Taxionomia para ambientes CSCW Distribuição físico-temporal dos usuários Nível de estruturação do groupware Tipo de comunicação Percepção do espaço de trabalho Coordenação e monitoramento de atividades Riqueza do canal de comunicação Objetivo ou papel da ferramenta Taxionomia para análise e desenvolvimento de ferramentas de apoio à aprendizagem cooperativa
Distribuição físico-temporal dos usuários. Distribuição Temporal Encontros Síncronos Encontros a distância Encontros Face-a-face Encontros Assíncronos Mesmo tempo Tempos diferentes Locais diferentes Mesmo local Distribuição Geográfica
Tipo de comunicação. A comunicação implícita ocorre através do uso de repositórios de informações (documentos, imagens, planilhas etc), os quais são compartilhados pelos membros do grupo. Enquanto a comunicação explícita ocorre quando se realiza um "diálogo" propriamente dito entre os membros, por meio de áudio, vídeo ou texto.
Nível de estruturação do groupware sistemas estruturados tentam espelhar no groupware as tarefas, papéis, propósitos, procedimentos e resultados do grupo. São ferramentas modeladas para suportar e facilitar o trabalho de um grupo específico ou de um tipo de tarefa específica
Nível de estruturação do groupware Já o groupware não estruturado se refere ao fato das ferramentas aqui não terem uma estrutura pré-definida que tente modelar algumas situações reais observadas. São essencialmente ´espaços eletrônicos´ nos quais os usuários colocam comunicações textuais, e impõem sua própria estrutura (tanto quanto o software permitir) (MCCONNEL,1994, p. 37).
Percepção do espaço de trabalho (Workspace Awareness ) Nesse sentido identificamos que uma importante característica no groupware é o seu potencial em promover a percepção do outro e das ações do outro de forma que o grupo mantenha uma consciência compartilhada de suas relações, responsabilidades, atividades etc i) Quem?; ii) Como?; iii) Quando?; iv) O quê?; iii) Onde?
Coordenação e monitoramento de atividades A coordenação assíncrona pode se dar através de ferramentas como agenda compartilhada do grupo e cronograma de atividades. Por outro lado quando os usuários trabalham ao de forma síncrona essa coordenação pode ocorrer através da sincronização de acesso a um determinado documento, como em ferramentas de co-autoria.
Riqueza do canal de comunicação a capacidade potencial de carga de informações proporcionada pelo sistema. A riqueza do canal influencia diretamente o custo do processo de construção e manutenção da compreensão mútua entre os membros (grounding)
Riqueza do canal de comunicação Alguns dos aspectos considerados importantes para a avaliação dessa riqueza são (BAKER et al., 1999; HANSEN et. al., 1999): co-presença: mesma percepção visual; co-temporalidade: as mensagens são recebidas em tempo-real; simultaneidade: os membros podem mandar mensagens simultaneamente; expressões múltiplas (verbal, entonação, etc); grau de interação (velocidade de reação, troca do interlocutor); diferentes sistemas de representação (números, linguagem natural, símbolos, imagens).
Objetivo ou papel da ferramenta as ferramentas podem ter o papel de: Potencializar novos processos, ou de Facilitar e compensar as dificuldades.
Tabela 2 - Recursos que exemplificam as categorias de análise do groupware Tabela 2: Recursos que exemplificam as categorias apresentadas na Tabela 1 Groupware síncronoGroupware assíncrono Nível de estruturação: Baixo chat, videoconferência, sistemas de co-edição, braimstorming, ambiente TEAMWAVE (1999), , fóruns genéricos, newsgroups, murais eletrônicos. Médio -Ambiente Habanero (NCSA, 1999), Learning Space (LOTUS DOMINO, 2000), WEBCT(2001). Fóruns que oferecem funcionalidades para a utilização de uma linguagem semi-estruturada. AltoBELVEDERE (2001) Tipo de comu nicação Implícit a Recursos para a visualização de arquivos (TeamWave), whiteboard. Repositórios de arquivos em geral. Explícit a Chats, videoconferência. , fórum, mural. Perce pçãoda presença e ação dos membros Social Sinalizadores de presença visual: - mostrando movimentos de cursores; - lista de usuários presentes no sistema. Sinalizadores de modificação no ambiente (BSCW, 2000). Tarefas Ferramentas síncronas com papéis fixos (criador, administrador, colaborador) e facilmente percebidos através da interface [Mulec (TORNAGHI,1995)] Recursos para o registro de papéis, tarefas e objetivos (não encontrado na bibliografia). Conceitos- Ferramenta proposta por KOMOSINSKI (2000). CSILE (1999) - fórum com mensagens indexadas individualmente e facilmente acessadas através de busca. Espaço de Trabalho - Listas de participantes de uma sala de chat. BSCW (2000) - percepção limitada aos grupos do próprio sujeito.
Rique za do canal de comunic ação Co-presençaWhiteboard, chat,videoconferência, realidade virtual. - Recursos sem restrições de acesso ou visões personalizadas das funcionalidades do ambiente. Co-tempo- ralidade Videoconferência, chat. Simulta-neidadeQuase todas as ferramentas síncronas possuem essa capacidade. Uma exceção é a videoconferência. Todas as ferramentas assíncronas possuem essa capacidade. Grau de Interati -vidade Alto: todas as ferramentas síncronasBaixo: todas as ferramentas assíncronas Expres- sões múltipl as videoconferência. Diferentes represen- tações videoconferência, whiteboard.Repositórios de arquivos, murais eletrônicos, fóruns em geral,. Coordenação e/ou monitor amento das atividad es - StudyConf [(MACEDO et al., 1999) Agentes que promovem automaticamente encontros entre estudantes interessados no mesmo conteúdo]; -Recursos com informações relacionadas às interações e utilização de recursos. - Agentes que verificam acordos e prazos estabelecidos e alertam "lembram" os usuários; - Recurso para estabelecer cronograma levando em consideração tarefas interde-pendentes; Objetivo ou papel da ferrame nta Compe n-sar Videoconferência.Correio-eletrônico. Potenci ali-zar BELVEDERE (2001)Agenda Coletiva, Sistemas de Suporte a Decisão, BELVEDERE (2001).