Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da igualdade Racial - Semira O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Comissão de Assistência Social – COAS
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Educação Escolar Indígena
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
Serviço de Responsabilização e Educação do Agressor à luz da Lei 11
DIÁLOGOS SETORIAIS BRASIL – UNIÃO EUROPÉIA SOBRE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS “A política de atendimento às mulheres vítimas de violência” Brasília,
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES EM QUIXADÁ
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
III SEMINÁRIO DEMOCRACIA, DIREITO E GESTÃO PÚBLICA
“Entidades e organizações de assistência social”
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Quem somos A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres é um organismo do governo municipal que visa propor, elaborar, articular, acompanhar e desenvolver.
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
Rio Mulher.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Contexto de atuação do CME
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Projeto de formação: Relações de gênero e violência
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
REUNIÕES REGIONAIS.
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Considerando-se os quatro eixos previstos na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, combate, prevenção, assistência e garantia.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Segurança Pública no novo Ciclo Orçamentário: os desafios da igualdade.
Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da igualdade Racial - Semira O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. O QUE É A SUPEM? EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771 Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011.

EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 / 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES – GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 / 9971-4771 ASSESSORAS - 62 3201-5394 Aparecida de Paula – cida_de_paula @yahoo.com.br Dila Resende – dilaresende@gmail.com Maria de Fátima Couto Lima – fatimacoutolima@yahoo.com.br Marianna Macedo – marianna.macedo@gmail.com Rita de Cássia Diniz – rcdiniz13@hotmail.com Luizmar Arruda – luizmararruda@gmail.com

COMPETÊNCIAS DA SUPEM: I – propor, desenvolver e apoiar programas e projetos de valorização da mulher nas diferentes áreas de sua atuação, incentivando sua participação social e política; II – executar programas e projetos de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados que visem à equidade de gênero e ao enfrentamento da violência contra mulheres; III – articular e fomentar ações de cumprimento das legislações que asseguram os direitos das mulheres; IV – fomentar estudos e pesquisas em gênero; V – promover a coleta de dados relacionados com a mulher goiana e disponibilizar informações sobre eles; VI – participar, supervisionar e avaliar, juntamente com os órgãos envolvidos, as atividades necessárias ao desenvolvimento de estudos, programas e projetos relativos a políticas públicas para mulheres; VII – realizar outras atividades correlatas. O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771

O QUE É A SUPEM? EQUIPE SUPEM: PROPOSTAS DE AÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES – SUPEM: fomentar ações positivas para ampliar o acesso à justiça e à assistência psicossocial das mulheres em situação de risco ou vítimas de todas as formas de intolerância; contribuir para a redução do índice de violência sexual e doméstica contra as mulheres; e promover o empoderamento e a inclusão social das mulheres, em especial das vítimas de violência.  O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771

O QUE É A SUPEM? EQUIPE SUPEM: ORGANISMOS INTEGRANTES DA REDE DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA CRIAÇÃO DE ORGANISMOS DE POLÍTICAS PARA MULHERES – OPM A criação de OPM voltadas para o atendimento da população feminina, no fomento de políticas públicas é uma reivindicação antiga e deve ser considerada pelo executivo municipal, visando atender ao público feminino que representa hoje a maioria do eleitorado, em um cenário de desigualdades de tratamento e violência comprovadas. CONSELHOS MUNICIPAIS DA MULHER - CMM A criação de conselhos municipais da mulher visa ao atendimento de reivindicações da população feminina no que tange aos grupos organizados da sociedade civil, que irão respaldar as ações da administração municipal nos assuntos inerentes ao combate à violência contra mulheres e desigualdades sociais. O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771

DELEGACIAS ESPECIALIZADAS DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES DEAM ORGANISMOS INTEGRANTES DA REDE DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DELEGACIAS ESPECIALIZADAS DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES DEAM As DEAM compõem a estrutura da Polícia Civil, órgão integrante do Sistema de Segurança Pública do Estado e tem por finalidade o estudo, o planejamento, a execução e o controle das funções da Polícia Judiciária , bem como a apuração das infrações penais, com exceção das militares e aquelas de competência da União. A competência especializada das DEAM se dá em razão da tipologia do crime a ser investigado, no caso específico, crimes que envolvam a violência de gênero. Todo ato de violência cometido contra a mulher, conforme definido no artigo 7° da Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha, que configure crime ou contravenção penal deve ser atribuição de investigação e apuração das DEAM. O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771

ORGANISMOS INTEGRANTES DA REDE DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA 2. CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO À MULHER CEAM O CEAM presta acolhida, acompanhamento psicológico e social, e orientação jurídica às mulheres em situação de violência, visando à ruptura da situação de violência e à construção da cidadania das mulheres, por meio de atendimento intersetorial e interdisciplinar. As ações dos CEAM devem ser pautadas no questionamento das relações de gênero, base das desigualdades sociais e da violência contra as mulheres e precisam enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres (violência doméstica, violência sexual, tráfico de mulheres, assédio sexual e moral, etc). O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011.

O QUE É A SUPEM? EQUIPE SUPEM: ORGANISMOS INTEGRANTES DA REDE DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA 3. NÚCLEO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO À MULHER NEAM Os NEAM prestam acolhida, apoio psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência. Diferenciam-se dos CEAM pela sua estrutura física e localização – em geral, funcionam em espaços menores, anexos às Delegacias Comuns e em municípios de menor porte. São implantados nos municípios onde não existem DEAM e/ou CEAM O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771

O QUE É A SUPEM? EQUIPE SUPEM: ORGANISMOS INTEGRANTES DA REDE DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA CASA ABRIGO As Casas Abrigo são locais seguros que oferecem abrigo protegido e atendimento integral a mulheres em situação violência doméstica sob risco de morte iminente. Constitui um serviço temporário e em geral de caráter sigiloso, no qual as usuárias poderão permanecer por período determinado (máximo três meses), durante o qual deverão reunir condições necessárias para retomar o curso de suas vidas. 5. CASA DE PASSAGEM As Casas de Passagem ou Casas de Acolhimento Provisório, constituem serviços de abrigamento temporário de curta duração (até 15 dias), não-sigilosos, para mulheres em situação de violência, acompanhadas ou não de seus filhos, que não correm risco iminente de morte. Vale destacar que as Casas de Passagem não se restringem ao atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, devendo acolher também mulheres que sofrem outros tipos de violência, em especial vítimas do tráfico de mulheres. O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771

Convênios com o Governo Federal O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771

Convênios com o Governo Federal O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771

Convênios com o Governo Federal O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771

Convênios com o Governo Federal O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771

Convênios com o Governo Federal O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771

Convênios com o Governo Federal O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771

PROJETO CASA ABRIGO O QUE É A SUPEM? EQUIPE SUPEM: Implantação de Casas-Abrigo para Mulheres em Situação de Violência Municípios Beneficiados: Aparecida de Goiânia Itumbiara Jataí Luziânia Uruaçu Prazo de Execução: 12 meses Início Previsto: agosto/2013 Valor Captado: R$ 1.133.310,50 O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771

PROJETO MULHERES RURAIS Fortalecimento da Cidadania e da Autonomia Econômica das Mulheres Rurais e seu Protagonismo na Economia Rural do Estado de Goiás Executar ações de mobilização, capacitação, produção, formalização jurídica, comercialização e assessoria às mulheres rurais e suas organizações produtivas. Territórios da Cidadania: Chapada dos Veadeiros: Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre e Teresina de Goiás; Vale do Paranã: Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Mambaí, Posse, São Domingos e Simolândia; e Vale do Rio Vermelho: Goiás, Heitoraí, Itaberaí, Itaguari, Itaguaru, Itapirapuã, Itapuranga, Mossâmedes e Sancrerlândia. Prazo de Execução: 24 meses Valor Captado: R$ 1.500.000,00 Público alvo: 2.500 mulheres O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771

AGENDAMENTO DE VISITAS: 62 3201-5394 A equipe da SUPEM está pronta para atender solicitações de encontros de esclarecimento e apoio às ações das Prefeituras. As Prefeituras interessadas poderão agendar visitas de representantes da SUPEM nos municípios. Podem ser solicitadas à Semira visitas para conhecer a estrutura e o atendimento do Centro de Referência Estadual da Igualdade – CREI, em Goiânia. O QUE É A SUPEM? Superintendência de Políticas para as Mulheres, regulamentada pelo Decreto 7.387 de 28/06/2011. EQUIPE SUPEM: SUPERINTENDENTE: Eliana França franca_eliana@hotmail.com 62 3201-5303 9903-8146 GERENTE DE PROJETOS E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES - GEPIA Maria Rita Medeiros Fontes maria_rita21@yahoo.com.br 62 3201-5327 9971-4771 “ A Essência dos Direitos Humanos é o Direito a Ter Direitos” Hannah Arendt