“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

O ENSINO DA CONTABILIDADE E A REALIDADE NACIONAL
FACULDADE METROPOLITANA
A (INTERIORIZAÇÃO DA) EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: QUAL LEGISLAÇÃO?
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A profissão de contador
EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
Ética em Computação.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Uma proposta de mudança
Comissão Própria de Avaliação Avaliação Institucional GERAL.
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
 Introdução a gestão de projetos. Área de conhecimento de projeto. Contexto da Gestão de Projetos. Principais processos da gestão de projetos. Gestão.
A RESOLUÇÃO 10 DO CNE DE 28 DE DEZEMBRO DE 2004: O ARTIGO 4º E AS COMPETÊNCIAS E AS HABILIDADES DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. JORGE LOPES, PhD.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Teoria Geral da Contabilidade
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Prof. Dr. David Lopes Neto
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Introdução A perícia contábil é uma ferramenta utilizada pelo sistema judiciário quando é necessário o esclarecimento de questões de natureza contábeis.
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Prática como Componente Curricular
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Composição da Câmara de Registro do CFC
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
AUDITORIA Auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério. É a comparação entre o fato ocorrido e o que.
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Rio do Sul, 24 de setembro de Contador Marcello Alexandre Seemann Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
O Patrimonialismo Cartorial, a Contabilidade e o determinismo legal nas diretrizes da Resolução 10 do CNE de 28 de dezembro de 2004 : a formação do profissional.
Transcrição da apresentação:

“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL” Exame de Suficiência

“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL” Exame de Suficiência Lei nº 12.249/10  - Artigos 76 e 77 - Seção V - Das Taxas e Demais Disposições.  Institui o Exame de Suficiência na forma de lei. A Lei foi retroativa a 16 de dezembro de 2009. O exame teve sua 1ª Edição em março de 2011. Estamos na 4ª edição que ocorrerá em 23.9.2012 PROF. OSCAR LOPES DA SILVA – MESTRANDO UFPR MEMBRO DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DE PROVAS - FBC

“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL” Exame de Suficiência RESOLUÇÃO CFC N.º 1.301/2010   Regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção ou restabelecimento de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Art. 1º Exame de Suficiência é a prova de equalização destinada a comprovar a obtenção de conhecimentos médios, consoante os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e no curso de Técnico em Contabilidade. PROF. OSCAR LOPES DA SILVA – MESTRANDO UFPR MEMBRO DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DE PROVAS - FBC

“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL” Exame de Suficiência Tipo de avaliçaão: Avaliação Somativa A expressão Avaliação Somativa refere-se à avaliação que pretende dar uma visão geral sobre o desempenho do estudante ao final de um período. (BLACK e WILLIAN, 1998a). PROF. OSCAR LOPES DA SILVA – MESTRANDO UFPR MEMBRO DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DE PROVAS - FBC

“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL” Exame de Suficiência Gronlund (1981) “A avaliação somativa tem como objetivos medir, aferir o conhecimento adquirido, as competências desenvolvidas no decorrer de um período ou de uma unidade de estudo. Esse modelo ganha forma por meio de testes formais e de exames de grande relevância como provas de proficiência, exames vestibulares, mostrando-se relevante para tal por sua praticidade e confiabilidade”. PROF. OSCAR LOPES DA SILVA – MESTRANDO UFPR MEMBRO DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DE PROVAS - FBC

“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL” Exame de Suficiência 4ª Edição set/2012 34.995 inscritos PROF. OSCAR LOPES DA SILVA – MESTRANDO UFPR MEMBRO DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DE PROVAS - FBC

“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL” Exame de Suficiência Contabilidade Geral Contabilidade de Custos Contabilidade Aplicada ao Setor Público PROF. OSCAR LOPES DA SILVA – MESTRANDO UFPR MEMBRO DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DE PROVAS - FBC

“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL” Exame de Suficiência Contabilidade Gerencial Auditoria, Perícia Contábil, Teoria da Contabilidade, Controladoria. PROF. OSCAR LOPES DA SILVA – MESTRANDO UFPR MEMBRO DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DE PROVAS - FBC

“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL” Exame de Suficiência Noções de Direito Público e Privado, Legislação e Ética Profissional, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade . PROF. OSCAR LOPES DA SILVA – MESTRANDO UFPR MEMBRO DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DE PROVAS - FBC

“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL” Exame de Suficiência Considerações Finais Resultados: Responsabilizar alunos? Responsabilizar professores? Responsabilizar instituições de ensino superior? Responsabilizar o Exame? Cabe a cada instituição de ensino avaliar seus resultados e propor melhorias internas, propor ações ao CFC e estar atentas ao cumprimento das ementas pelo corpo docente no desenvolvimento das habilidades e competências na formação dos seus discentes. PROF. OSCAR LOPES DA SILVA – MESTRANDO UFPR MEMBRO DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DE PROVAS - FBC

“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL” Exame de Suficiência O Exame de Suficiência é uma realidade. Não é possível, nestes tempos modernos, ignorar a capacitação e a qualificação profissional. Longe de criticar o ensino superior ou de medi-lo, acreditamos que o Exame de Suficiência veio para pontuar o profissional egresso no mercado de trabalho, ajudar a reconstrução da educação nas instituições de ensino, alertar professores e alunos que as exigências do mercado mudaram, ou porque não dizer, que este mundo em constante mutação, requer um profissional com mais habilidades desenvolvidas gerando uma maior competência profissional. Estamos certos que isto é um acordo geral com a sociedade brasileira: educarmos no ensino superior brasileiro, futuros profissionais mais competentes, éticos e socialmente responsáveis. Comissão de Elaboração de Provas do Exame PROF. OSCAR LOPES DA SILVA – MESTRANDO UFPR MEMBRO DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DE PROVAS - FBC

“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL” Exame de Suficiência “OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL” Exame de Suficiência PROF. OSCAR LOPES DA SILVA prof_oscarlopes@hotmail.com PROF. OSCAR LOPES DA SILVA prof_oscarlopes@hotmail.com PROF. OSCAR LOPES DA SILVA – MESTRANDO UFPR MEMBRO DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DE PROVAS - FBC

COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DE PROVAS