A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Capítulo II - Alfabetização e letramento digital -Carla Viana Coscarelli – páginas 25 a 40. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital:
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO.
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.

POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
Padrões de competência em TIC para professores
Tecnologias na escola.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Educação, Comunicação e Internet Educação, Comunicação e Internet.
REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
O uso da internet nas escolas
Educação, Comunicação e Internet
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Fácil. Disponibilizar arquivos como em um anexo de (os arquivos ficam em um único lugar) Sim. Somente docentes podem publicar arquivos no ambiente.
educação NA ERA DIGITAL
Os PCDs e as Tecnologias Assistivas
Licenciatura em Pedagogia a Distância
O Uso Pedagógico do Blog
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Internet para professores.
A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM DUAS ESCOLAS NA CIDADE DE GOIÂNIA INTRODUÇÃO O consumo de alimentos com alta.
seminário: redes sociais, os professores e o ensino
Orientação Educacional
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Tiara Gonzaga Freitas Professoras – Elsa Guimarães Gilca Vilarinho Abril 2007.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Acadêmica: Dayane Aparecida Alves Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Resumo do texto Leituras e escritas de jovens na era das mídias Sergio Luiz Alves da Rocha (PROPED/UERJ Em seu trabalho de pesquisa sobre Leituras e Escritas.
E.M.E.F. Presidente Vargas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Patrícia Maia Alves Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes

Primeiramente, é preciso... Saber: Qual a finalidade da internet para nós docentes? Como eu uso a internet? Quando posso me valer da internet como instrumento educativo?

Finalidade da internet Servir de divulgação de ideias (daí o termo “site” que significa “ideia”) Ambiente de relacionamento social. Ex.: chats, MSN,Orkut, Facebook, entre outras redes. Discussão de ideais. Ex.: blogs, grupos de discussão, fóruns e etc. Compartilhamento de arquivos, como textos em formato “pdf”; Apresentação de entidades publicas ou privadas;

Finalidade da internet Troca de informações (através de e-mails); Criação de ambientes de negócios, como anúncios de mercadorias por exemplo.

Para nós docentes? Pode servir para: Busca de materiais pedagógicos; Pesquisa de conceitos; Indicações bibliográficas; Fazer redes de interação; Troca de informações (e-mails).

Sabemos que... A internet pura e simplesmente é um meio e não um fim.

Também sabemos que... Que existe um grande déficit em termos de acesso digital no Brasil - Existem escolas que não possuem computadores; - Que apesar de haver aumento no número de pessoas acessando a internet no país, o computador é em muitos casos entendido como “artigo de luxo” - Não há um direcionamento para pesquisa na escola, sendo que na maioria das vezes os alunos acabam plagiando textos e/ou páginas inteiras da internet.

Para pensar... O uso da Internet nas escolas está delimitado, em sua maioria na pesquisa de informação. As pessoas esquecem que o grande potencial da Internet é a comunicação. Entretanto, dentro de nossa visão de processo, isso é admissível. Em um primeiro momento, usamos a Internet como ferramenta e sua característica mais marcante que é o acesso à informação. Após um processo de maturação, percebemos que a Internet é mais que isso: passamos a usá-la como uma rede comunicação. Passamos a participar de projetos e eventos colaborativos mundiais, a participar de Listas de Discussão no qual debatemos e trocamos experiências ea usa-la com ferramenta de expressão política e social. Prof. José Junio Lopes  Site Clube do Professor

Também sabemos que... Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.

Importante JONASSEN (1996) classifica a aprendizagem em: Aprender a partir da tecnologia (learning from), em que a tecnologia apresenta o conhecimento, e o papel do aluno é receber esse conhecimento, como se ele fosse apresentado pelo próprio professor; Aprender acerca da tecnologia (learning about), em que a própria tecnologia é objeto de aprendizagem; Aprender através da tecnologia (learning by), em que o aluno aprende ensinando o computador (programando o computador através de linguagens como BASIC ou o LOGO); Aprender com a tecnologia (learning with), em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.

Para Celso Antunes

A História na internet Hoje há um grande número de blogs e sites voltados à História. O problema ao nosso ver são dois, basicamente: - Credibilidade; - Como tornar os recursos que a cada vez mais surgem em recursos para o fazer docente e acadêmico?

Fonte: Entrevista de Michel Goulart ao Instituto Claro

Referências A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR. Disponível em http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm Último acesso: 08 janeiro /2010 Dicas para a criação de um blog educativo. Blog Falando de História. Disponível em: http://falando-historia.blogspot.com/2011/04/dicas-para-criacao-de-um-blog-educativo.html Último acesso em: 18 outubro 2011 http://www.masaia.com.br/energiabalneario/antunes/texto5.pdf ultimo acesso: 08/01/2010