Professora Aline Duarte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
O objetivo e a Justificativa do estudo
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
TCC: Monografia e/ou Artigo
EDITORIAL Os bons jornais e revistas do país geralmente buscam a imparcialidade, isto é, evitam misturar notícia com opinião. Para opinarem sobre os fatos.
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Curso de Especialização
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
O que é tese? O que é argumento? Quais os tipos de argumentos?
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Panorama geral sobre Artigo de Opinião
A estrutura do artigo de opinião
Carta Argumentativa PRP- Karla Faria.
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Prof. Júnior Oliveira A carta do leitor.
Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares. As características desse tipo de.
GênerosTextuais Tipos textuais.
Orientações para a dissertação
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Dissertação.
O artigo de opinião Texto jornalístico em que alguém expressa sua opinião, desenvolve uma tema, expõe suas ideias Segundo José Marques de Melo o articulista.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Resenha Produção de texto.
CARTA ARGUMENTATIVA CARACTERÍSTICAS E EXEMPLO Professora Ana Carolina
A carta do leitor.
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida
GÊNEROS TEXTUAIS: MANIFESTO, ARTIGO DE OPINIÃO E NOTÍCIA
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
Diário e Blog.
Texto Dissertativo Argumentativo
Facilitadora: Marcela Alves
Abaixo-assinado.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Antes de darmos início ao referido assunto, observemos a imagem:
Textos dos media Maria Serafina Roque
Artigo de opinião.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
A dissertação: esmiuçando o gênero
RESENHA.
GÊNEROS TEXTUAIS.
Leitura e interpretação de texto
Leitura e interpretação de texto
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Comunicação e Redação Empresarial
Carta Aberta Prof. Júnior Oliveira.
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
DISCIPLINA: Redação científica
Gênero textual Notícia
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
MANIFESTO é uma declaração pública e solene que gira em torno de um posicionamento, uma concepção ou uma decisão a respeito de um assunto de cunho social,
#vaidarcerto :).  Comumente nos deparamos com fatos sociais relacionados a um grupo de pessoas que se unem em prol de uma reivindicação pautando-se por.
dissertativo-argumentativo
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Tipologia textual Dissertação.
Texto expositivo & argumentativo
FOLDER PUBLICITÁRIO.
PROJETOS PESSOAIS 1ª FASE: COMO CONSTRUIR O SUMÁRIO E A INTRODUÇÃO???
Transcrição da apresentação:

Professora Aline Duarte Manifesto Professora Aline Duarte

O manifesto é um tipo de texto dissertativo que vem sendo explorado pelos vestibulares como opção de redação. Ao longo da história, ouvimos falar de vários manifestos: comunista, futurista, antropófago, poesia Pau Brasil etc. Todos com motivações e alvos diferentes, mas utilizando do mesmo canal de comunicação: a escrita. Não uma simples escrita, mas um manifesto.

Afinal, no que consiste esse gênero textual Afinal, no que consiste esse gênero textual? O objetivo aqui é impactar a opinião pública e, portanto, a linguagem persuasiva é fundamental. Lembra-se do que é persuasão? Vejamos: É quando queremos induzir alguém a apoiar nossa opinião sobre determinado assunto. Assim, a linguagem persuasiva deve ter argumentos convincentes e expositivos e, para tanto, enfatizará os aspectos positivos ou fará um apelo emocional sobre uma situação.

Quando se trata de emoção, o manifesto levanta argumentos sobre algo que já é polêmico, a fim de despertar indignação, revolta e protestos. Logo, o princípio e a intenção de convencimento fazem com que o manifesto tenha um caráter político, que atrai a opinião pública e incita a comunidade a tomar uma atitude frente ao problema denunciado.

Ao termo manifesto é muito comum associar temas políticos Ao termo manifesto é muito comum associar temas políticos. Direcionado a múltiplos receptores, é um depoimento público com fins e propósitos determinados, que intenciona a denúncia e/ou chamar a atenção para certo assunto, e tem como princípio básico convencer os leitores/ouvintes, com alusão à convocação. Por isso, o aparecimento de verbos no imperativo e no presente do indicativo é comum, causando uma aproximação com o receptor e também uma imposição ao cumprimento do que se idealiza.

Quando decidir por fazer um manifesto nas aulas de redação ou no vestibular, lembre-se de colocar: título, corpo do texto, local, data e escreva “assinaturas” ao final. Nunca se identifique em um concurso, pois sua produção textual pode ser anulada. Além disso, deixe bem claro: o problema discutido, a análise pessoal do autor a respeito do problema e os argumentos-chaves que justificam a escrita do manifesto.

Pode-se considerar o manifesto como um gênero textual atemporal, visto que existem diversos deles de bastante tempo atrás, como por exemplo o “Manifesto Comunista“, que tem sua primeira publicação datada em 1848. Mesmo com tantos anos de existência, é um documento importante, tendo em vista sua contribuição para a política e aos seguidores do comunismo. Em contrapartida a manifestos antigos, também a elaboração de novos textos seguindo tal estrutura é um fato presente.

Assim como o exemplo citado anteriormente, porém não tão antigo, mas completando uma década neste ano, o “Manifesto Futurista” também foi um marco na época em que foi escrito e até os dias atuais é lembrado pelas influências causadas. Credita-se a ele o nascimento do “Futurismo“, movimento artístico e literário do século vinte. No segundo item do manifesto, evoca-se “A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais da nossa poesia“. Exemplificando, aqui, a intenção do gênero textual em questão, que tem como finalidade mostrar as características necessárias para compor um poema.