CENÁRIOS Por Carlos Reis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hoje Assuntos administrativos Respostas no blog Usando o blog
Advertisements

Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Dois modos de ler a Bíblia.
Cenários Profa. Lillian Alvares
Administração Estratégica
Um estudo comparativo entre Brasil, França e Estados Unidos
PLANEJAMENTO PLANEJAR É “Pensar antecipado”
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Enfoque multicritério Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 3 Prof. Felipe Figueira
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Pós-graduação Disciplina: Gerenciamento de Riscos em Projeto Prof. Claudemir Vasconcelos Gerenciamento de Riscos em Projetos Aula 6 Parte 2.
Planejamento de reservas
O Planejamento da Negociação
Planejamento de Campanha – A2
para o desenvolvimento de consultores empresariais
Modelo Rojo para Construção de Cenários
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Afinal, o que é Planejamento?
Cronograma de Projetos – Gráfico Gannt
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Visão Sistêmica.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SOB UMA VISÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAL
O que é planejamento??? Curso: Enfermagem
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Sistema de Comando em Operações
TÉCNICAS DE ENSINO.
A importância do Planejamento Estratégico
Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 Aula 3 - Continuação de Sistemas de Informação..... Professores: Alberto Martins.
Prof. Msc. Magali de Macedo
Cenários Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
Entendendo a linguagem corporal
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
Gerenciamento de Risco
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Função Planejamento GUI I
Capítulo 9: SAD orientado a Modelo
Fluxograma Juliana Borges
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Introdução ao Planejamento
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
Boa Leitura! INVISTA EM SEU CRESCIMENTO E SUCESSO Obrigada
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
O Planejamento da Negociação
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Sistema de Informações Gerenciais
GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
Motivações Estratégia
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Última Aula. Conceitos de Administração. Escolas de Administração. Científica - Taylor. Clássica - Fayol. Burocrática - Weber. Sistêmica - Bertalanffy.
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 08 A administração da incerteza: as organizações como sistemas de tomadas de decisão Prof. Dalton Martins
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
A PRESENTAÇÃO M ODULO DE P ESQUISA GRIDLOG Edgard Fernandes 18/05/2016.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
FLUXO DE CAIXA É um instrumento de controle que tem por objetivo auxiliar na tomada de decisões sobre a situação financeira da empresa. Consiste em um.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Cenários Uma metodologia de Estudo. Prof Norton Martins Pombo2.
Transcrição da apresentação:

CENÁRIOS Por Carlos Reis

CENÁRIOS Hoje, qualquer processo de planejamento se escora na construção de Cenários.  Cenário nada mais é do que a “descrição de um futuro possível com explicitação dos eventos que levariam à sua concretização”

Cenários Cenários são como sondas para o futuro. Seu valor está em sensibilizar os executivos para possibilidades que eles dificilmente perceberiam de outra forma. Cenários reduzem as chances de surpresas indesejáveis e capacitam os executivos a tomar melhores decisões [...]. (Oscar Motomura)

Atributos básicos do cenário: Pertinência: deve guardar relação com o tema em estudo; Coerência Interna: eventos de um mesmo cenário não podem ser conflitantes; Plausibilidade: eventos factíveis de ocorrer; Comunicabilidade: fácil entendimento.

Fases na Construção de Cenários: Exploração de Futuros Possíveis – etapa inicial - A reflexão é livre (tudo que a imaginação permitir); Delimitação de Futuros Plausíveis – etapa intermediária – Tudo o que for possível, observado alguns fatores limitadores (tempo / disponibilidade de recursos); Escolha de Futuros Desejáveis – etapa final - Deve levar em conta anseios e expectativas que conduziram a análise (objetivos).

TÉCNICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS  Predição Previsão Clássica Prospectiva (estudo do futuro)

Predição    A Predição envolve a utilização de técnicas e processos na linha do esoterismo e adivinhação: horóscopos, bola de cristal, comunicação com o além, tarô, búzios e leitura das mãos, dentre outras.

Previsão Clássica Prever é anunciar a ocorrência antecipada de um determinado acontecimento, sem qualquer discussão, pois considera um evento probabilisticamente certo. Em outras palavras, o presente foi determinado pelo passado e o futuro será determinado pelo presente. Assim, a projeção dos acontecimentos do passado nos permite visualizar um único futuro.

Técnicas de Previsão Extrapolação – prolongamento de tendências. As variáveis que vinham evoluindo de uma determinada maneira do passado até o presente, continuarão evoluindo igualmente no presente até o futuro.

1 10 2 15 3 18 4 20 5 23

Prospectiva (estudo do futuro) A prospectiva exclui as idéias determinísticas e a passividade de atitudes da Previsão Clássica.    “Dirigir uma empresa em um ambiente dinâmico do início deste século, tendo por base apenas projeções do passado, equivale a guiar um carro em uma estrada movimentada olhando apenas pelo espelho retrovisor”.

Está claro que qualquer decisão tomada no presente baseia-se na expectativa de realização futura de um evento. Assim, é possível aceitar que: decidir é posicionar-se em relação ao futuro. A prospectiva decorre do desejo de passar de uma atitude passiva, em relação ao futuro, para uma atitude ativa.

Então, a função do cenário é organizar a incerteza em um número limitado de opções e possibilitar ao planejador avaliar as decisões, apesar do alto grau de incerteza envolvido. A visão prospectiva enseja a passagem da situação atual para a situação futura. A elaboração de Cenários impõe-se como a principal ferramenta de apoio ao processo de tomada de decisão.

O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo e que depende daquilo que fizermos no presente. Por isso, a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo!