1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA 2008-2011 e PLOA 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Monitoramento 2009 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Reunião com as Unidades de Monitoramento e Avaliação Rafael Ferreira Rocha Monteiro.
Capacitação dos multiplicadores para PPAs Municipais
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
- Proposta Orçamentária 2004
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
‘Curso Parlamento Brasileiro: ontem, hoje e amanhã’
Orçamento na CF/88 Princípios
Processo de Elaboração do PLOA 2011
Revisão PPA Elaboração do PLOA 2006
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
PLANO PLURIANUAL SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
Cenários da Economia Brasileira
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
PLENÁRIA FINAL.
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
República Federativa do Brasil Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Projeto de Lei Orçamentária /Agosto/2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Fórum de Secretários Executivos
República Federativa do Brasil ORÇAMENTO 2005 PROJETO DE LEI Brasília, 31 de agosto de 2004 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Ministro Guido.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
José Alberto Ribeiro Carvalho
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Integração - Modernização - Descentralização
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Orçamento Tradicional:
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
1. 2 AUDIÊNCIA PÚBLICA PLDO – DE MAIO DE 2015.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Introdução à Gestão Pública
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Clique aqui para iniciar!aqui ESC interrompe a apresentação Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão Social Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão.
Transcrição da apresentação:

1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008

2 Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual; II - as diretrizes orçamentárias; III - os orçamentos anuais. Base Legal Encaminhamento ao Legislativo: até 31 de agosto

3

4 Objetivos de Governo 1.Promover a inclusão social e a redução das desigualdades; 2.Promover o crescimento com sustentabilidade, geração de empregos e distribuição de renda; 3.Propiciar o acesso da população brasileira à educação e ao conhecimento em seus diversos níveis e modalidades, com eqüidade e qualidade; 4.Fortalecer a democracia e a cidadania com garantia dos direitos humanos; 5.Implantar uma infra-estrutura eficiente e integradora do território brasileiro;

5 Objetivos de Governo 6.Reduzir as desigualdades regionais a partir das potencialidades locais do território nacional; 7.Fortalecer a inserção soberana internacional e a integração sul-americana; 8.Elevar a competitividade sistêmica da economia, com inovação tecnológica; 9.Promover um ambiente social pacífico e garantir a integridade dos cidadãos; 10.Promover o acesso com qualidade a serviços e benefícios sociais, sob a perspectiva da universalidade e da eqüidade, assegurando seu caráter democrático e descentralizado.

6

7 Orientação Estratégica dos Ministérios Prioridades do órgão para o período do Plano e as principais políticas a serem desenvolvidas Devem possibilitar posterior tradução em programas para o enfrentamento dos problemas Componentes: –Diagnóstico setorial –Objetivos setoriais Participação social Divulgação por meio dos Cadernos de Políticas Públicas Prazo para envio: 4 de maio

8

9 Discussão das OEM com Conselhos até 15 jun (Ministérios que ainda não fizeram). Ajustes nas OEM e encaminhamento ao MP até 22 de jun. Apresentação dos resultados da participação social até 14 de julho. Participação Social

10

11Programação Alocação física e financeira aos programas: Alocação física e financeira aos programas: Proposição setorial: 09 a 27jul Análise da Proposta pelo MP: 30/jul a 10/ago Posição Final: 13 a 17/ago Desenho da Programação: Proposição setorial para a formulação qualitativa da programação : 11/mai Análise da Proposta pelo MP: 14/mai a 06/jun Discussão com os ministérios: 11 a 22/jun (atualizado: 18 a 26/jun) Ajustes finais: 25 a 29/jun (atualizado: 25/jun a 02/ jul)

12 Análise crítica pelo MP Finalidade Assegurar programação e alocação com foco nas prioridades de governo; Adequar a escala dos programas: compatibilidade entre volume de recursos alocados nos programas e a dimensão do problema a ser resolvido; Melhorar o desenho dos programas: consistências na relação causa/efeito entre o problema a resolver, o objetivo e as ações propostas; Melhorar a qualidade dos indicadores: devem ser mensuráveis e consistentes com os objetivos dos programas;

13 Eliminar superposições entre programas ou entre ações com os mesmos propósitos; Priorizar projetos em andamento (LRF, art. 45); Reduzir a pulverização de recursos (janelas orçamentárias e projetos vaga-lumes); Assegurar alocação de no mínimo 60% do valor total do projeto no período do Plano; Adequar os programas que tiveram ações com baixa execução e resultados insatisfatórios no período ; Estabelecer na estratégica de implementação do programa a forma de monitoramento; Verificar a relevância das ações não orçamentárias (derivados de concessões e/ou apoio financeiros de entidades oficiais de crédito).. Análise crítica pelo MP Finalidade

14 Situação de envio das propostas

15 Orientação Estratégica dos Ministérios 10 Órgãos do Poder Executivo INICIARAM as Orientações Estratégicas dos Ministérios mas ainda NÃO ENVIARAM a proposta para o MP 12 Órgãos do Poder Executivo que ainda NÃO INICIARAM no SIGPlan as Orientações Estratégicas dos Ministérios

16

17 Programas e ações Apenas 7 Órgãos do Poder Executivo ENVIARAM a proposta dos Programas e Ações para o MP (momento 6) 18 Órgãos do Poder Executivo INICIARAM mas ainda NÃO ENVIARAM a proposta dos programas e ações para o MP 6 Órgãos ainda NÃO INICIARAM a proposta no SIGPlan

18

19 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008