DRAWBACK Integrantes: Bruno Cani Guide Caio Menezes Daniel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCEDIMENTOS PARA IMPORTAÇÃO
Advertisements

PROF. ALEXANDRE BIERMANN 8.º SEMESTRE – 2010 ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Parte 3 Revisão Importação.
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
Comércio Exterior. Programa. Sensibilização ao Comércio Exterior
Modulo 21 Nuno Silva.
Comércio Internacional
CSA1033 Comércio Exterior Importação Cap. 5 Profª. Edna Santos.
Estrutura organizacional Comércio Exterior
Pagamentos e Recebimentos Internacionais
IMPORTAÇÃO Conceito, Nacionalização e Drawback
14. DRAWBACK DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES:
Drawback Suspensão Integrado.
Sistemática de Importação e Exportação
DRAWBACK – O QUE É? É UM REGIME ADUANEIRO ESPECIAL DE INCENTIVO ÀS EXPORTAÇÕES, QUE PERMITE IMPORTAÇÕES E/OU COMPRAS NO MERCADO INTERNO DE INSUMOS, MATÉRIAS-PRIMAS,
ANVISA MISSÃO : Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso.
REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS, ECONÔMICOS OU SUSPENSIVOS
INTRODUCÃO DRAWBACK CONTEXTO MACRO-ECONÔMICO
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
Legislação de DB Vilma Lima.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR SISCOMEX.
PAINEL: A NOVA LOGÍSTICA BRASILEIRA INTELIGÊNCIA, INTEROPERABILIDADE E DISPONIBILIDADE.
Empresa Através de seu diretor o Sr. Robinson Collado, Despachante Aduaneiro que a mais de quinze anos desenvolve no mercado um trabalho sério e comprometido,
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
Medidas de Incentivo à Competitividade Min. Guido Mantega 05 de Maio de 2010.
Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX
Sistemática de Importação e Exportação
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
LOGÍSTICA – JOSÉ MACHADO CARREGOSA
Exportação Características.
ZONA FRANCA DE MANAUS Prof. Joel Brogio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Prof. Msc. Romina Paradizo Prof. Msc. Francisco Prancacio Carvalho.
DRAWBACK VERDE-AMARELO HABILITAÇÃO / RE / IDADIMPLÊNCIA
Fundamentos do Comércio Exterior
EQUIPE: ANDREY ANTHONY CLÁUDIA SEABRA DANIELE MOREIRA DONALDO JUNIOR ELIDIMAR GAIA MARIA ROSA.
Sistemática de Importação e Exportação
Empreendedor Individual e Empresário Individual
ADICIONAL AO FRETE PARA RENOVAÇÃO DA MARINHA MERCANTE - AFRMM
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro Balanço 2009 e Perspectivas 2010 Apresentação: Haroldo Silva Economista Chefe - ABIT São Paulo, 05 de março de 2010.
Indalécio Pacheco Coordenação-Geral de Incentivos e Benefícios Fiscais
BALANÇO DE PAGAMENTOS Conceito: Registro de todas as transações comerciais e financeiras realizadas entre residentes e não-residentes de um país. Documento.
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
1 1.
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
REGIME DE DRAWBACK O Regime de Drawback é um incentivo a exportação. Ele confere isenção de impostos na importação da matéria prima destina a fabricação.
UNIDADE I Tributos Incidentes no Comércio Exterior
Marcelo Landau FIEP, Curitiba, 30 de junho de 2015
Frederico Pace Drumond
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
DRAWBACK SUSPENSÃO HABILITAÇÃO
Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Departamento de Operações de Comércio Exterior – Decex DRAWBACK INTEGRADO Normas, Procedimentos e Dúvidas DRAWBACK.
REGIME ADUANEIRO ESPECIAL DE DRAWBACK
MAGA Serviços Aduaneiros Ltda.
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
Carlos Biavaschi Degrazia Brasília, DF, 10 de novembro de 2015 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Secretaria de Comércio.
Tributos Internacionais
DrawBack. “Incentivo à exportação que isenta ou suspende, dependendo da modalidade,o pagamento dos tributos incidentes na importação de insumos ou semi-acabados,
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
Regime Aduaneiro Especial
Marcelo Landau BRASÍLIA, DF, 15 de março de 2016 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Secretaria de Comércio Exterior -
INTCEX IMPORTAÇÃO. REGISTRO DE IMPORTADOR As operações de importação somente poderão ser efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas que estiverem inscritas.
BENEFÍCIOS FICAIS E CREDITÍCIOS NA EXPORTAÇÃO Comércio Exterior Ronaldo Ramos.
Regimes aduaneiros especiais e atípicos
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender as operações de financiamento e os assuntos a elas relacionados.  Adiantamentos sobre contratos.
Prof.: Arrison Nogueira
DRAWBACK Integrantes: Bruno Cani Guide Caio Menezes Daniel
Transcrição da apresentação:

DRAWBACK Integrantes: Bruno Cani Guide Caio Menezes Daniel Gustavo Bigolotti Panosso Vitor R. da Cunha Rodrigo Faustini Vieira

Importação e exportação A balança comercial favorável e suas virtudes; Regime especial de comércio exterior. O que é o Draw Back “Incentivo à exportação que isenta ou suspende, dependendo da modalidade,   o pagamento dos tributos incidentes na importação de insumos ou semi-acabados, destinados a compor o produto acabado exportado ou a exportar”

Vantagens: Aquecimento da economia interna; Consolidação do nome brasileiro no mercado internacional; Redução de custos de produção; Aumento da competitividade dos produtos nacionais no mercado externo.

Suspensão, Isenção e Restituição Regime de Drawback: Suspensão, Isenção e Restituição Tipos de Draw Back Genérico; Sem cobertura cambial; Solidário; Intermediário; Embarcação; Mercado interno;

Suspensão: Pleiteada antes da importação; Análise e consentimento; O prazo de cumprimento do compromisso de exportar; Em caso de bens de longo período de fabricação; Para habilitar-se ao benefício; Formulário específico ou eletronicamente (novidade); A empresa firma termo de responsabilidade junto à Receita Federal;                                                                                                                               

Isenção: Caracteriza-se pela reposição de estoques; Assim como na suspensão, são necessárias as expedições de um pedido, o Ato Concessórias entre outros documentos; O prazo para pleitear o benefício é de até dois anos; Prazo para os embarques para a reposição dos estoques; Contempla: Somente Drawback Intermediário e Embarcação;                                                                                     

Restituição: Consiste na restituição total ou parcial dos tributos federais (I.I. e I.P.I.) que incidiram na importação de insumos destinados à industrialização ou beneficiamento de produto exportado, desde que não ultrapassem o prazo de 90 dias, contados a partir da data do registro da Declaração de Importação.

Encargos beneficiados pelo Drawback: I.I. - Imposto de Importação; I.P.I. - Imposto sobre Produtos Industrializados; I.C.M.S. - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços; Adicional de Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM ).

O Drawback não se aplica em caso de:                                                                                                                                                                                      Importação de mercadoria utilizada na industrialização de produto destinado a consumo na Zona Franca de Manaus e áreas de Livre Comércio; Exportação ou importação de mercadoria suspensa ou Proibida; Exportação contra pagamento em moeda nacional; Exportações conduzidas em moeda-convênio ou outras não conversíveis. Importação de petróleo e seus derivados, exceto coque calcinado de petróleo.

Concedido à operação que se caracterize como: Transformação; Beneficiamento; Montagem; Renovação e recondicionamento; Acondicionamento e acondicionamento.

Números do Drawback: Em 2003 as exportações realizadas por Meio de Drawback cresceram cerca de 10% em relação à 2000/2001. O drawback movimenta anualmente, Valores acima de US$20 bilhões de Mercadorias em exportações.

Referências bibliográficas: KINDLEBERGER, Charlies P.; Problemas Históricos e Interpretações Econômicas: Estudos da História Financeira. SAMUEL, Paul Anthony; Introdução à análise econômica. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior <www.desenvolvimento.gov.br> Empresário Online <www.empresario.com.br> Receita Federal <www.receita .fazenda.gov.br> Federação das Indústrias do Estado de São Paulo <www.fiesp.com.br/relações_internacionais> Portal Columbia <www.columbia.com.br>

Fim!