SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Flávio José Arns SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO Meroujy Giacomassi Cavet.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
Advertisements

EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
EQUIPE DE APOIO A LEITURA, LIVRO E LITERATURA
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Universidade Federal de Santa Catarina
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretrizes do ensino de História
AGENTE COMUNICADOR (A)
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
CARAVANA DA POESIA VINÍCIUS DE MORAES.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Secretaria de Educação Básica
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Apresentação A proposta de implantação de um canal de tv - TV Paulo Freire - com uma programação concebida exclusivamente para a comunidade escolar do.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Eixo 1. Democratização do acesso
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Coordenação-Geral de Programas de Valorização do Magistério HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
1 CENSO ESCOLAR 2011 ORIENTAÇÕES SOBRE O CADASTRAMENTO DE DOCENTES - CADASTRO DE ALUNOS Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CIE - Centro de Informações.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
* Programa Integrado para a Infância * Expansão no sistema de atendimento de creches * Creche o dia todo * Programa Alfabetização na Idade Certa * Construção.
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Eixo 2. Fomento à leitura e à formação de mediadores Jornadas Literárias – Profª Drª. Tania Mariza Kuchenbecker Rösing A s Jornadas Literárias de Passo.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
O Programa PIBID na UFRN
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.

Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
O CURRÍCULO ESCOLAR: UMA EXPECTATIVA DE MUDANÇA
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
1ª Formação de Professores Coordenadores
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Políticas de Livro e Leitura O Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura empreende esforços juntamente com governos estaduais e municipais.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Metas Para NESTA ATIVIDADE ESTÃO INCLUIDOS OS PAGAMENTOS DOS SERVIDORES, OBRIGAÇÕES PATRONAIS, INDENIZAÇÕES TRABALHISTAS E DESPESAS DIVERSAS DA.
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES ODEMIRA Oferta formativa.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Flávio José Arns SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO Meroujy Giacomassi Cavet

PLANO ESTADUAL DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA DO PARANÁ - PELLL

O Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná segue os pressupostos básicos do Plano Nacional, assumindo a questão da leitura, da literatura e do livro como uma política de Estado. Princípios Norteadores do PELLL

1) Democratização do Acesso; 2)Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores; 3) Valorização da Leitura e Comunicação; 4) Desenvolvimento da Economia do Livro. Eixos que Norteiam o PELLL

Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná - PELLL Ações de Incentivo à Leitura no Âmbito da SEED

Oficinas de Formação Continuada Os sentidos estéticos do texto literário: uma proposta metodológica - Língua Portuguesa. Literatura (Por força de lei?) – Língua Portuguesa. A construção de significados a partir dos textos verbais e não verbais - Língua Inglesa. A leitura enquanto prática interativa – Língua Inglesa. Leitura sociológica como instrumento de ensino – Sociologia. Leitura em Filosofia – Filosofia. Lendo Ciência – Ciências. Leitura no Ensino de Biologia – Biologia.

Leitura de Obras Cinematográficas: a Linguagem do Cinema – Arte. Possibilidades de Leitura no Ensino de Química – Química. Representações geométricas: a questão da visualização – Matemática. A Historicidade da Capoeira- Educação Física. Lugares Sagrados como Objeto de Leitura – Ensino Religioso. A Descarga da Vela – Física. Que lugar é este? – Geografia. Leitura de imagens no espaço escolar – História. Oficinas de Formação Continuada

Abrangência das Oficinas Disciplinares sobre Leitura professores alunos escolas bibliotecas escolares (83,04%)

Fomento à leitura Implantação do Sistema Estadual das Bibliotecas Escolares – através do soft Pergamum da PUC-PR (500 até 2012); Formação dos Agentes de Leitura para o uso do software e para o desenvolvimento de ações para a mobilização do acervo e constituição das bibliotecas como um espaço cultural aberto à comunidade; Ampliação do acervo das bibliotecas escolares com a remessa de novos exemplares;

Fomento à leitura Atendimento especial às escolas das ilhas do litoral paranaense, com implantação das bibliotecas onde não tenha esse equipamento e ampliação de acervo nas bibliotecas já existentes; mobilização lítero-cultural através da Caravana Marítimo Literária que tem levado para as comunidades insulares escritores, contadores de histórias, músicos, e produtores de teatro de bonecos;

Fomento à leitura Estabelecimento de pareceria com a Biblioteca Pública do Paraná para ampliação da edição do jornal Cândido, publicado pela instituição. Pelos termos da parceria, o jornal passa a circular, também, nas bibliotecas das escolas, com um encarte temático com as notícias da Rede de Bibliotecas Escolares. Conversa com Verso e Prosa – encontros quinzenais no auditório da SEED-PR, com dois convidados a cada nova edição, oportunizando aos funcionários da Secretaria de Educação o contato com expoentes das artes e literatura no Paraná.

Fomento à leitura Organização das comemorações do Centenário de Nascimento de Helena Kolody, na Rede Estadual de Ensino; Remessa de exemplares de livros com poemas de Helena Kolody às bibliotecas escolares; Remessa de um livrete de Helena Kolody a todos os professores, alunos e funcionários das escolas da Rede; Execução de um projeto de formação docente, com foco preferencial nos poemas de Helena Kolody. Nesta ação estão previstas 16 Oficinas, em que docentes de IES vêm conversar com nossos professores (Literatura e História, Literatura e Cinema, Literatura e Geografia, etc).

Paraná Alfabetizado O Programa Paraná Alfabetizado é uma ação dos Governos Federal e Estadual e tem como objetivo a alfabetização de jovens, adultos e idosos. Carga horária: 320h (8 meses). População atendida: aproximadamente (2004 a 2012).

PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO Unidade Gestora do Programa – UGP Acervo Bibliográfico 44 Cursos técnicos atendidos 339 Estabelecimentos contemplados Exemplares adquiridos

Cadernos Temáticos produzidos pela Secretaria de Estado da Educação

Cadernos Pedagógicos produzidos pela Secretaria de Estado da Educação

Cadernos da Educação Escolar Indígena produzidos pela Secretaria de Estado da Educação

Fonte:

Livro Trailer da Equipe de Multimeios; ?id=19139

Desfolhando da TV Paulo Freire; e.php?id=22775

PARCERIAS