Produção de Texto SARESP 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Advertisements

Gêneros de texto (não-ficção)
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
EDITORIAL Os bons jornais e revistas do país geralmente buscam a imparcialidade, isto é, evitam misturar notícia com opinião. Para opinarem sobre os fatos.
Ensaiando um ensaio.
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Descrição do gênero Artigo de opinião
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Unicamp.
Textos jornalísticos informativos
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
Professora: Rosana Santos
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
RESENHA Resenha-resumo:
Panorama geral sobre Artigo de Opinião
A estrutura do artigo de opinião
RESUMO: O QUE É E COMO SE FAZ?
CRôNICA.
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Prof. Júnior Oliveira A carta do leitor.
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
Gêneros textuais: definição e usos
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
O artigo de opinião Texto jornalístico em que alguém expressa sua opinião, desenvolve uma tema, expõe suas ideias Segundo José Marques de Melo o articulista.
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Carta é um tipo de texto que se caracteriza por envolver um remetente e um destinatário. É normalmente escrita em primeira pessoa, e sempre visa um tipo.
Critérios para correção
A carta do leitor.
Programa de Formação Continuada
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
FICHAMENTO.
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Redigindo a opinião do grupo.
EDITORIAL.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Artigo de opinião.
Jornalismo literário.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Resenhas.
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Documentação e Resenha
GÊNEROS TEXTUAIS.
Carta do leitor Jornais, revista, sites, etc. Beatriz Paulino é a autora da carta. Não é preciso ser um profissional jornalístico para escrever esse gênero.
Por que o jornal na escola?
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
Professor Jardson Brito
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
FICHAMENTO.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Gênero textual Notícia
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
ENSINAR a APRENDER a LER,
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Tipologia textual Dissertação.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
UFRN/CCHLA/DEPARTAMENTO DE LETRAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II PROFESSORA: SYLVIA COUTINHO ABBOTT GALVÃO GÊNEROS ARGUMENTATIVOS GÊNEROS.
Texto expositivo & argumentativo
Transcrição da apresentação:

Produção de Texto SARESP 2011

Contextualização Carta é um gênero discursivo que ao longo da história tem servido de meio de comunicação para diferentes fins: agradecimento, informação, cobrança, intimação, notícias familiares, prestação de contas, propaganda, solicitação, reclamação etc.

Carta do Leitor Segundo o agrupamento de gêneros proposto por Dolz e Schneuwly (2004) a carta do leitor pertence à ordem do argumentar, situando-se na esfera de comunicação (domínio social) de assuntos/ temas controversos. É um gênero que circula no contexto jornalístico, em seções específicas de revistas e jornais.

Bezerra (2002) vê a carta do leitor como um texto utilizado em situação de ausência de contato imediato entre remetente e destinatário que não se conhecem, atendendo a diversos propósitos comunicativos como opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar etc.

Para Costa (2005), a carta do leitor é um termômetro que afere o grau de sucesso dos artigos publicados nos jornais e revistas, pois os leitores escrevem reagindo, positiva ou negativamente, ao que leram; além de propiciar a interação entre o leitor e jornal/revista, dando a estes uma idéia das expectativas daqueles em relação à linha editorial

Segundo a mesma autora a carta do leitor constitui ainda um dispositivo eficaz de divulgação de problemas nos quais muitas vezes, pessoas defendem-se de serviços mal prestados ameaçando denunciar seus responsáveis ao ¨escrever para os jornais¨. Assim, a carta do leitor pode configurar-se com teor de queixa, critica e/ou denúncia.

Carta do Leitor Características do gênero São concisas e diretas; Divulgam opinião favorável ou contrária podendo ser sustentada ou não; Podem solicitar a publicação de uma matéria de interesse pessoal; Apresenta título relacionado à reportagem de origem; Está sujeita a uma seleção e a cortes ou ajustes em seu conteúdo ou título; Seu discurso está organizado em primeira pessoa; Traz identificação completa do autor; Deve ser datada;

Contexto de Produção A carta do leitor é produzida em co- autoria, e desse modo, tanto o leitor quanto os editores da revista constroem o discurso de acordo com a apreciação valorativa que fazem sobre a revista e o tema.

LER + COMPREENDER + POSICIONAR-SE Contexto de linguagem Carta do leitor Contexto de produção primário secundário quem produz quem publica LER + COMPREENDER + POSICIONAR-SE