Conceitos Básicos Necessidade Humana Bens e Serviços

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Advertisements

Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
De Graça Até Injeção na Testa: Verdade ou Mentira?
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO
Empresas em Mercados Competitivos
Dez Princípios de Economia
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
ANALISE DE CUSTO-VOLUME-LUCRO
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural

MACRO I FUNDAMENTOS DE ECONOMIA I
Fundamentos de Economia
Pensando como um Economista
Teoria Neoclássica Duas Estruturas de Mercado Extremas
Controladoria Aula 8 Msc. Karine R. de Souza ..
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia
Introdução à Microeconomia
Margem de Contribuição
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Mercados perfeitamente concorrenciais Prof. Jorge Mendes de Sousa
Introdução a Microeconomia
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA.
Prof. Frederico Cavalcanti
Dez Princípios de Economia
Prof. Vicente Eudes MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS PROF. VICENTE EUDES
Consumo versus poupança
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
Noções gerais de Economia
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Monopólio.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Dez Princípios de Economia
Ponto de Equilíbrio – Break Even
Aula 10: Custos de Produção
Capítulo 13 Os Custos da Produção I.
Módulo 05 Planejamento Financeiro. Objetivo da empresa.  O que você quer para sua empresa?  Exemplo: 1. Quantificar: aumentar as vendas em 10%. 2. Período.
Macroeconomia.  Macroeconomia É o estudo dos agregados econômicos. Estudamos o comportamento de variáveis como produto, inflação, desemprego, consumo,
MICROECONOMIA Aula 7 – Análise da Teoria da Produção.
Prof. João Carlos Bragança
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Economia e Análise de Mercado
Oferta de Mercado Aula 5.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
O Modelo OA - DA 7.1 Este modelo agrega todos os mercados, isto é, usa as condições de equilíbrio dos mercados de bens, financeiro e de trabalho para derivar.
Oferta e Demanda.
Análise de Viabilidade Econômica de Projetos
Noções básicas MC e PE.
Medindo a Renda de Uma Nação
Políticas de controle da demanda
Economia Conceitos Básicos.
Administração Financeira e Orçamentária I
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Determinação de Preços
Objetivo da Firma A teoria do consumidor busca compreender como o indivíduo forma a demanda, tanto individual quanto total, e como consegue maximizar a.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Orçamento e Custeio (Cont. Custos) Prof. Jurandyr Costa Seixas.
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Formação de Preço de Venda 7 semestre – Parte 2 (B2) Profª Fatima Santos.
Noções básicas do mercado
Transcrição da apresentação:

Conceitos Básicos Necessidade Humana Bens e Serviços Recursos Produtivos Agentes Econômicos Mercado Fluxos e Estoque

Economia é o estudo de como a sociedade administra os seus escassos recursos Economistas estudam... ...como as pessoas tomam decisões ...como as pessoas interagem entre si ...as forças e as tendências que afetam a economia como um todo

Podemos dividir os 10 princípios da economia em: Como as pessoas tomam decisões Como as pessoas interagem Como a economia como um todo funciona

Dez Princípios da Economia Como as pessoas tomam decisões Pessoas enfrentam o problema da “escolha” O custo de algo é o que você tem de desistir de ter, para ter esse algo Pessoas racionais agem na margem Pessoas respondem à incentivos

Dez Princípios da Economia Como as pessoas interagem O comércio pode fazer com que todos melhorem Mercados normalmente são boas formas de organizar a atividade econômica Governos podem, algumas vezes, melhorar os mercados

Dez Princípios da Economia Como a economia funciona O nível de vida de um país depende da sua habilidade de produzir bens e serviços Os preços sobem quando o governo imprime muito dinheiro A sociedade enfrenta, no curto prazo, uma escolha entre inflação e desemprego

Duas Suposições Básicas da Economia Comportamento racional Interesse pessoal

Ponto de Equilíbrio Visão “Oferta x Demanda” Qe Na OFERTA: p = f( Q ofertada) Na Demanda: p = f( Q demandada)

Ponto de Equilíbrio Visão “Receita x Custos” Qe Q p

Ponto de Equilíbrio R = Receita = p x Q onde: p = preço do produto Q = Quantidade vendida; Qe = Qt. no equilíbrio CF = Custo Fixo; CV = Custo Variável; CVmt = Cvmédio total se: CT = CV + CF CV = CVmt x Q , temos: CT = CF + CVm x Q no equilíbrio: R = CT; logo: p x Qe = CF + CVmt x Qe teremos: Qe = CF (p – CVmt)

Ponto de Equilíbrio Qe = CF (p – CVmt) CVmt = CVm + impostos + margem de lucro desejada