TEJOFFICE- Gabinete de Contabilidade e Formação, Lda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Advertisements

MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Administração Financeira – I
Contabilidade Geral Profª. Cristina.
Sistema de Informação Gerencial
CURSO DE AVALIAÇÃO SOCIAL DE
Método Contabilístico Débito/Crédito
Tema I – Introdução Noção de empresa
Gestão de stock Paulo Martins.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
MÓDULO IV AS PRINCIPAIS REPERCUSSÕES DO EURO SOBRE AS DIFERENTES ACTIVIDADES DAS EMPRESAS AS PRINCIPAIS REPERCUSSÕES DO EURO SOBRE AS DIFERENTES ACTIVIDADES.
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
2EE117 Economia e Política da Regulação Os Aspectos Financeiros da Regulação Económica Hélder Valente 1.
Economia POLÍTICA Unidade 01
Departamento Jurídico-Financeiro
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
Novos Serviços Prestados
Introdução No âmbito do Plano de Negócios para o sector do turismo em 2002, a Deloitte & Touche procedeu à elaboração de uma folha de cálculo que permite.
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Função da Administração:
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Gestão Financeira Gestão Financeira Capitulo 1 - Capitulo 2 - Capitulo 3 - Capitulo 4 - Capitulo 5 - Capitulo 6 - Gestão financeira a curto prazo Aplicações.
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de Negócios - TECNÓLOGO Análise das Demonstrações Financeiras II Financiamento a Longo e Curto.
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
CONTROLADORIA Demonstração do Fluxo de Caixa DFC: Resenha de Artigo:
Análise do fluxo de caixa da empresa
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Administração financeira
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Técnico Contabilidade
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
DISCIPLINA: Mercado de Capitais CURSO: Tecnólogo em Gestão Financeira
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Assuntos preliminares
Administração Financeira
Sessão IV. A Circulação em uma economia de mercado
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Analise das Demonstrações Contábeis
As organizações vivem em um contexto ao qual denominamos ambiente
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
AULA 2 – Mercados Financeiros
“Fernando Almeida e Carlos Monteiro”
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
GERENCIAMENTO DE CAPITAL DE GIRO Prof. Amaury Rios
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Análise das Demonstrações Financeiras Administrador interno: avaliação do desempenho geral da empresa Introdução Objetivo dos usuários Objetivo da análise.
Administração Financeira e Orçamentária I
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 1 Sumário: Apresentação 1. O que.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II- CICLOMETRIA
FLUXO DE CAIXA.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

TEJOFFICE- Gabinete de Contabilidade e Formação, Lda Rua Policarpo Anjos, nº62 A Tel: 93 413 32 36/216014552 - www.tejoffice.pt   A empresa iniciou a sua actividade em Setembro de 2010, tendo em vista responder às solicitações de alunos e profissionais inseridos nas várias actividades económicas e empresariais. Temos técnicos virados para a área de ensino da Contabilidade, Economia, Fiscalidade e Cálculo Financeiro, para a realização de cursos profissionais e para a publicação de livros. Paralelamente às referidas actividades, o Gabinete, dedica-se à execução de contabilidades.

Encomendas Telf 934133236

Objectivos a atingir os domínios da Função Financeira, da Análise Económica e Financeira e da Gestão Financeira; a importância da Análise Económica e Financeira como instrumento específico da gestão; os documentos contabilísticos que servem de base à análise económica e financeira; as limitações da análise económica e financeira tradicional e introduzir a abordagem funcional; o método dos rácios; à análise da liquidez e da solvabilidade; o risco, a rendibilidade e o crescimento com a criação de valor; o Mapa de Origens e Aplicações de Fundos e o Mapa de Fluxos Monetários. Delimitar Realçar Caracterizar Referir Utilizar Proceder Relacionar Elaborar

A empresa e a actividade económica A empresa desenvolve a sua actividade num quadro político, económico e social vasto, complexo e interdependente que transcende o País onde se localiza e estabelece múltiplas relações com outros agentes económicos originando fluxos reais e fluxos financeiros.

Sinteticamente a empresa é uma Conjunto de actividades colectivas e organizadas, regidas por um centro regulador, com a função de adaptar constantemente os meios disponíveis escassos aos objectivos pré-determinados tendo em vista a produção de bens e serviços. Sinteticamente a empresa é uma Célula económica --- Local onde se produzem bens e serviços destinados à satisfação das necessidades das populações. É um centro de riqueza. Célula social --- -- Conjunto de pessoas que se relacionam entre si por laços profissionais ou de amizade. É uma estrutura informal. . Conjunto de meios --- Conjunto dos factores de produção materiais e imateriais reunidos sob a autoridade de um indivíduo ou de um grupo para atrair, por meio da produção de bens e serviços, uma clientela e, daí, obter um rendimento monetário.

RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS EMPRESA RECURSOS HUMANOS + EMPRESA RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS ATINGIR OBJECTIVOS =  + RECURSOS FINANCEIROS

A Empresa face ao meio envolvente A actividade da empresa actual é condicionada por uma série de factores: Macro Ambiente A cultura As tecnologias A política A economia nacional e mundial A legislação A demografia A ecologia Macro Ambiente Os fornecedores Os clientes A concorrência Os grupos seguradores As instituições sindicais Os grupos de interesse As instituições financeiras Os meios multimédia Públicos

No desenvolvimento da actividade económica Prestações recebidas Compra de matérias primas, máquinas, trabalho… Prestações cedidas Venda de mercadorias, prestação de serviços…

Fuxos reais e Fluxos financeiros Estas relações traduzem-se por fluxos de bens e serviços, aos quais correspondem sempre fluxos monetários de sentido inverso (os recebimentos e os pagamentos) e que se podem traduzir positiva (Rendimentos ) ou negativamente (Gastos) nos resultados. A venda de bens a pronto ou a prazo constitui um proveito e o pagamento do seguro, um custo. Pode haver proveitos sem que haja recebimentos (Venda a prazo de mercadorias) e pode haver recebimentos sem que haja proveitos (Cobrança de dívidas a clientes).

Ópticas Financeira Económica Tesouraria Está directamente relacionada com as despesas, Económica Está relacionada com a transformação e incorporação dos diversos materiais e mão-de-obra, até se atingir o produto (bem ou serviço) final. Tesouraria Corresponde às entradas e saídas monetárias da empresa.

Ciclos financeiros A empresa mantém, como se viu, relações diversas com os outros agentes económicos, quer recebendo prestações, quer cedendo prestações. Estas correspondem a: Um fluxo real ou fluxos económicos de entrada (Prestações recebidas do exterior) e a um fluxo real ou fluxos económicos de saída (Prestações cedidas ao exterior). Um Fluxo financeiro refere-se à quantidade de moeda correspondente ao fluxo real ou não, visto que nem tudo se paga ou se recebe a pronto. Ao conjunto de fluxos financeiros que asseguram as operações entre a empresa e os outros agentes económicos designa-se por ciclo financeiro.

Ciclo de operações financeiras Nas empresas há que distinguir fundamentalmente três ciclos financeiros, tendo em conta a sua natureza e duração: Ciclo de investimento Os ciclos da actividade da empresa Ciclo de exploração Ciclo de operações financeiras

Demonstração dos fluxos de caixa A Demonstração de Fluxos de Caixa é um documento financeiro que completa a informação apresentada no Balanço e no Mapa de Origens e Aplicações de Fundos.

FUNÇÃO FINANCEIRA Década de 60 A função financeira e a necessidade de uma gestão eficaz dos problemas financeiros, nunca foram verdadeiramente sentidas, nas empresas portuguesas. Actualmente Nas décadas posteriores, o papel da função financeira aumenta de importância, em resultado da escassez de recursos financeiros, das necessidades de investimento, do dinamismo da actividade económica e do aumento da competitividade ao nível internacional. A função financeira tem um papel primordial nos dias de hoje, pelo que se justifica o seu estudo.

Tarefas da função financeira A inventariação das necessidades de recursos financeiros; A obtenção vantajosa de recursos financeiros; A aplicação racional dos recursos financeiros.

Análise económica e financeira Função financeira Para alcançar os seus objectivos, a função financeira reparte as suas tarefas pela Análise económica e financeira e pela Gestão financeira. Análise económica e financeira Esta disciplina compreende um conjunto de técnicas que visam o estudo da situação económica e financeira da empresa através da análise de documentos contabilísticos

Análise Económica A partir da Demonstração dos resultados podemos calcular um conjunto de indicadores com grande interesse para a gestão:

Gestão financeira Esta disciplina gere as tarefas que integram a função financeira. Ela abrangerá, essencialmente, um conjunto de técnicas que visam a melhoria de uma variedade de decisões financeiras a tomar, de forma a levar a cabo, eficazmente, os objectivos da função financeira. Domínios de actuação: Gestão de tesouraria; Política financeira; Estratégia Financeira; Gestão de riscos financeiros.

Gestão de Tesouraria Está relacionada com: A Gestão das operações financeiras a curto prazo, saldos de tesouraria aplicação das disponibilidades e financiamentos a curto prazo; As Políticas de gestão dos activos e passivos circulantes de exploração Extraexploração; As Políticas de financiamento que garantam o equilíbrio financeiro a curto prazo e o equilíbrio a médio e longo prazos (equilíbrio financeiro estrutural); O Planeamento financeiro a curto prazo : previsão das necessidades ou excedentes de tesouraria e seu financiamento ou aplicação das melhores condições.

Estratégia financeira Abrange as políticas de: Investimento; Financiamento; Distribuição de resultados e ou retenção de dividendos; Definição de políticas de crescimento; Estabelecimento das formas de remuneração dos capitais próprios.

Gestão de riscos financeiros A gestão de riscos financeiros engloba a cobertura de riscos financeiros: risco de preços, riscos de taxas de juro e risco de carteiras de títulos;

Documentos Contabilísticos Informação económica e social Documentos Contabilísticos Instrumentos de análise financeira Rácios

Documentos contabilísticos 1 - O Balanço 2 - A Demonstração dos resultados líquidos 3 - O Mapa de origens e aplicações de fundos 4 - A Demonstração dos fluxos de caixa 5 - Mapa de fluxos monetários Sujeitos a análise que visam o estudo da situação económica e financeira da empresa e visa dotar os responsáveis da organização e outras entidades de informação económica e financeira adequada para a tomada de decisões.

Informações extra-contabilísticas O analista financeiro deve proceder à recolha de informações sobre: A empresa como entidade jurídica (actividade, composição do capital, a capacidade de gestão dos seus dirigentes): - As características do produto; - A competitividade do mercado; - A conjuntura económica e política.

Análise Financeira Patrimonial É uma abordagem tradicional que analisa o Balanço sobretudo segundo a óptica jurídica. Funcional É uma abordagem moderna que tem como característica,a associação dos movimentos e origens de fundos aos ciclos financeiros da empresa.

Abordagem Funcional