(Org. por Sérgio Biagi Gregório)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
Advertisements

(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Conceito de Filosofia TÍTULO Sérgio Biagi Gregório 20/3/2012
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Há Muitas Moradas na Casa do Pai (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
15/12/2010Druidismo e Espiritismo1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Título da Palestra.
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Meu Reino não é deste mundo
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Espiritismo e as Filosofias Esotéricas
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
29/02/2008Curso Básico de Espiritismo1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO.
Matéria (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Princípios Energéticos (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
23/01/2003Curso Básico de Espiritismo1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO.
Liberdade e Escravidão
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Teoria Espírita do Conhecimento
Caráter da Revelação Espírita
Lei de Justiça, Amor e Caridade (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Lei de Liberdade (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Lei do Trabalho (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Lei de Conservação (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Parábola dos Talentos (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Lei de Adoração (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
Umbanda Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo,
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Lei de Igualdade (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Conceitualização e Mensuração
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
A vocação de São José.
B a s e s d a D o u t r i n a E s p í r i t a
23/01/2004Curso Básico de Espiritismo1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO.
Em busca de uma compreensão
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Interpretando as Escrituras Sagradas
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Este é um texto teste para este slide.
Mistério e Espiritismo
Interpretando as Escrituras Sagradas
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Revisão / Retrospectiva 2009
ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
“não há ciência sem o emprego de métodos científicos”
Professor: Suderlan Tozo Binda
O IDEALISMO FICHTEANO COMO EXPLICITAÇÃO DO ‘FUNDAMENTO’ DO CRITICISMO KANTIANO Objetivo de Fichte: Investigar a fundo as três críticas, com o objetivo.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Caráter da Revelação Espírita Cosme Massi. A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo (Janeiro de 1868, capítulo I) 1 - Pode o Espiritismo.
Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus.
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Transcrição da apresentação:

(Org. por Sérgio Biagi Gregório) TÍTULO DA PALESTRA Esoterismo e Espiritismo (Org. por Sérgio Biagi Gregório) 01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo

Esoterismo e Espiritismo Introdução O que se entende por “esoterismo”? Como explicar o par de termos: exotérico/esotérico? O Espiritismo é exotérico ou esotérico? 01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo

Esoterismo e Espiritismo Conceito Esotérico Do grego esotericos, “interior”, “secreto”. Termo empregado nas escolas antigas da Grécia e aplicado principalmente aos discípulos de Pitágoras. É o ensino reservado apenas para os alunos da escola que já possuíam elevada instrução, os completamente instruídos. Exotérico Do grego exotericos, “externo”, “que pertence ao lado de fora”. Ensinamento que, nestas mesmas escolas, era transmitido ao público sem restrição, dado o interesse generalizado que suscitava e a forma acessível em que podia ser expresso, por se tratar de ensinamento dialético, provável, verossímil. 01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo

Esoterismo e Espiritismo Considerações Iniciais Na antiguidade, o esoterismo tinha uma significação precisa, ou seja, esotérico era o ensinamento reservado aos alunos que, possuindo algum conhecimento anterior, já estavam preparados para receber novos ensinamentos. Aristóteles, de manhã, dava lições de Lógica, de Física e de Metafísica (sob a forma esotérica) aos mais íntimos da escola. As lições de Retórica, de Política e de Dialética, na parte da tarde, eram destinadas a um público mais numeroso e variado (teriam originado os escritos exotéricos). Hoje, esoterismo é sinônimo de oculto e aplica-se à Cabala, à Magia, às ciências divinatórias etc. Usa-se, assim, esoterismo em vez de ocultismo. 01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo

Esoterismo e Espiritismo Esoterismo: Desde a Antiguidade Esotérico e Exotérico Este par de termos, “esotérico/exotérico”, corresponde à oposição entre interno-externo, secreto-público, reservado-profano etc. Dos dois termos, o esotérico é o mais significativo porque acentua o aspecto positivo da relação, ou seja, o âmbito propriamente reservado e secreto. 01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo

Esoterismo e Espiritismo Esoterismo: Desde a Antiguidade Das Sociedades Primitivas aos nossos Dias Desde as sociedades primitivas, a oposição esotérica/exotérica está presente no seio da sociedade. O clã, ao transformar-se em tribo, é o primeiro característico desta antítese. Na Grécia antiga, os mistérios elêusicos e órficos são fundamentais para a distinção entre o sagrado e o profano. A formação de várias sociedades secretas, tais como a cabala, a rosa-cruz, a maçonaria e a própria teosofia corroboram a tese do hermetismo e sua veiculação somente aos iniciados.  01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo

Esoterismo e Espiritismo Esoterismo: Desde a Antiguidade Distinguindo o Esoterismo do Ocultismo O esoterismo é fundamentalmente teórico e especulativo: nas escolas filosóficas, o esoterismo pretendia ser a salvaguarda da vida interior de cada escola perante os estranhos, o profanum vulgus. O ocultismo é prático e guarda sob o seu seio uma infinidade de seitas e ciências divinatórias. (1) 01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo

Esoterismo e Espiritismo Esoterismo Moderno Magia É o modo pelo qual o homem, servindo-se dos anjos, espíritos, gênios e demônios, pretende obter efeitos maravilhosos e extraordinários, tanto na prática do bem como do mal. Quando a magia se exerce para o Bem, temos Teurgia ou Magia Branca; quando para o Mal, a Goécia, ou Magia Negra. Esses efeitos são obtidos por diversos processos: invocações, conjurações, pactos, feitiços etc. Apela-se, também, para as preces e repetição em voz alta de uma mesma palavra, usando sonoridade especial. (2) 01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo

Esoterismo e Espiritismo Esoterismo Moderno Maçonaria Além do caráter religioso, a maçonaria reúne as elites intelectuais, às quais atribui uma grande missão moral de guia da humanidade e de intervenção na orientação da vida pública: é o iluminismo esotérico. Em termos religiosos, é uma orientação que foge às várias confissões existentes. Seu motivo secreto (esotérico) baseia-se na aposta que faz em homens que são capazes de elevar-se acima dos preconceitos das estruturas institucionais comuns. (3) 01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo

Esoterismo e Espiritismo Esoterismo Moderno Teosofia O objeto da teosofia é, em ultima análise, Deus. Não se aproxima dele, porém, através de determinadas revelações ou considerações religiosas. As várias revelações históricas são fundidas numa perspectiva unitária, ou seja, tendem a unir a inspiração religiosa e a cultura científica – naturalista numa dimensão cosmológica única. A teosofia reúne cosmologia, revelação e espírito soteriológico, tudo isso culminando num conhecimento secreto superior onde a iniciativa reveladora de Deus se encontra com o esforço de elevação e de purificação do homem. É assim que Deus, o universo e o homem são postos num círculo de unidade e evolução. (3) 01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo

Esoterismo e Espiritismo Esoterismo e Espiritismo Metáfora: Jesus era Esotérico Metaforicamente, esotérico é todo o ensinamento reservado a um círculo restrito de ouvintes. Nesse caso, todos nos somos esotéricos. Jesus não fugiu à regra. Observe o seguinte: Jesus expunha exotericamente as suas parábolas. Depois, a sós com os seus discípulos, dava explicações mais detalhadas. E, mesmo entre eles, não dizia tudo, porque os discípulos não estavam preparados para os ensinamentos mais profundos. 01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo

Esoterismo e Espiritismo Esoterismo e Espiritismo O Espiritismo, como Doutrina, não é Esotérico Allan Kardec, ao codificar a Doutrina dos Espíritos, preocupou- se em tornar universal a unidade de seus princípios. Para isso, valeu-se de médiuns espalhados pelo mundo todo. Cuidou, essencialmente, de apresentar metodicamente o conteúdo doutrinário, a fim de eliminar quaisquer dúvidas de interpretação, como aquelas ocorridas com os ensinos orais de Cristo. Deixou claro que o Espiritismo, avançando com o progresso, jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrarem que está em erro acerca de um ponto, ele se modificará nesse ponto. 01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo

Esoterismo e Espiritismo Esoterismo e Espiritismo O Lado Esotérico do Espiritismo A divulgação espírita, para atender aos objetivos da universalidade, deve ser exotérica. Não resta dúvida que na sua propagação existem muitos pontos esotéricos, pois a pedagogia evangélica ensina que não se deve dar pérolas aos porcos, ou seja, a transmissão do conhecimento deve ser proporcional à compreensão do ouvinte. Contudo, essa forma de entender o Espiritismo é completamente diferente daquela usada pelas sociedades secretas, que expõe o conhecimento, somente aos iniciados, reservadamente. 01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo

Esoterismo e Espiritismo Conclusão Em vista dessas distinções, saibamos combater os possíveis desvios dos fundamentos básicos do Espiritismo. Lembremo-nos do provérbio: “É de pequenino que se torce o pepino”. Ou seja, o erro deve ser combatido no seu nascedouro para que não progrida como se fosse verdade. 01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo

Esoterismo e Espiritismo Conclusão (1) LOGOS – ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE FILOSOFIA. Rio de Janeiro: Verbo, 1990. (2) GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA. Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [s.d. p.]. (3) GIL, F. (Editor). Enciclopedia Einaudi. Lisboa, Imprensa Nacional, 1985-1991. Texto em HTML http://www.sergiobiagigregorio.com.br/palestra/esoterismo-e-espiritismo.htm 01/03/2012 Esoterismo e Espiritismo