FAMED UFRGS Avaliação Institucional Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina 2006
FAMED UFRGS Modelo I Ligado a departamentos Baixo poder de pressão sobre os órgãos superiores Pequeno número de pesquisadores Trabalho colaborativo entre os centros Baixo recursos (financiamentos e materiais) Gibbons M et al, 2005
FAMED UFRGS Modelo II Alto grau de independência Forte pressão sobre a administração central Multi-departamental Altos fundos de financiamento Grande número de pesquisadores Gibbons M et al, 2005
FAMED UFRGS Cenário Atual Poucos recursos de financeiros Aumento do número de alunos Aumento no número de programas Baixa capacidade e agregar novos pesquisadores aos PPGs Poucos estudos de análise gerencial dos centros de ensino e pesquisa
FAMED UFRGS Prováveis benefícios do PPG institucional Manutenção de massa crítica de orientadores Desconcentração dos PPGs Manutenção de laboratórios Integração entre linhas de pesquisa Facilidade em grade de disciplinas Maior capacidade de captar investimentos Velasco I, 2005
FAMED UFRGS Dificuldades Aparentes do PPG Institucional Diferentes sujeitos/objetos de pesquisa História institucional Inserção científica diferenciada Diferenças no processo de avaliação Schor N,2005
FAMED UFRGS O caso da M.E. McGill Modelo I Medicina experimental criada 1947 Apenas ligada à área básica Restritos aos laboratórios Estrutura de Departamento
FAMED UFRGS O caso da M.E. McGill Modelo II Mudança estrutural em 1975 Passa a ser parte do Depto de Medicina Passa a receber pesquisadores MD. Amplia suas linhas de pesquisa Amplia os locais de pesquisa para várias instituições.
FAMED UFRGS Institute of Child Health UCL/Londres Fundado em 1940 como braço de pesquisa em saúde da criança do GOSH Tornou-se independente do GOSH em 1945 Em 1996 torna-se Instituto Biomédico do UCL Agrega várias linhas de pesquisa em Pediatria 27 milhões de Pounds/ano, 60% n governamental
FAMED UFRGS US Research Centres Mallon W et al, 2005
FAMED UFRGS US Research Centres Mallon W et al, 2005
FAMED UFRGS US Research Centres Mallon W et al, 2005
FAMED UFRGS Objeto: 4 PPGs de especialidades 4 PPGs departamentais 1 PPG Institucional Variáveis: alunos, trabalhos de conclusão, orientadores, recursos do PROF. Série temporal de 2 anos Análise descritiva: Custo aluno, Custo tese Caso FAMED-UFRGS Método
FAMED UFRGS Caso FAMED-UFRGS n
FAMED UFRGS Caso FAMED-UFRGS n
FAMED UFRGS Caso FAMED-UFRGS Reais
FAMED UFRGS Conclusões A organização departamental atualmente sugere ser a mais adequada em termos de eficiência: com maior relação orientador/TC com maior relação orientador/aluno com menor custo por aluno com menor custo por trabalho de conclusão
FAMED UFRGS Conclusões Hipóteses Maior grau de influência junto as esferas de decisão (Colegiados, Conselhos). Linhas de pesquisa mais abrangentes com melhor aproveitamento de recursos. Gerência de RH facilitada pela cooperação com o departamento.
FAMED UFRGS Conclusões A organização dos centros de pesquisa é determinada pelo modelo de produção de conhecimento hegemônico e ambos obedecem um processo histórico