Percepção e Educacão Espacial como promotora de modificações na lógica vivencial dos moradores¹ NOME E SOBRENOME 2 ; NOME E SOBRENOME 3 e NOME E SOBRENOME.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Dinâmica e Gênese dos Grupos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
O processo Grupal UNIFRA.
NOME E SOBRENOME2; NOME E SOBRENOME3 e NOME E SOBRENOME4
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Aprender ao Longo da Vida
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Corpo, tecnologia e controle: uma análise antropológica do filme Gattaca Halina Rauber Baio Programa de Ensino Tutorial (PET/Sesu) – Ciências Sociais.
MODO DE VIDA E ATIVISMO SOCIAL
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM ST NARRATIVAS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO ISCSP 2011/2012 ST Carlos D. Botelho.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
HISTÓRIA DA ARTE Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010
Preconceito linguístico
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES
AUTO-ESTIMA.
Podemos notar, a partir da visualização da equação (9) que essa exibe simetria com relação à mudança x -x, o que nos sugere a existência de uma bifurcação.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - AMAS
ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.
QUEM SÃO OS(AS) ALUNOS(AS) DO EJA?
Mestrando: Roberto Luiz Mendonça Garcia
Escola de segundo grau padrão FDE
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
Tema central e eixos temáticos
TÍTULO COMPLETO DO TRABALHO Inserir nomes dos autores e . Pode ser inserida imagem aqui INTRODUÇÃO Substituir por seu texto Substituir por seu texto.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Unidade 1- O Espaço Geográfico
Subprojeto: Geografia
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
Nome: Orientador: Co-Orientador: Instituição: Ano de ingresso:
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho
QUEM SÃO OS ALUNOS(AS) DO EJA? ADRIANA, DAIANY, FERNANDA BEATRIZ E MARIA LUIZA – PEAD/UFRGS DORIS FISS O devido trabalho trata de uma pesquisa realizada.
ATITUDES PESSOAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Angélica Amanda Campos Seixas – Bolsista PIBIC/CNPq/UFBA Profa. Dra. Ilka Dias Bichara – Orientadora Faculdade de Filosofia.
1 ANO EM. CONCEITOS EM GEOGRAFIA  Espaço geográfico: De acordo com Milton Santos ( ) o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
QUEM SÃO OS ALUNOS E ALUNAS DA EJA? ADRIANA, DAIANY, FERNANDA BEATRIZ E MARIA LUIZA – PEAD/UFRGS DORIS MARIA LUZZARDI FISS – Orientadora – PEAD/UFRGS O.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Nomes dos Autores Escola/Instituição: Nome da Escola / Instituição
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Tipos de conhecimento e método científico
Teorias Educacionais.
Psicologia e Comunidade
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
MESTRADO EM ADMINISTAÇÃO MÉTODO DE PESQUISA I PAINEL DE DISSERTAÇÃO Bruna Protázio Flávia Guimarães.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS “As pessoas trabalham nas organizações
Transcrição da apresentação:

Percepção e Educacão Espacial como promotora de modificações na lógica vivencial dos moradores¹ NOME E SOBRENOME 2 ; NOME E SOBRENOME 3 e NOME E SOBRENOME 4 1 Trabalho de pesquisa, trabalho de conclusão de curso etc 2 Instituiçãodo autor 2 3 Instituiçãodo autor 3 4 Instituiçãodo orientador INTRODUÇÃO: O conjunto de transformações sociais decorrentes do último quarto do século passado à lógica de ocupação diferencial dos espaços de uma cidade contribui para a formação da identidade de seus ocupantes. O presente trabalho apresenta as primeiras reflexões resultantes de uma investigação sobre a lógica de ocupação de um conjunto de moradores da Vila Nova Santa Marta buscando o entendimento do modo como estes indivíduos, inseridos nos espaços, localizados nas áreas de periferia de uma cidade, relacionam-se com o espaço urbano e privado. OBJETIVO: Promover um ambiente que propicie a educação espacial entre as famílias envolvidas no projeto permitindo que consigam se apropriar de diferentes noções de uso do espaço de modo a alterarem sua lógica vivencial. MATERIAIS E MÉTODOS: O estudo se valeu da metodologia qualitativa sendo dividido em dois momentos. Em sua primeira fase foi reconstituído o histórico da ocupação da vila Nova Santa Marta, em sua segunda fase, o estudo selecionou um conjunto de famílias, aleatoriamente, para realizar entrevistas com maior profundidade através do emprego da técnica da observação participante assistemática. RESULTADOS: Na fase em que o projeto se encontra é possível identificar que o local de moradia representa um ambiente com diversas cargas valorativas. A imagem existente na sociedade santamariense acerca deste local o posiciona como sendo um ambiente onde os moradores ali inseridos convivem com um conjunto de negatividades de uma imagem social deteriorada. Neste sentido, a Vila Nova Santa Marta apresenta um quadro social onde estão presentes distintas formas de se demonstrar uma maior preocupação com determinados espaços, seja no interior, exterior ou imediatos à casa. Por conseguinte, a preocupação manifestada com o local de moradia, dado a peculiaridade histórico-social da área, vai modular a maneira como cada família manifesta um cuidado com o espaço doméstico, área do entorno, etc. O estudo revela usos e práticas da maneira como o espaço de moradia é percebido e trabalhado no cotidiano destes personagens. CONCLUSÃO: Na tentativa de compreender o modo como os moradores da localidade se percebem dentro do contexto social no qual estão inserido, os achados que o estudo tem indicado até o momento, nos permite inferir que o local de moradia simboliza uma prioridade dos moradores da vila. Essas pessoas encontram na unidade doméstica um importante suporte visual para registrar o status social que ocupam dentro da localidade. Contribuindo, por conseguinte, para a avaliação da hierarquia que o indivíduo ou a família possui dentro da localidade, convertendo a casa no ambiente onde essa pessoalidade se constrói e, por mais humilde que seja o material empregado na residência, o conjunto de elementos que a compõem forma um mosaico capaz de descrever a personalidade de seu ocupante.