a disposição de alguém ceder temporariamente parte de seu Patrimônio ou prestar serviços a terceiros, com a expectativa de receber de Volta.
Alienação Fiduciária. Conceito “Alienação fiduciária é o contrato pelo qual uma das partes aliena um bem para a outra sob a condição de ele ser restituído.
Garantias reais e pessoas Instituições e Direito Prof. Rafael Mafei.
EMPRESARIAL III Aulas 15 CONTRATOS BANCÁRIOS.
REVISÃO DIREITO COMERCIAL II PROF. RENATA CARVALHO CONTRATOS MERCANTIS.
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS
DIREITO DO PROMITENTE COMPRADOR
Transcrição da apresentação:

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS MELHIM NAMEM CHALHUB

DEFINIÇÃO LEGAL Negócio Jurídico pelo qual o devedor, ou fiduciante, com o escopo de garantia, contrata a transferência ao credor, ou fiduciário, da propriedade resolúvel de coisa imóvel (Lei 9514, art. 22)

ELEMENTOS E REQUISITOS DO CONTRATO AGENTE CAPAZ OBJETO LÍCITO FORMA PRESCRITA OU NÃO DEFESA EM LEI

SUJEITOS DO CONTRATO COMPRADOR VENDEDOR GARANTE (EVENTUAL) FINANCIADOR / CREDOR

CAPACIDADE CONTRAIR OBRIGAÇÕES LIVRE DISPONIBILIDADE DE SEUS BENS

OBJETO BEM IMÓVEL COISA FUTURA

FORMA CONTRATAÇÃO POR ESCRITO INSTRUMENTO PÚBLICO OU PARTICULAR

ENUNCIADO DO CONTRATO I - Valor do principal da dívida; II - Prazo e as condições de reposição do empréstimo ou do crédito do fiduciário; III - Taxa de juros e encargos incidentes; IV - Cláusula de constituição da propriedade fiduciária, com a descrição do imóvel objeto da alienação fiduciária e indicação do título e do modo de aquisição;

V - Cláusula assegurando ao fiduciante, enquanto adimplente, a livre utilização, por sua conta e risco, do imóvel objeto da alienação fiduciária; VI - Indicação, para efeito de venda em público leilão, do valor do imóvel e dos critérios para a respectiva revisão; VII - Cláusula dispondo sobre os procedimentos de leilão do imóvel, em caso de inadimplemento do devedor.

VIII - Elucidar com clareza as penalidades pela mora, os procedimentos de intimação para abertura de oportunidade para purgação da mora, os termos em que se dará a consolidação da propriedade no credor, os valores a serem considerados nos dois leilões, as condições em que deve ser restituído o imóvel, com a estipulação de taxa de ocupação a ser devida a partir da consolidação da propriedade, a contratação de seguros, além de outros aspectos que as características peculiares de cada negócio recomendarem.

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DO FIDUCIANTE E DO FIDUCIÁRIO

DIREITOS DO FIDUCIANTE Obter a propriedade plena após resgate da dívida, sob pena de multa para o fiduciário Exercer o livre uso e fruição do imóvel Intentar ações possessórias Praticar atos conservatórios sobre o bem; Receber o saldo do leilão.

OBRIGAÇÕES DO FIDUCIANTE Pagar a dívida e acessórios Pagar o IPTU, contribuições de condomínio e demais encargos sobre o imóvel Responder civilmente perante terceiros

DIREITOS DO FIDUCIÁRIO Receber seu crédito Apropriar-se do produto da venda do imóvel para pagar-se, em caso de inadimplemento do fiduciante, entregando o saldo, se houver, ao fiduciante Obter a consolidação da propriedade em seu nome Intentar ação de reivindicação e ações possessórias Obter a reintegração de posse do imóvel (liminar), após a consolidação

OBRIGAÇÕES DO FIDUCIÁRIO Respeitar a posse direta do fiduciante Liberar a garantia fiduciária até 30 dias após receber seu crédito, sob pena de multa Se inadimplente o fiduciante, promover sua notificação e demais atos de cobrança e leilão de acordo com a lei Colocar o imóvel à venda, depois da consolidação, por meio de dois leilões públicos Devolver ao fiduciante o saldo apurado na venda do imóvel

INADIMPLEMENTO DO DEVEDOR

PROCEDIMENTOS DE COBRANÇA E LEILÃO Intimação para purga de mora Prazo de carência Oficial do Registro de Imóveis Não purgada a mora: ITBI e consolidação Consolidado, venda do imóvel em leilão (30 dias) Primeiro leilão: Preço mínimo constante do contrato

Segundo leilão: saldo devedor e acrescidos Exoneração do devedor pelo saldo remanescente Reintegração de posse: fiduciário ou sucessores Liminar com 60 dias para desocupação

PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA X HIPOTECA Hipoteca: ônus em coisa alheia Propriedade fiduciária: ônus em coisa própria Proprietário fiduciário é o titular do domínio

FALÊNCIA DO DEVEDOR HIPOTECA: habilitação do crédito e arrecadação do bem à massa PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA: Não há arrecadação, pois o bem não está no patrimônio do devedor.

PROMESSA COMPRA E VENDA E ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Ambas visam constituir direito real de aquisição Promessa: obtenção da propriedade depende de outro contrato (compra e venda definitiva) Propriedade fiduciária: obtenção da propriedade não depende de outro contrato, apenas recibo de quitação patrimônio de afetação.

AÇÕES DECORRENTES DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE PELO FIDUCIÁRIO Requisito: consolidação da propriedade Legitimidade ativa: credor-fiduciário ou arrematante Legitimidade passiva: devedor ou qualquer ocupante Liminar: 60 dias

AÇÕES POSSESSÓRIAS DEFERIDAS AO FIDUCIANTE Todas até mesmo contra o fiduciário

Termo de quitação e reversão da propriedade AÇÃO DE CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER PELO FIDUCIANTE CONTRA O FIDUCIÁRIO Termo de quitação e reversão da propriedade Multa mensal de 0,5% sobre valor do contrato Legitimação: fiduciante, seu cessionário ou sucessores

AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO LEILÃO