Adaptação e Inadaptação Escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Advertisements

SÓCIO-INTERACIONISMO
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Letramento: um tema em três gêneros
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Educação Infantil Reunião de Pais – 2012.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DE QUEM PARTICIPA DO PROGESTÃO?
TEACCH Treatment and Education of Autistic Children and Related Communication Handicapps (Tratamento e Educação de Crianças com autismo e patologias da.
Transtornos da Aprendizagem
Parceiros no projeto.
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
O que é Aprendizagem?.
Questões introdutórias
O Desenvolvimento Psicomotor
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Diagnóstico do Problema de Aprendizagem
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Está sujeita a três elementos fundamentais:
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Pós-Graduação – Psicopedagogia Telesala Curitiba
Doença Mental Definição Médica
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
O que é Liderança? Liderança
Teoria Sociocultural.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Gestão Estratégica de Pessoas
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
Psicologia da Aprendizagem Docente Dr. Vitor Moita Motivação escolar Licenciatura em Ciências da Educação 2º.ano – 2º semestre - Ano 2009 / 10 José Batista.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Aula Roteiro -corrigir exercicio da aula passada
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
O computador como Meio e como Fim...
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
Termo de Terminalidade
Matriz de avaliação processual
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

Adaptação e Inadaptação Escolar Prof. Aleksandro B. Figueiredo

Adaptação e Inadaptação Escolar Exigências inerentes ao 1º ano de escolaridade: Cognitivas Afetivas Socialização Exercício ajustado das funções Que são suporte ao conceito de “Maturidade Escolar”. Obs.: Não é lógico confrontar crianças com menos de 6 anos com programas de aprendizagem e modalidades comportamentais esperadas no 1º ano de escolaridade.

Para determinar a “prontidão” da criança para a escolarização: Não basta avaliar os conhecimentos adquiridos e o desenvolvimento cognitivo. É preciso, também, considerar o grau de maturidade da personalidade, a dinâmica afetiva e a conduta de adaptação, que nem sempre acompanham o desenvolvimento cognitivo. Isso porque a maturidade escolar não diz respeito apenas à capacidade de desempenho acadêmico, mas a capacidade de integrar harmonicamente novos espaços relacionais, de crescimento e desenvolvimento.

Tem origem multifatorial (entre eles a entrada precoce na escola). A inadaptação à escola compromete de várias formas o desenvolvimento da criança. Tem origem multifatorial (entre eles a entrada precoce na escola). A criança se sente incapacitada para atender as demandas da escola. Assume a “culpa” por não conseguir satisfazer as expectativas dos pais. A instalação de sentimentos de incapacidade, juntamente com a pressão dos colegas e as exigências escolares promovem o agravamento gradual de sensações de menos-valia.

A adaptação escolar depende de: Psicomotores Simbólicos / Linguísticos Lógicos Afetivos / Sociais a) Esquemas existentes Físico Psicosocial a) Ambiente escolar (contexto)

Limites para a adaptação escolar: Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) Relação entre o que o indivíduo é capaz de fazer / conhecer (saber) sozinho (*a) e o que pode atingir com ajuda / orientação (*b). Obs.: *a e *b – ver itens a e b no slide anterior.

Problemas / Dificuldades: Níveis diferentes de desenvolvimento dos requisitos básicos entre as crianças, conforme sua história de vida. Crianças com ZDP aquém das exigências escolares iniciais, em um ou mais pontos.

(não confundir com escolarização precoce) Educação Precoce (não confundir com escolarização precoce) Desenvolvendo capacidades de 0 a 3 anos: Psicomotricidade; Estimulação da lógica; Estimulação da linguagem; Observação e memória; Criatividade e imaginação; Sociabilidade.

Materiais complementares em: http://www.aleksfigueiredo.com.br/ Obs.: No setor de Psicopedagogia. Email: aleksandro@aleksfigueiredo.com.br