Controle de estoque.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Advertisements

LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Produto Logístico.
Planejamento e Controle de Estoque
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
Fundamentos da Logística
Grupo 14B subgrupo X Nomes:Gustavo Barroso Coutinho Ana Luiza Alves
Logística Unidade 1 Antigo enfoque logístico: fracionado.
A importância da gestão de materiais
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Logística e Gerenciamento da
LOGÍSTICA Grupo 97..
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
Conceitos- R01 Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa
Evolução da Logística nas ultima décadas
U07 Grupo 19V.
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
Otimização na Administração de Materiais
UNIDADE 08 “LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO”
Os fluxos associados ao tipo de gestão
Dinâmica intraorganizacional
FUNDAMENTOS ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Gestão de Negócios Aula 10 Haroldo Andrade.
Grupo 14C / Subgrupo Y Alunos: Vinicius Fernandes de Oliveira Leela Lacerda Francischeto.
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Perguntas Logística Grupo 19R.
Logística Empresarial UNIDADE 6
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Alunos : Gustavo Rodrigues Arthur Gonzalez Jaime Sánchez Elias Freitas.
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
GRUPO 6.
U07 – Gestão de Estoques Grupo: 19S01.
Os processos chaves da logística
Grupo 14c Subgrupo 01 Unidade 01.
Conceitos Básicos de Estoques
OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Logística Empresarial
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
Logística Empresarial
MAM Movimentação e Armazenagem de Materiais
Francielle C. Fenerich. Objetivos de serviços aos clientes -O produto - Serviços logísticos - Sistemas de informação Estratégia de estoques: -Previsão.
Iniciando na logística empresarial
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada.
Módulo XI – Os Canais de Distribuição dos Produtos
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Logística e Gerenciamento da
Logística Empresarial
Logística Empresarial
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Administração de Materiais
Prof. Paulo Barreto  É a atividade da empresa que consiste em:  armazenar matérias primas e insumos diversos,  abastecer as linhas.
OBJETIVO Apresentar o tema gestão de estoques
Logística e Gerenciamento da
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
Logística Política de Estoques.
Estoques de materiais (Insumos)
CURVA ABC Prof. Wesley Vieira Borges. CURVA ABC A Curva ABC ou 80-20, é baseada no teorema do economista Vilfredo Pareto, na Itália, no século XIX, num.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Trajetória histórica da Logística Curso de Administração Prof.° Paulo Alencar.
Transcrição da apresentação:

Controle de estoque

Logística: função essencial Qualquer operação produz bens e/ou serviços por meio de um processo de transformação. Input Transformação Output profissional exames tratamentos orientações pacientes com tratamento eficaz

Descontrole de estoque Freqüentes dilatações nos prazos de entrega e recebimento dos produtos. Quantidades crescentes dos estoques, enquanto as vendas permanecem em baixa. Altas medias

Logística função essencial Os recursos transformado são compostos de: materiais transformações consumidores Os recursos de transformação são: instalação

Abordagem logística LOGÍSITCA – palavra de origem francesa que se referir a arte militar com suporte de abastecimento de tropas é responsável pelo apoio a tática estratégia de guerra. É responsável por todas as atividades de movimentação/armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde a aquisição de matéria prima até o ponto de consumo final.

Organização e um sistema de materiais Pode ser dividida nas seguintes áreas: controle de estoque compras almoxarifado planejamento/controle de produção importação transporte/distribuição

Organização e um sistema de materiais FUNÇÃO: estudar a maneira como a administração pode otimizar recursos de suprimentos, estoques e distribuição dos produtos/serviços com que a organização se apresenta ao mercado por meio de planejamento, organização e controle de suas atividades.

Política de estoques Cabe a este setor o controle das disponibilidades e das necessidades totais do processo produtivo, envolvendo não só os almoxarifados de matérias primas e auxiliares como também os intermediários e os de produtos acabados. De forma simplificada os objetivos do planejamento e do controle de estoques são:

Política de estoques assegurar o suprimento adequado de matéria prima, material auxiliar, peças e insumos no processo de fabricação; manter o estoque o mais baixo possível para atendimento compatível as necessidades vendidas; identificar os itens absolutos e defeituosos em estoque e elimina-los; não permitir condições de falta ou excesso em relação a demanda de vendas;

Política de estoques prevenir-se contra as perdas, extravios, danos ou mau uso; manter as necessidades em relação aos registros; fornecer bases concretas para elaboração de dados ao baixo planejamento de curto, médio e longo prazo das necessidades de estoques; manter os custos nos níveis mais baixos possíveis levando em conta os volumes de vendas,prazos, recursos e seu efeito sobre o custo de venda do produto.

Tipos de estoques Tem- se nos estoques: 1) matéria-prima 2) material auxiliar 3) manutenção 4) intermediário 5) acabados

História e tendência da logística até os 50 anos Mercado restrito e local; pouca concorrência; nível de serviço/satisfação do cliente não existia. Na 2ª Guerra Mundial a logística serviu de parâmetro para os militares norte americanos, não que diz respeito a distribuição e suprimentos de tropas voltadas para o setor governamental.

História e tendência da logística até os 50 anos De 50 a 70 surgem novos pensadores na área de administração (DRUCKER): Condições econômicas e tecnológicas encorajam o desenvolvimento da logística; Alteração nos padrões/atitudes dos consumidores; Redução de custos; Avanço da tecnologia de computadores; Influência da área militar.

De 70 aos dias atuais Guerra do Vietnã; êxodo rural; competição mundial; Nos bens manufaturados Procura de matéria prima com qualidade; Crise do petróleo; Crescimento do mercado, consumidor, etc...

ATIVIDADES PRIMÁRIAS: Transporte,manutenção de estoque e processamento de pedidos. ATIVIDADES DE APOIO: Armazenamento, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento, sistema de informação.

Curva ABC Elaborado por Vilfredo e Pareto na Itália. Na área administrativa a curva ABC tornou-se utilidade ampla nos mais diversos setores em que necessitam tomar decisões envolvendo grande volume de dados.

Curva ABC A curva é usada constantemente para: Avaliação de estoques Produção Vendas Salários

Itens da curva Classe A: São os itens mais importantes que devem receber toda a atenção no primeiro momento do estudo. Classe B: São os itens intermediários e que deverão ser tratados logo após as medidas da classe A. Classe C: São os itens de menor importância,embora volumosos em quantidade, mas com valor monetário deduzido.

Curva ABC classe %de itens % do valor total do estoque A 5 a 10

Curva XYZ Curva XYZ – Classificação por essencialidade X - Podem ser substituídos facilmente. Y - Podem ser substituídos, porém com dificuldade. Z – São insubstituíveis.

Curva XYZ Considerar: Menor estoque possível, desde que não falte – Risco da armazenagem. Entrega parcelada. Trabalhar sempre preferencialmente com registro de preços. Manter estoque de segurança, principalmente de itens Z. Comprar itens A para o menor tempo possível. Cuidado com A e Z. Cortes: Verificar 1º As, que têm maior impacto financeiro.