Taxionomia para ambientes CSCW Distribuição físico-temporal dos usuários Nível de estruturação do groupware Tipo de comunicação Percepção do espaço de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Tópicos Avançados de SI
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Contexto de Educação a Distância
Editores Colaborativos
Comunicação e Coordenação
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Comunicação e Colaboração Comunicação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface.
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
O Papel do Monitor.
Formas de Interação.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM – UMA VIVÊNCIA NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO Autores:Andréia Bartachini Gomes (USP) Cristiane Rocha de Farias (USP) Eliana Rodriguez.
Atividades.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Sistemas Distribuídos Introdução. Conceito Coleção de múltiplos processos que executam sobre uma coleção de processadores autônomos interligados em uma.
Porque um novo ambiente?. Interação inter-grupos  A maioria das ferramentas existentes provê interação dentro do grupo. Na concepção adotada nessa proposta.
DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Engenharia de Groupware: Desenvolvimento de Aplicações Colaborativas. Síntese FUKC, H. RAPOSO,A. B. GEROSA, M. A. Artigo apresentado em mini-curso do Congresso.
Da fala para o texto O que muda na prática ??????.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Descrever as tendências principais na área de software.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Web e suas Ferramentas.
Soluções para universidades corporativas
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Comunicação Multimídia. Sub-sistema de Aplicação Computação colaborativa = CSCW Dimensões de colaboração –tempo trabalho cooperativo assíncrono trabalho.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Gestão Colaborativa de Produção de Conteúdo para Cursos na Modalidade Educação a Distância Paulo Marcos Figueiredo de Andrade Mestre em Computação Coordenador.
BVS ePOTUGUÊSe Espaço Colaborativo Juliana Sousa, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião da Rede BVS ePORTUGUÊSe São Tomé e Príncipe, 25 a 29 de setembro.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

Taxionomia para ambientes CSCW Distribuição físico-temporal dos usuários Nível de estruturação do groupware Tipo de comunicação Percepção do espaço de trabalho Coordenação e monitoramento de atividades Riqueza do canal de comunicação Objetivo ou papel da ferramenta Taxionomia para análise e desenvolvimento de ferramentas de apoio à aprendizagem cooperativa

Distribuição físico-temporal dos usuários. Distribuição Temporal Encontros Síncronos Encontros a distância Encontros Face-a-face Encontros Assíncronos Mesmo tempo Tempos diferentes Locais diferentes Mesmo local Distribuição Geográfica

Tipo de comunicação. A comunicação implícita ocorre através do uso de repositórios de informações (documentos, imagens, planilhas etc), os quais são compartilhados pelos membros do grupo. Enquanto a comunicação explícita ocorre quando se realiza um "diálogo" propriamente dito entre os membros, por meio de áudio, vídeo ou texto.

Nível de estruturação do groupware sistemas estruturados tentam espelhar no groupware as tarefas, papéis, propósitos, procedimentos e resultados do grupo. São ferramentas modeladas para suportar e facilitar o trabalho de um grupo específico ou de um tipo de tarefa específica

Nível de estruturação do groupware Já o groupware não estruturado se refere ao fato das ferramentas aqui não terem uma estrutura pré-definida que tente modelar algumas situações reais observadas.  São essencialmente ´espaços eletrônicos´ nos quais os usuários colocam comunicações textuais, e impõem sua própria estrutura (tanto quanto o software permitir) (MCCONNEL,1994, p. 37).

Percepção do espaço de trabalho (Workspace Awareness ) Nesse sentido identificamos que uma importante característica no groupware é o seu potencial em promover a percepção do outro e das ações do outro de forma que o grupo mantenha uma consciência compartilhada de suas relações, responsabilidades, atividades etc  i) Quem?; ii) Como?; iii) Quando?; iv) O quê?; iii) Onde?

Coordenação e monitoramento de atividades A coordenação assíncrona pode se dar através de ferramentas como agenda compartilhada do grupo e cronograma de atividades. Por outro lado quando os usuários trabalham ao de forma síncrona essa coordenação pode ocorrer através da sincronização de acesso a um determinado documento, como em ferramentas de co-autoria.

Riqueza do canal de comunicação a capacidade potencial de carga de informações proporcionada pelo sistema. A riqueza do canal influencia diretamente o custo do processo de construção e manutenção da compreensão mútua entre os membros (grounding)

Riqueza do canal de comunicação Alguns dos aspectos considerados importantes para a avaliação dessa riqueza são (BAKER et al., 1999; HANSEN et. al., 1999): co-presença: mesma percepção visual; co-temporalidade: as mensagens são recebidas em tempo-real; simultaneidade: os membros podem mandar mensagens simultaneamente; expressões múltiplas (verbal, entonação, etc); grau de interação (velocidade de reação, troca do interlocutor); diferentes sistemas de representação (números, linguagem natural, símbolos, imagens).

Objetivo ou papel da ferramenta as ferramentas podem ter o papel de: Potencializar novos processos, ou de Facilitar e compensar as dificuldades.

Tabela 2 - Recursos que exemplificam as categorias de análise do groupware Tabela 2: Recursos que exemplificam as categorias apresentadas na Tabela 1 Groupware síncronoGroupware assíncrono Nível de estruturação: Baixo chat, videoconferência, sistemas de co-edição, braimstorming, ambiente TEAMWAVE (1999), , fóruns genéricos, newsgroups, murais eletrônicos. Médio -Ambiente Habanero (NCSA, 1999), Learning Space (LOTUS DOMINO, 2000), WEBCT(2001). Fóruns que oferecem funcionalidades para a utilização de uma linguagem semi-estruturada. AltoBELVEDERE (2001) Tipo de comu nicação Implícit a Recursos para a visualização de arquivos (TeamWave), whiteboard. Repositórios de arquivos em geral. Explícit a Chats, videoconferência. , fórum, mural. Perce pçãoda presença e ação dos membros Social Sinalizadores de presença visual: - mostrando movimentos de cursores; - lista de usuários presentes no sistema. Sinalizadores de modificação no ambiente (BSCW, 2000). Tarefas Ferramentas síncronas com papéis fixos (criador, administrador, colaborador) e facilmente percebidos através da interface [Mulec (TORNAGHI,1995)] Recursos para o registro de papéis, tarefas e objetivos (não encontrado na bibliografia). Conceitos- Ferramenta proposta por KOMOSINSKI (2000). CSILE (1999) - fórum com mensagens indexadas individualmente e facilmente acessadas através de busca. Espaço de Trabalho - Listas de participantes de uma sala de chat. BSCW (2000) - percepção limitada aos grupos do próprio sujeito.

Rique za do canal de comunic ação Co-presençaWhiteboard, chat,videoconferência, realidade virtual. - Recursos sem restrições de acesso ou visões personalizadas das funcionalidades do ambiente. Co-tempo- ralidade Videoconferência, chat. Simulta-neidadeQuase todas as ferramentas síncronas possuem essa capacidade. Uma exceção é a videoconferência. Todas as ferramentas assíncronas possuem essa capacidade. Grau de Interati -vidade Alto: todas as ferramentas síncronasBaixo: todas as ferramentas assíncronas Expres- sões múltipl as videoconferência. Diferentes represen- tações videoconferência, whiteboard.Repositórios de arquivos, murais eletrônicos, fóruns em geral,. Coordenação e/ou monitor amento das atividad es - StudyConf [(MACEDO et al., 1999) Agentes que promovem automaticamente encontros entre estudantes interessados no mesmo conteúdo]; -Recursos com informações relacionadas às interações e utilização de recursos. - Agentes que verificam acordos e prazos estabelecidos e alertam "lembram" os usuários; - Recurso para estabelecer cronograma levando em consideração tarefas interde-pendentes; Objetivo ou papel da ferrame nta Compe n-sar Videoconferência.Correio-eletrônico. Potenci ali-zar BELVEDERE (2001)Agenda Coletiva, Sistemas de Suporte a Decisão, BELVEDERE (2001).