INTERANGINDO OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS EM BRAILLE PROFESSORA:MARIA ALDETE DE SOUZA ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATRIBUIÇÕES E PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
FEIRA DO LIVRO MINAS DO LEÃO 2007 – III Feira Municipal do Livro Um novo formato com o Projeto FAROL DA LEITURA.
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
João Paulo da Silva Gomes Luis Roberto Ribas Luiz Fernandes Marques
-Apropriação do Relatório Pedagógico
PROJETO DE INFORMÁTICA
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Plano de Ação Pedagógica
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
MODELO SOCIAL...desvantagem ou restrição de atividade provocada pela organização social contemporânea, que pouco ou nada considera aqueles que possuem.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Pederneiras- São Paulo
Mobilização da Comunidade Escolar
“O Menino que Trouxe Luz ao Mundo da Escuridão”.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Curso de Extensão MAQUETES E MAPAS COMO MOTIVADORES DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA (Araras / SP) Rede Nacional de Formação Continuada.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
4 de Janeiro de de Janeiro de 1852 Clique 1.
LUZ NA ESCURIDÃO.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Profa. Cristina Araújo de Farias
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
“O Menino que Trouxe Luz ao Mundo da Escuridão”.
Blog na Escola Governo do Estado do Acre Secretaria de Estado de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE RIO BRANCO-AC, AGOSTO/2008.
SISTEMA BRAILLE LOUIS BRAILLE – NASCEU EM 04/01/1809 E FALECEU EM 06/01/1852, DE TUBERCULOSE EM PARIS. AOS 3 ANOS SOFREU UM ACIDENTE QUANDO BRINCAVA NA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Aprendendo com as diferenças.
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Inclusão de Pessoas Cegas na Escola e no Mundo Digital Núcleo de Ensino de Guaratinguetá Coordenadora Profª Drª Vera Lia Marcondes C. de Almeida Bolsistas.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
1 Oficina Sobre Multipla-Descobrindo Possibilidades Módulo I – Adequações curriculares para criança/jovem com deficiência múltipla Objetivo: Discutir a.
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
MURAL EMPIRICO x MURAL CIENTÍFICO.
Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 3 de dezembro.
FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - FCEE.
MATGRAFVOICE: SISTEMA DE TRATAMENTO MATEMÁTICO E VISUALIZAÇÃO TÁTIL DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS ATRAVÉS DE UMA IMPRESSORA BRAILLE Aluna: Lorena León Q Orientador:
DADOS, TABELAS E GRÁFICOS DE BARRAS.
Transcrição da apresentação:

INTERANGINDO OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS EM BRAILLE PROFESSORA:MARIA ALDETE DE SOUZA ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO SOCIAL NÚCLEO TECNOLÓGICO EDUCACIONAL SANTARÉM -PARÁ NOVEMBRO-2007

JUSTIFICATIVA Fala-se muito em inclusão, mas esta só acontecerá de fato, se nós educadores socializarmos os métodos utilizados nas diversas necessidades educacionais especiais. Este trabalho focaliza a Área de deficiência visual, portanto o MÉTODO BRAILLE. No momento temos o propósito de oferecer espaço para reflexão e aquisição de conhecimentos relacionados a temática.

CLIENTELA ALUNOS DAS 1ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ONÉSIMA PEREIRA DE BARROS E COMUNIDADE INTERESSADA NO ASSUNTO.

META Média de 20 alunos(04 alunos por turma)

OBJETIVO GERAL OPORTUNIZAR OS EDUCANDOS E A COMUNIDADE EM GERAL O CONHECIMENTO ACERCA DO MÉTODO BRAILLE E EM ESPECÍFICO OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS NESTE SISTEMA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conhecer o sistema Braille; Utilizar a Plataforma Linux para Apresentações de Trabalhos; Apropriar-se dos símbolos Matemáticos em Braille; Interagir com educandos portadores de necessidades especiais na área visual.

METODOLOGIA Confeccionar cartazes com o alfabeto braille; Escrever frases em braille e transcrevê-las em tinta; Confeccionar cartazes com os números em braille e outros símbolos matemáticos;

Produzir jogos educativos com os símbolos matemáticos; Mostrar a Plataforma Linux aos educandos; Utilizar o correio eletrônico como forma de comunicação através de envio e recebimento de mensagens, divulgando seus trabalhos;,

DESENVOLVIMENTO A importância do Braille na vida dos cegos 1. O ensino dos cegos foi iniciado no século XVIII por Valentin Haüy ( ) em Paris,mas a educação só atingiu níveis satisfatórios depois do aparecimento do Braille - processo de leitura e escrita por meio de pontos em relevo hoje adaptado no mundo inteiro, inventado pelo jovem cego francês Louis Braille ( ), de quem tomou o nome.

Louis Braille nasceu na pequena aldeia francesa de Coupvray, no dia 4 de Janeiro de O pai, homem de certo prestigio na região, era seleiro ou correeiro. Aos três anos, quando brincava na oficina de trabalho do pai, ao tentar perfurar um pedaço de couro com uma sovela, aproximou-a do rosto, acabando por ferir o olho esquerdo. A infecção produzida pelo acidente expandiu-se e atingiu o outro olho. O menino ficou completamente cego. LOUIS BRAILLE

CELA BRAILLE Tratava-se de um método de comunicação tátil que usava pontos em relevo dispostos num retângulo com seis pontos de altura por dois de largura

ALFABETO BRAILLE

NÚMEROS EM BRAILLE

LETRAS ACENTUADAS

AGORA É SUA VEZ, TENTE TRANSCREVER dica: está em espanhol

CRONOGRAMA

AVALIAÇÃO Dar-se de forma processual. Observamos o interesse da turma nas atividades desenvolvidas (as teóricas e produção das tabelas em alto relevo), freqüência e as consideramos parte do processo, culminando com a socialização na Feira do Conhecimento em Dezembro.

LEMBRA DA FRASE EM ESPANHOL? EM PORTUGUÊS SERIA... OS VERDADEIROS OLHOS ESTÃO NO CORAÇÃO. autor desconhecido

Especialista em Educação Matemática Escola Onésima (Ensino Comum) Madre Imaculada (Sala de Recursos) Professora Aldete