PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- DÉCADA DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Ministério da Cultura.
O Plano Nacional de Educação e a Conferência Nacional de Educação
União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação Regime de colaboração: município, o estado e a união (relações institucionais e as metas do novo PNE)
Profa. Dra. Rosilene Lagares
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Plano Nacional de Educação
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS INTERMUNICIPAIS, TERRITORIAIS DE EDUCAÇÃO Conferências Municipais Nesse conjunto: 18 Conferências Intermunicipais e 2.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ministério da Cultura.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
DO FUNDEF AO FUNDEB O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi substituído pelo Fundo de.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Fórum Nacional de Educação
Psicologia e Segurança Pública
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Professor da Educação Básica Heleno Araújo Filho
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
UNDIME – MT REUNIÃO AMPLIDA SISTEMA NACIONAL ARTICULADO (Cooperação) Antônio José Medeiros – SASE/MEC 13/Setembro/2011 Cuiabá-MT.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Sistema Único de Saúde - SUS
AP01 – Apresentação do PNE e PME
EDUARDO DESCHAMPS Presidente do CONSED, em exercício Eduardo Deschamps
Uma Escola do Tamanho do Brasil
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios Brasília, abril 2013.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios São Paulo, agosto 2012.
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação Reunião CONSED –RH 18/09/2013.
Planejando a Próxima Década
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO PÚBLICO Bianca Mota de Moraes.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE Planejando a Próxima Década IV SEMINÁRIO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Itajaí/SC.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
REGIME DE COLABORAÇÃO E O FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES EM SANTA CATARINA. Osmar Matiola Diretor DIAE/DIAM/SED.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
O PNE e o Pacto Federativo Secretaria Nacional de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação I SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO.
2ª REUNIÃO DO CEE/SC COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO JOINVILLE 16/04/13 REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS DE ENSINO EM SANTA CATARINA. Osmar.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NORMAS DE COOPERAÇÃO Audiência Pública em 14/6/16 Na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Adão Francisco de Oliveira.
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO 55ª Legislatura - 2ª Sessão Legislativa Ordinária PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA 14/06/2016 LOCAL: Anexo II, Plenário.
TEMA: DERECHO A LA EDUCACIÓN Y MODELOS PÚBLICOS ALTERNATIVOS EN LATINOAMERICA: ¿QUÉ NOS MUESTRAN LOS MODELOS ALTERNATIVOS A LA EDUCACIÓN NEOLIBERAL? Experiencias.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- DÉCADA DA EDUCAÇÃO   O que muda com o Sistema Nacional de Educação – SNE Republica Federativa- Cooperação e Colaboração COOPERAÇÃO- entendimento entre os entes federados COLABORAÇÃO- harmonia entre os sistemas e participação da sociedade civil

AVANÇOS E FRAGILIDADES   Descontinuidade de ações, fragmentação de programas, falta de articulação entre órgãos gestores e carência de recursos, são situações especialmente visíveis. EMENDA CONSTITUCIONAL N. 59/2009 Olha para trás, para o presente e para o futuro O Sistema Nacional de Educação já é... Mas em que ele consiste? (garantia do direito social à educação)

LEI nº 13.005/2014   Art. 13 - Instituir o SNE em dois anos UNIÃO: foro formulador Ministério da Educação: órgão de coordenação Conselho Nacional de Educação: eixo normativo

Centro de um poder hierárquico X Descentralização qualificada O sentido de uma nova forma de organização: A garantia do direito constitucional

REELEITURA DA LDBEN Padrões nacionais vinculantes: base nacional comum financiamento padrões para as instituições de ensino gestão democrática formação e valorização dos profissionais processos de avaliação institucional e de aprendizagem.

Estaduais, Distrital e municipais UM SISTEMA DE SISTEMAS Estaduais, Distrital e municipais - espaços tri e bipartites de pactuação: condições dinâmicas de supletividade (PNE, Art. 7º) - mediação entre a necessidade de promoção dos direitos e a capacidade de oferta: depende de um consistente e permanente debate da sociedade (CONAE – FNE) - consistência: decorrerá do direito e dependerá do básico, mínimo, comum.

Limites de liberdade de ensino Limites de financiamento DEBATES POLÊMICOS Limites de Autonomia Limites de liberdade de ensino Limites de financiamento

RESISTÊNCIAS   Complexo Cenário de elaboração e pactuação, próprios do federalismo brasileiro. O desafio histórico é dar consistência ao SNE pra a garantias do direito Constitucional.

OBRIGADA ! Vera de Fátima Paula Antunes Conselheira-Presidente do CEE/MS Presidente da Comissão da Elaboração do PEE-MS www.cee.ms.gov.br E-mail: sec325@sed.ms.gov.br