PROJETO DESCOBRINDO SERES VIVOS..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

PROJETO MEIO AMBIENTE: NOSSA ESCOLA MAIS VERDE
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Pesquisa do Ensino de Ciências e Biologia
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Os Animais Características dos animais: mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios e insectos.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PLANO DE AÇÃO.
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL - ANGÉLICA-MS
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PROJETO.
Diante a Era Tecnológica.
A informática na Educação Indígena
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
PLANO DE AULA SERIE: 1ª serie do Ensino médio
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
Ecologia.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
Tabagismo entre os jovens do Ensino Médio
PROJETO VIDA SAUDÁVEL.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Informática na Educação
Informática na Educação
Curso Especial de Formação de Educadores do CEP. SEJAM BEM - VINDOS!!! Jul /2007.
Úcleo ecnologia ducacional. PROINFO: Programa Nacional de Informática na Educação.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Projeto Leitura e Escrita
ESCOLA MUNICIPAL ANA CLAUDIA MARQUEZ LUIZ ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
CURRICULO +.
METODOLOGIA APLICADA À INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROJETO: MUSICABILIDADE: POP-ROCK.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
E.E. “Profª Maria Isabel dos Santos Mello”
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
SISTEMA MONETÁRIO Público Alvo: 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Quando foi criado? Foi criado em 2012 na E.E “ Paulo Virgínio” para estimular o estudo de matemática, começamos com 27 alunos e 4 monitores. Justificativa:
Identificação da atividade e do aluno
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
SIDROLANDIA MS E E PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO EXTENSÃO SÃO PEDRO Progetec: Simone Rodrigues Selles de Oliveira Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED.
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Rio Negro/MS PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda Grupo de Estudo e Discussão GED – NTE Regional.
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Lucimara Aparecida da Silva.
Projeto de Capacitação em Pesquisa na Internet
PROJETO OS ANIMAIS.
Escola Participante do Projeto UCA. Objetivos do Projeto UCA Melhoria da qualidade de ensino através da capacitação da equipe.
CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO FELIZ SÃO PAULO APOSTOLO Professoras: Elisângela Aparecida Bóis de Oliveira Luciani Escarmanhani Silva Luciani Escarmanhani.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
SEJAM BEM VINDOS!. PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: NOSSA EQUIPE: DIRETOR: JOAQUIM BRAGA DIRETORA AUXILIAR: LAUDELINA SECRETÁRIA: EDILAINE PEDAGOGA: LAUDELINA.
ANIMAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DESCOBRINDO SERES VIVOS.

Local de realização Colégio Estadual São Judas Tadeu – Ensino Fundamental e Médio - 2003

Participantes: Alunos das 6ª séries. Números de alunos:100 Assessora pedagógica do NTE de Campo Mourão: Rita de Cássia Delconte Ferreira

Educadores da Escola Responsáveis: 1- Clóvis Maximino de Oliveira – Professor – Letras. 2- Érico Figueiredo – Diretor – Letras. 3- Maria Lucia Mendonça Werneck – Professora – Ciências . 4- Sonia Midori Tanaka Akashi – Professora – Matemática.

Educadores participantes: Maria Lucia Frazão Campanha – Professora – Ciências. Suelirce Aparecida da Silva Rocha – Professora – Ciências.

Justificativa Este projeto se faz necessário visto que a Escola precisa rever sua prática pedagógica, fazendo com que o aluno tenha mais interesse pela aprendizagem. Com este Projeto, o aluno vai se tornar sujeito de sua própria aprendizagem. Ele é quem vai buscar as informações com o auxílio do professor. Essa busca ocorre através de pesquisas em livros, na Internet, entre outros. Percebe-se que quando o aluno é responsável pela sua aprendizagem há um maior interesse e as aulas tornam-se menos cansativas.

Objetivos Ampliar o conhecimento sobre as diversas espécies animais. Trabalhar o tema Seres Vivos de uma maneira em que o aluno seja motivado para buscar o seu próprio conhecimento. Possibilitar ao aluno diversas formas de busca destes conhecimentos através de vídeos, da tecnologia (Internet) etc. Apresentar á comunidade os resultados dos trabalhos dos alunos.

Quadro Cognitivo O QUE JÁ SABEMOS: Que os animais nascem, crescem e morrem. Que as plantas não andam. Que os animais que tem osso são vertebrados e os que não tem são invertebrados. Os animais que comem carne são carnívoros.

O que queremos saber: Como os animais se classificam? Quanto tempo eles vivem? Qual o tempo de gestação de cada animal? Quanto tempo leva os ovos para chocar? Porque alguns animais não existem mais?

Como vamos saber: Pesquisando Nos livros Na Internet Entrevistas Com a exposição do professor.

O QUE VAMOS FAZER: Exposição dos trabalhos realizados. Gráficos comparativo com: tempo de vida e tempo de gestação dos animais. Exposição de trabalhos sobre animais em extinção. Mostra de diversas atividades realizadas pelos alunos: aquário, minhocário, bicho da seda, aves, ovos de diversos tipos de aves e mamíferos.

Quando? Início do projeto: Outubro. Desenvolvimento De Outubro a Dezembro. Mostra dos trabalhos Dia 02/12/03 na quadra do Colégio

Gráficos feitos pelos alunos

Alunos utilizando a Internet nas pesquisas

Um dos grupos participantes do Projeto

Sites e programas utilizados durante a realização do projeto htpp://penta2.urfgs.br/edutools/mapasconceituais www.google.com.br Programas Microsoft Word Microsoft Excel Power Point Cmap Tools