Epistemologia e ciência da informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Young Peoples Images of Science Capítulo 1: Introduction José Adolfo Renata Cardoso.
Advertisements

DCP 2006 MESTRADO EM EDUCAÇÃO MULTIMÉDIA Educação Multimédia I Ano lectivo de º Semestre.
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Fundamentação teórica e o Estado-da-Arte em Gestão do Conhecimento
Ciência da Computação é Ciência (Denning, 2005)?
Administração – Principais correntes
PIAGET.
A ética (como teoria) Ética é uma argumentação,
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
4 Crítica ao método ou paradigmas e programas de pesquisa.
1 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação O processo de simulação significa dirigir o modelo de um sistema com entradas satisfatórias.
FUNDAMENTOS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Hermenêutica Digital: Um Esboço
Censup 2011 Uma experiência inovadora Elisabeth de Araújo Ferreira Coordenadora de Informações Gerenciais.
Dedicado àqueles da minha geração que sabem o significado
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Aula 4 de filosofia da ciência
CONTRIBUCÕES PARA UMA ONTOLOGIA DIGITAL III Colóquio Internacional de Metafísica (CIM) de abril de 2009, Natal, Brasil, UFRN Rafael Capurro Hochschule.
Ilustração Agenda: CATEGORIAS UTILIZADAS: Relação SUJEITO - OBJETO
Introdução à Comunicação Catarina Duff Burnay 2013
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
A Psicologia ou as Psicologias
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA MARÇO 2014 TEORIAS DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Abordagem Comportamental da Administração
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Ciência, tecnologia e sociedade
Introdução ao Direito Internacional Privado
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Immanuel Kant Critica da razão pura (teoria do conhecimento) e
Funções Mentais Superiores Linguagem e Pensamento
Immanuel Kant Critica da razão pura (teoria do conhecimento) e
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR PROF.(ME)
BC0101 BASES DA CIÊNCIA MODERNA AULA 2 CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DE CIÊNCIA.
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PESQUISA CIENTÍFICA.
Filosofia Aula 1.
Digite aqui o título da webquest Digite aqui outras informações sobre a webquest Responsável, escola, a quem se destina, etc. Introdução Tarefa Processo.
Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
Actos de fala Acção comunicativa Interação estratégica.
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social ENSP/FIOCRUZ Comunicação, Informação, Território e Redes Regina Maria Marteleto Laces/Icict/Fiocruz.
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
Superação paradigmática no campo da CI: tendências contemporâneas Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos da Ciência da Informação.
Fundamentos da Ciência da Informação – Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo Consolidação e superação de paradigmas na Ciência da Informação.
Informática e Documentação Prof
Marcos L Mucheroni Informática e Documentação Prof. Dr Marcos L Mucheroni Aula 4 2º. Semestre de 2014.
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
Teoria matemática da comunicação ________________________________ Professor: Carlos Alberto Ávila Araújo Disciplina: Fundamentos Teóricos da Informação.
Karl-Otto Apel. Reflexões no mundo da ética. Ética de Responsabilidade Princípios éticos gerais Princípios éticos ideais Fundamentação última da ética.
Teoria matemática da comunicação ________________________________ Fundamentos da Ciência da Informação Claude Shannon e Warren Weaver Sistemas de informação:
O sujeito informacional no cruzamento da ciência da informação com as ciências humanas e sociais Carlos Alberto Ávila Araújo Escola de Ciência da Informação.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Superação paradigmática no campo da CI: tendências contemporâneas Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos Teóricos da Informação - ECI/UFMG 12 de abril.
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Fundamentos da Ciência da Informação – Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo Paradigmas e objeto de estudo da Ciência da Informação.
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Organização de informação e fronteiras tecnológicas Nair Y. Kobashi ECA-USP.
________________________________
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
Teoria matemática da comunicação ________________________________ Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos Teóricos da Informação - ECI/UFMG 08 de abril.
Estudos Avançados em Ciência da Informação Módulo 2 CI como ciência social.
Estudos de usuários em bibliotecas escolares: aspectos teóricos e metodológicos Carlos Alberto Ávila Araújo - UFMG Estudos de usuários em bibliotecas escolares:
Informática e Documentação Prof
Informática e Documentação Prof
Transcrição da apresentação:

Epistemologia e ciência da informação Rafael Capurro Stuttgart University of Applied Sciences www.capurro.de

Introdução O conceito de paradigma (Th. Kuhn) “paradeigma” = exemplificar, mostrar uma coisa com referência a outra “ciência normal” e “período revolucionário” três paradigmas da ciência da informação: físico, cognitivo, social o conceito de informação

I. Correntes epistemológicas do século XX A hermenêutica (Heidegger, Gadamer) O racionalismo crítico (Popper) A teoria crítica (Apel, Habermas) Epistemologia e biologia O construtivismo (von Foerster, Maturana/Varela) A teoria dos sistemas (Luhmann)

II. Paradigmas epistemológicos da ciência da informação O paradigma físico: Shannon e Weaver: informação e mensagem os experimentos de Cranfield: recall e precision informação semântica e pragmática (MacKay, Bar-Hillel, Dretske, Barwise/Perry) “information-as-thing” (Buckland)

II. Paradigmas epistemológicos... O paradigma cognitivo: Paul Otlet e Henri Lafontaine Popper e Brookes: o “terceiro mundo”, “os problemas em si” e a “informação objetiva” os “estados de conhecimento anômalos” (Belkin) Ingwersen: o sujeito cognoscente e suas necessidades Vakkari: os estados anômalos e as estratégias de busca

II. Paradigmas epistemológicos... O paradigma social: Frohmann e a crítica ao paradigma cognitivo Heidegger, Wittgenstein e a hermenêutica artificial HjØrland e a “domain analysis”

II. Paradigmas epistemológicos... A diferença entre: mensagem (oferta de sentido) informação (seleção de sentido) é a diferença crucial de nossa disciplina entendida assim também como teoria das mensagens e não apenas como teoria da informação.

II. Paradigmas epistemológicos... Dos “estados cognitivos anômalos” (Belkin) aos estados existenciais anômalos “Informação é conhecimento em ação” (Kuhlen) Peirce e Brier: “cybersemiotics” É possível criar uma teoria unificada da informação? (Hofkirchner)

Conclusão Conseqüências práticas dos paradigmas epistemológicos: Hermenêutica de usuários Hermenêutica da coleção Hermenêutica do sistema intermediário Nem linguagem universal nem linguagem privada Informação - para quem?

Conclusão Vivemos em uma sociedade de mensagens digitais Da sociedade de distribuição hierárquica de mensagens à sociedade interativa O desafio epistemológico e epistemoprático

Conclusão "Assim é nossa crença que o destino final, o objetivo do trabalho com a informação é promover o desenvolvimento do indivíduo de seu grupo e da sociedade. Entendemos por desenvolvimento de uma forma ampla, como um acréscimo de bem estar, um novo estágio de qualidade de convivência, alcançado através da informação. A ação social maior é fazer a luz brilhar para cada ser humano através da informação como mediadora do conhecimento." (Barreto 2002)