Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon/SP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INFLAÇÃO.
Advertisements

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE JUIZ DE FORA FINANCEIRO
O que é Conta EBTA ? É um sistema de pagamento centralizado, destinado exclusivamente à compra de passagens aéreas. Permite concentrar, em um.
Bem Vindo
A Inflação e o Imbróglio Fiscal.
Trajetória da Selic e Inflação.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM MARÇO/2008.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2008.
REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL: PROJEÇÕES DE LONGO PRAZO
Palestra no IX Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor Apectos Polêmicos das Tarifas Bancárias ROBERTO AUGUSTO CASTELLANOS PFEIFFER DIRETOR EXECUTIVO.
Tarifas Bancárias: análises, desafios e perspectivas Novembro 2007 São Paulo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO.
Ministério da Fazenda 1 1 Tarifas Bancárias: Propostas de Regulação Secretaria de Acompanhamento Econômico 22 de novembro de 2007.
Funções Essenciais dos Bancos
TARIFAS BANCÁRIAS Um novo cenário São Paulo, 31 de março de 2008.
Fonte das informações:
AUDIÊNCIA PÚBLICA Comissão de Defesa do Consumidor CÂMARA DOS DEPUTADOS 25 OUT 2011.
TIAGO SILVA – DIRETOR DO PROCON
O BANCO DO BRASIL E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Comissão de Assuntos Econômicos Subcomissão Temporária de Avaliação da Política Fiscal Cleber Oliveira Agosto de 2011.
Um novo Cenário Econômico - Resseguro Aberto Francisco Galiza, Consultor Fevereiro/2007 Seminário Resseguro.
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
CURSO TÉCNICO EM SUPORTE E MANUTENÇÃO EM IMFORMÁTICA
Reunião de conjuntura setembro de 2010
Reunião de conjuntura 23 de Setembro de Reunião de conjuntura A cadeia em números: dados atualizados para 2009 A evolução recente da construção.
Classes e objetos Arrays e Sobrecarga
Basiléia II - Risco de Crédito Implementação e Diagramação
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM MARÇO/2005 BRASÍLIA,
Aplicações de Certificados Digitais
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM JANEIRO/2008.
DADOS SETORIAIS 2006 FATURAMENTO NACIONAL DO SETOR Fonte: Sinaprocim – Jan07 1.
24 Medindo o Custo de Vida.
Banco de Temas. Informações Gerais Período –De 1º de julho a 30 de setembro de 2007 Participantes –Todos os corretores cadastrados na Liberty Seguros.
Confidence Travel Card
O que significa repactuar o regulamento do Plano Petros?
Perfit Comércio GeneaMinas Sistemas.
República Federativa do Brasil Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2009 Abril 2008.
Preço do botijão de gás não sofre alteração nos últimos quatro meses Reinaldo Chiconi O preço do botijão de gás de cozinha na região permaneceu estável.
Educação – Piso Nacional da Educação Porto Alegre, 22 e 23 de Novembro de 2012.
Medindo o Custo de Vida Capítulo 24.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2005.
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM JANEIRO/2006 BRASÍLIA,
SPB: Sistema de Pagamentos Brasileiro
Administração de Sistemas de Informação
VOCÊ PODE NEM PERCEBER, MAS MUITAS VEZES É ENGANADO! NÃO PERCA DINHEIRO À TOA!!! SAIBA COMO AS EMPRESAS ATUAM E DEFENDA-SE! Clique para avançar.
República Federativa do Brasil Lei de Diretrizes Orçamentárias 2007 PROJETO DE LEI Abril de 2006.
Mar.2011 Normas-Padrão Implementação dos ajustes Lei /10 - Artigo 19.
Aula 12 Dia – 08/11.
FÓRUM PERMANENTE DA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE Comitê de Investimento e Financiamento Abril/2008.
Plano de Metas 2010 Negociação das Metas. Considerações Iniciais •Para 2010 teremos as seguintes metas (13): –Associados –Depósitos – exceto poupança.
F ó rum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Comitê Temático Investimento e Financiamento Abril/08.
1 Brasília, Padronização dos Serviços Bancários Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Departamento de Normas do Sistema.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Aulas 06, 07 Exercícios BP.
REAJUSTES SUL AMÉRICA SAÚDE. Tipos De Reajustes  Reajuste Retroativo A 2005/2006;  Reajuste Anual (Termo De Acordo);  Reajuste Por Mudança De Faixa.
Oficina "Controle das Fontes de Recursos"
MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE X CLIENTE
CARTÃO DE PAGAMENTOS DO GOVERNO FEDERAL FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PAULO M. BUSS.
Fundação Coelce de Seguridade Social Planos de Benefícios Janeiro/2008.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente.  Valor total: conjunto de benefícios esperados.
Agenda Equipes Custo Pessoal.
Sistema Tributário: Diagnóstico e Elementos para Mudanças
A questão dos Juros no Brasil
UMA OPÇÃO PARA REDUZIR OS CUSTOS BANCÁRIOS E GERAR LUCRATIVIDADE PARA A CLASSE DE CORRETORES DE SEGUROS.
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
PROJETO REDENÇÃO INVESTIMENTO BAIXO CREDIBILIDADE – ação em massa de forma inteligente Como obter a restituição dos valores cobrados de forma abusiva através.
INFLAÇÃO. DEFINIÇÕES 1) Taxa de variação relativa de preços. 2) Aumento geral e persistente de preços.
“O índice de cálculo para atualização monetária das dívidas dos Estados e Municípios” Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Direitos Humanos e.
COMENTÁRIOS AO PL Nº 4076/2001 Dr. Roberto Augusto Castellanos Pfeiffer Diretor Executivo- Procon/SP Professor da DIREITO GV.
Piso Nacional da Educação
Transcrição da apresentação:

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon/SP TARIFAS BANCÁRIAS Roberto Augusto Castellanos Pffeifer Diretor Executivo Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon/SP

Crescimento da receita de serviços no faturamento total dos bancos Percentual da receita de serviços no faturamento total dos bancos 1994 = 2,5% 2006 = 20%

Relação entre banco e cliente (pessoa física)‏ Em março/2005, um levantamento do Procon/SP junto aos 10 maiores bancos já apontou que, aproximadamente 70% dos consumidores tinham suas contas tarifadas através de pacotes/cestas oferecidos pelos bancos. Há muita dificuldade para comparação de valores tanto nas tarifas avulsas quanto nos pacotes/cesta. (fonte: Procon/SP)‏ .

Pesquisa Procon/SP- Tarifas Bancárias É realizada desde 1996 Os pacotes/cestas são comparados desde 2005 Para poder realizar a comparação foi necessário selecionar alguns produtos/ serviços mais utilizados pelos consumidores, devido à variedade de nomenclaturas e serviços oferecidos nos pacotes

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS TARIFAS AVULSAS (1996-2008)‏

Criação de novas tarifas Exemplos de novas tarifas conforme pesquisa Procon/SP (fevereiro/08)‏ Nossa Caixa Remessa domiciliar de talão de cheques de isenta para R$5,80 Saque no terminal eletrônico do auto-atendimento de isento para R$1,20 (a partir do 5º saque/mês)‏ Safra Manutenção de conta corrente especial ativa (mês)‏ de isenta para R$9,00

Diferenças significativas nos valores das tarifas avulsas entre os bancos Dentre os itens comparados nas pesquisas de 2006 a 2008, consta-se que a maior diferença na cobrança de tarifa avulsa ocorreu:

Exemplos de reajustes aplicados – tarifas avulsas (comparativo entre pesquisas de fev/2007 e fev/2008)‏ Banco Safra Extrato semanal no terminal eletrônico de R$0,50 para R$7,50 - 500% de aumento Renovação de cheque especial (mensal)‏ de R$5,00 para R$7,50 – 50% de aumento CEF Remessa domiciliar de talão de cheques de R$4,50 para R$6,00 – 33,33% de aumento Nossa Caixa Manutenção de conta corrente especial ativa de R$7,00 para R$8,80 – 25,71% de aumento INDICE DE INFLAÇÃO DO PERÍODO = 5% aproximadamente (INPC – IBGE)‏

TABELA PACOTES/CESTA

Comparação dos valores médios mensais dos pacotes/cestas com o salário mínimo

Falta de informações claras TABELAS AFIXADAS NAS AGÊNCIAS São muito extensas e com muitas informações – em médica apresentam 324 itens As tarifas de pessoa física e jurídica não estão claramente separadas Não apontam quais são as tarifas novas e quais sofreram alteração Os pacotes, em geral, não especificam os serviços que incluem Artigo 8º da Circular Bacen nº 3371 determina novas formas de divulgação

Pontos positivos e negativos das últimas Resoluções do Bacen Conforme análise solicitada à DPE

Propostas Padronizar a nomenclatura de todas as tarifas e pacotes Aprimorar as formas de divulgação e informação ao consumidor Banco Central estabelecer critérios para aprovação de uma tarifa e manter essa informação acessível aos órgãos de defesa do consumidor , garantindo maior transparência do processo