Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Advertisements

HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
Charges sobre o Nazisfascismo
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
CONSTRUÇÃO DO HUMOR Profª Natália Tiezzi.
Cartum Texto humorístico que usa a linguagem não-verbal, combinada ou não com a verbal. Normalmente retrata situações universais e atemporais, satirizando.
CRÔNICAS.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
O Uso Pedagógico do Blog
A opinião ilustrada Caricatura – Retrato humano, com traços exagerados ou simplificados, ressaltando detalhes e formas. Tem por finalidade ironizar a personagem.
CRôNICA.
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Meios de Comunicação Revista e Caricatura.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Como funciona a imprensa
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
Charge Cartum Caricatura
Atividade avaliativa: Unificação ortográfica.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Histórias em Quadrinhos
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Tecnologias - Matemática Área da superfície total de cubo
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Tecnologias - Matemática Proporcionalidade direta e aplicações
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Tecnologias - Matemática
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Diário e Blog.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ilustração.
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
AULA 5 – ANALISANDO CHARGES
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Pontos no plano cartesiano/pares ordenados
CHARGE.
. CARICATURA . CHARGE . CARTUM . TIRINHA/HISTÓRIA EM QUADRINHO (hq)  . PARÓDIA Qual é a diferença?
Como elaborar um plano de aula
A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 1 Graça Maria Cruz - Grupo 300.
A charge.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Professor Jardson Brito
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - FILOSOFIA Ensino Médio, 1º ano O processo de produção de textos filosóficos.
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
Texto expositivo & argumentativo
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português Ensino Fundamental, 8° Ano Elementos constituintes da charge (imagem, ironia, personalidade, personagem)

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge A C H R G E Fonte: (Benett, em Gazeta do Povo. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/charges/index. phtml? foffset=37&offset=&ch=Benett)

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge A charge é um gênero textual muito presente em jornais ou revistas de grande circulação. Geralmente, busca retratar fatos políticos e de conhecimento público utilizando-se do humor. Fonte: Questão nº 96 da prova amarela do segundo dia do ENEM de 2010. Disponível em http://www.enemdicas.com/prova/baixar-provas-do-enem.html.

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge A palavra charge tem sua origem na língua francesa, “charger”, e significa carregar, exagerar o caráter de alguém ou de algo até torná-lo ridículo, burlesco ou caricatural. Fonte:http://www.oreconcavo.com.br/category/charges/

Fonte: http://www.oreconcavo.com.br/category/charges/ LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge Nas charges, através da associação entre a linguagem verbal e o pictórico, faz-se um retrato exagerado das personagens, objetivando-se a crítica política ou social. Fonte: http://www.oreconcavo.com.br/category/charges/

Fonte: http://dukechargista.com.br/ LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge A Charge pode utilizar-se de recursos verbais e não verbais para reforçar o sentido e melhor ilustrar o assunto a que se refere. Fonte: http://dukechargista.com.br/

Fonte: http://amarildocharge.wordpress.com/2012 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge Apesar da natureza humorística da charge, seu objetivo não é simplesmente provocar o riso, mas formar opinião ou reflexão crítica sobre a temática que veicula. Fonte: http://amarildocharge.wordpress.com/2012 /06/17/rio-20-sustentabilidade/

Elementos Constituintes Da Charge LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge Elementos Constituintes Da Charge Fonte:http://amarildocharge.wordpress.com /2010/11/17/educacao/

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge A IMAGEM A charge tem, pela sua natureza, um aspecto pictórico, ou seja, trata-se de um desenho cujos traços, cores e formas contribuem na construção de sentido. Fonte: IQUE; AROEIRA. Jornal do Brasil, 17/07/2007 - disponível em: http://blique-oblogdoique.blogspot.com.br/

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge A IMAGEM No geral, representa figuras humanas com elementos caricaturais, explorando traços da personalidade ou do físico. Fonte: IQUE; AROEIRA. Jornal do Brasil, 17/07/2007 - disponível em: http://blique-oblogdoique.blogspot.com.br/

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge A IRONIA A ironia é um recurso utilizado pela literatura e pela retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando uma distância intencional entre o que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor. Imagem: Sceptre / GNU Free Documentation License Um aviso de proibido fumar colocado sobre figuras de Sherlock Holmes fumando, um exemplo típico da ironia de situação.

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge A IRONIA A ironia é um recurso muito utilizado pelos chargistas para provocar o humor. Ao afirmar algo, quando a intenção é dizer exatamente o contrário, o chargista torna o discurso cômico, provocando o riso e também a reflexão. Fonte:http://rizomas.net/charges-sobre-educacao.html

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge PERSONALIDADE As charges procuram expor figuras públicas a situações ridículas ou mostrar, de forma não convencional, temas normalmente tratados com maior seriedade, suscitando, assim, o riso. Imagem:http://www.oreconcavo.com.br/category/charges/

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge PERSONALIDADE Nas charges, as personagens surgem a partir de traços e pontos que revelam a habilidade do chargista, que, em alguns casos, pode utilizar-se de outros recursos, como a fotografia. Imagem: www.chargeonline.com.br. (Adaptado.)

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge PERSONAGEM A construção da personagem, normalmente, acontece a partir de um modelo vivo que serve de referencial para o chargista. Fonte: Aroeira. Jornal O Dia, 18/07/2007. Disponível em : http://www.chargeonline.com.br/

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge PERSONAGEM No Brasil, uma das figuras mais retratadas pelos chargistas foi o ex-presidente Lula, transformado em personagem por vários artistas. Fonte: Aroeira. Jornal O Dia, 04/08/2007. Disponível em : http://www.chargeonline.com.br/

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge PERSONAGEM A forma como o chargista retrata suas personagens caracteriza-se pelo exagero e, em muitos casos, elas são apresentadas de modo caricatural. Fonte:Liberati. Jornal do Brasil, 03/08/2007.Disponível em: ://www.chargeonline.com.br

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge PERSONAGEM Os personagens mais retratados pelos chargistas são políticos, artistas de televisão e jogadores de futebol. Imagem:http://www.oreconcavo.com.br/category/charges/

ATIVIDADES LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge ATIVIDADES Imagem: Filosofias filosoficas / Creative Commons Attribution 3.0 Unported license.

Observe a charge no link abaixo: LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge Observe a charge no link abaixo: Fonte:http://rizomas.net/charges-sobre-educacao.html

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge Agora, responda: a) Que elementos da ilustração (pictóricos) reforçam a temática da charge? Fonte:http://rizomas.net/charges-sobre-educacao.html

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge b) Compare o título da charge com o seu conteúdo. Poderíamos dizer que o autor utilizou a ironia na sua escolha ?Justifique. Fonte:http://rizomas.net/charges-sobre-educacao.html

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge c)Como você interpreta a expressão da professora/ personagem da charge? Há algum exagero na forma como o chargista a representou? Fonte:http://rizomas.net/charges-sobre-educacao.html

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge Fonte: Enem/2009 – prova cancelada – disponível em : http://download.uol.com.br/educacao/enem2009/prova_enem_2dia.pdf. Acesso em 06/07/2012. Observe a charge que satiriza o comportamento dos participantes de uma entrevista coletiva por causa do que fazem, do que falam e do ambiente em que se encontram. Considerando-se os elementos da charge, conclui-se que ela: (A) defende, em teoria, o desmatamento. (D) ironiza o comportamento da imprensa. (B) valoriza a transparência pública. (E) critica a eficácia das políticas públicas. (C) destaca a atuação dos ambientalistas. Fonte: Enem/2009 – prova cancelada – disponível em : http://download.uol.com.br/educacao/enem2009/prova_enem_2dia.pdf. Acesso em 06/07/2012.

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge OFICINA Que tal produzir charges a partir de notícias recortadas de jornais? Com recortes de notícias selecionadas pela turma, podemos desenvolver uma oficina de produção de charges na sala de aula. Com criatividade e espontaneidade, cada um poderá exercitar um pouco do seu lado chargista. Imagem: The people from the Tango! Project / Public Domain

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge CHARGES NA INTERNET No blog abaixo, você pode conhecer o trabalho do chargista e cartunista Benett Alberto de Macedo ou simplesmente Alberto Benett. Ele publica suas tiras, ilustrações e charges na Folha de São Paulo e na Gazeta do Povo. No blog, você verá charges e desenhos do autor em estado de rabisco ou inacabados, mostrando como acontece o seu processo de criação Imagem: https://chargesbenett.files.wordpress.com/2012/06/ riomaisvinteursopolar.jpg http://chargesbenett.wordpress.com/

LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge DICA DE VÍDEO No endereço abaixo, a turma poderá assistir a uma entrevista com o cartunista e chargista Angeli na qual ele explica como cria suas personagens inspirado em personalidades como o ex-presidente Lula, entre outros. Vale a pena conferir: http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2011/ 01/04/04021B3368CCA18307.jhtm Imagem: Everaldo Coelho and YellowIcon / GNU Lesser General Public License

BIBLIOGRAFIA Sites Consultados: LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Elementos Constituintes da Charge BIBLIOGRAFIA BRESSANIN, A . Gênero charge na sala de aula: o sabor do texto. Disponível em ttp://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/cd/Port/8.pdf (acessado em junho de 2012) CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens – 7ª série. São Paulo: Atual, 2006. PAVANI, Cecília;JUNQUER, Ângela. CORTEZ, Elizena. Jornal – Uma abertura para a Educação. São Paulo: Papirus, 2007. Sites Consultados: http://chargesbenett.wordpress.com/. Acesso em: 15/06/2012. http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2011/01/04/04021B3368CCA18307.jhtm. Acesso em 15/06/2012. http://pt.wikipedia.org. Acesso em : 15/06/2012.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   11 Sceptre/ GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Situational_irony.jpg 06/09/2012 19 Filosofias filosoficas/ Creative Commons Attribution 3.0 Unported license http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Filos_tercer_logo.JPG 25 The people from the Tango! Project/ Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Applications-office.svg 27 Everaldo Coelho and YellowIcon/ GNU Lesser General Public License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Television.svg