Normas de Auditoria Governamental no Processo de Convergência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
Advertisements

A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Controle Externo em Ação: A Implementação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público Inaldo Araújo
V ENCONTRO DO COLÉGIO DE CORREGEDORES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL MARÇO/2008 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA CONSELHEIRO MANOEL CASTRO PRESIDENTE.
Instituto Rui Barbosa Instituto Associação de Estudos e Pesquisas dos Tribunais de Contas Associação de Estudos e Pesquisas dos Tribunais de Contas Conselheiro.
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
PLANO DE GESTÃO.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Auditoria Pública e o Processo de Convergência
II Fórum Nacional de Contabilidade Pública
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
ADOÇÃO DAS IFRS NO BRASIL
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Escolha de Sofia custo d b h g f ea Receita potencial Receita efetiva Alíquotas nominais c.
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
COMITÊS 2011 / 2012
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Fabiano André Vergani
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – SEFAZ EXCELÊNCIA NA GESTÃO DE PESSOAS AGOSTO
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
Os múltiplos papéis da área de RH
Promoex 1.5. Resultado Primário estabelecido na LDO - Art. 4 §1º e Art. 9º LRF COMPARTILHAMENTO DE CONTROLES INFORMATIZADOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE.
Modernização do Estado e Controle Externo O desafio do alinhamento estratégico PROMOEX Florianópolis 28/06/2007 Francisco Gaetani
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DOS ESTADOS E DOS MUNICÍPIOS - PROMOEX O que é o Promoex? O Promoex.
Propor um conjunto de ações que possam ser utilizadas pelas unidades de educação corporativa dos Tribunais de Contas na concepção, estruturação e implantação.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Disseminação de Políticas Estruturantes de Desenvolvimento   Desenvolvimento Municipal Sustentável e Fomento aos Pequenos Negócios PROSPERAR.
PLANO DE CAPACITAÇÃO DO TCU – 2013
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
WS Final Resultados e Recomendações
Seminário Regional São Paulo - SP
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs – QATC
Atuação da CGU no Ministério da Fazenda Rodrigo Fontenelle.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
CONTROLE SOCIAL E CONTROLE PÚBLICO Interatividade para a efetividade e Credibilidade das instituições Conselheiro ANTONIO JOAQUIM Presidente da ATRICON.
Planejamento e Responsabilidade Social
REUNIÃO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
PARCERIA. Desenvolvimento dos Controles Internos das instituições governamentais, visando ao aprimoramento da gestão pública sob os aspectos da integridade.
Março Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Quem faz o Controle Interno no Brasil? Algumas informações do Perfil de Recursos Humanos dos Órgaos de Controle Interno.
Atuação dos agentes de Controle Social
Excelência na Gestão Pública
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – SEFAZ ALCANCE DO EQUILÍBRIO FISCAL AGOSTO
Universidade Corporativa Procenge
ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO O Intercâmbio e a Modernização dos Tribunais de Contas do Brasil Cons. Luiz Sérgio Gadelha Vieira.
Fortalecimento do sistema de controle externo como instrumento de cidadania, incluindo a intensificação das relações intergovernamentais e interinstitucionais,
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
“O BID E A MODERNIZAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS”
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
ABEP Síntese das Atividades da Consultoria Executiva.
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
PARCERIAS INTERNACIONAIS PARA A BOA GOVERNANÇA DO CONTROLE
Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Universidade de São Paulo.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
XXXI FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Participativo 2014 Fortaleza – Ceará 05 de Novembro de 2013.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

Normas de Auditoria Governamental no Processo de Convergência Painelistas: Cons. Severiano Costandrade Cons. Inaldo Araújo

Roteiro das Apresentações O Instituto Rui Barbosa (IRB): negócio e missão A importância do PROMOEX para os Tribunais de Contas brasileiros Principais produtos do PROMOEX As Normas de Auditoria Governamental O processo de convergência das normas

Severiano Costandrade Instituto Rui Barbosa Conselheiro Severiano Costandrade Associação de Estudos e Pesquisas dos Tribunais de Contas 3

Aprimoramento do Controle Externo Negócio Aprimoramento do Controle Externo

Missão Fomentar a capacitação e o estudo de temas ligados à fiscalização dos recursos públicos e à modernização de procedimentos, visando contribuir com o aprimoramento do Sistema de Controle Externo brasileiro.

PROMOEX PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE EXTERNO NOS ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS BRASILEIROS

PROMOEX 14 GRUPOS TEMÁTICOS: - AUDITORIA OPERACIONAL, ATOS DE PESSOAL, CONTROLE FISCAL, CONTAS DE GOVERNO, COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO CORPORATIVA, GESTÃO DE PESSOAS, NORMAS DE AUDITORIA, GRUPOS JUNTO À STN (NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA), PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL, RESPONSABILIDADE FISCAL E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Produtos PROMOEX PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Implantado em todos os Tribunais de Contas Software adquirido pelo IRB e disponibilizado a 26 TCs

Produtos PROMOEX PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM EAD Capacitação de 2 servidores por TC em Educação a Distância 4 módulos, ministrados pelos mais conceituados consultores do Brasil Multiplicadores

Ações de Comunicação PORTAL E REDE 7 mil servidores integrados www.controlepublico.org.br

Produtos PROMOEX NAGS – NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL Contemplam princípios básicos que regem as atividades dos TCs, sob conceitos modernos de auditoria e em convergência com normas da INTOSAI

Idealizadores Instituto Rui Barbosa – IRB ATRICON Tribunais de Contas Brasileiros Ministério do Planejamento

Parceria com o CFC Fortalecer a ampla aplicação, no âmbito dos TCs, das Normas Brasileiras de Contabilidade e Técnicas de Auditoria Governamental Incentivar o processo de convergência às Normas Internacionais de Auditoria das Entidades Superiores de Fiscalização (ISSAIs), recomendadas pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI)

Obrigado! Associação de Estudos e Pesquisas dos Tribunais de Contas