Comportamentos do Empreendedor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

EMPREENDEDORISMO Prof. Fernando Belardi
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
A motivação é uma chave muito importante no mundo dos negócios
Administração Estratégica
EMPREENDEDORISMO Ms. Tatiana Jordão Maia.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
EMPREENDEDORISMO Almir Moreira Júnior (043)
ad – direção para, tendência para;
Empreendedorismo.
Ser um empreendedor Como Evitar os erros dos iniciantes.
Criatividade e inovação
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Empreendedorismo.
Aula - Tema: O empreendedor.
AJET - ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS EMPREENDEDORES DE TUBARÃO FUNDADA EM 1988 QUEM SOMOS? - JOVENS EMPRESÁRIOS - JOVENS FILHOS DE EMPRESÁRIOS - JOVENS PROFISSIONAIS.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
Empreendedorismo Cidinha Fonseca.
O Início de um novo negócio
A importância do Empreendedorismo na vida pessoal e profissional!
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA
Administração Empreendedora
Principais telas PowerPoint extraídas do livro) www
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Parte II – Plano de Negócios
Plano de ação: De consultora a Diretora em 5 meses
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Presidente Conselho de Jovens Empreendedores do Amazonas - CJE
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO
Aprendendo a ser empreendedor
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Administração de Empresas Pessoais
Função da Administração:
EMPREENDEDORISMO Prof. Valmir Pires
Gestão por Competências
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS
Carlos Visão Global Social
McClelland Busca de oportunidade e iniciativa
A motivação e o perfil do empreendedor
Prof. Adm. Msc. NEUSERI STIEVEN
Av. Tte. Névio Baracho, nº 289 – Jardim Bela Vista – São José dos Campos – SP – CEP Tel(fax): (12) PRINCÍPIOS / FATORES.
Os Desafios do Contador diante do Mundo Empreendedor
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
Introdução ao Marketing
Empreendedorismo.
Nome da Empresa Plano Comercial.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Estruturas Organizacionais
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Prof. Ricardo Empreendedorismo.
Qualificação Profissional – Auxiliar em Serviços Gerais
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Plano de Negócios.
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira RELACIONAMENTO CORPORATIVO.
Prof. Ricardo Empreendedorismo. Definição O que é ser empreendedor O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que outros não veem, que realiza.
Atividade empreendedora como opção de carreira O desenvolvimento de novos empreendimentos é fundamental, não só para aqueles que decidem viver diretamente.
80 HORAS/AULA FACULDADE NOVO MILÊNIO PROFESSORA MS. ROSANY SCARPATI RIGUETTI MÓDULO 1 – FUNDAMENTOS -30 HORAS – SLIDE 1, 2 e 3 – APOSTILA 1.
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Conceitos Estratégias
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

Comportamentos do Empreendedor

ACS JOVEM O ACS Jovem é um programa de jovens empreendedores da Associação Comercial de Santos que tem como missão promover a integração e participação dos associados em questões da economia local e nacional, visando o incentivo e o fortalecimento do empreendedorismo. Os objetivos do ACS Jovem são: Contribuir com os objetivos da Associação Comercial de Santos, incentivando a participação dos jovens nas ações promovidas pela ACS. Formar novas lideranças empresariais, com o intuito de incentivar e difundir ações empreendedoras nos diversos setores da economia. Desenvolver redes de relacionamento entre empresários e lideranças locais e grupos de jovens empreendedores espalhados pelo Brasil. Difundir o empreendedorismo na região.

Atividades Desenvolvidas pelo Núcleo Semana do Jovem Empreendedor -Instituído no Calendário Oficial do Município, através da Lei 2610 de 4 março de 2009 Café com Personalidade Visitas Técnicas Feirão do Imposto

Empreendedorismo • Empreendedores por oportunidade: 10 ATITUDES DE UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO Empreendedorismo • Empreendedores por oportunidade: são motivados pela percepção de um nicho de mercado em potencial • Empreendedores por necessidade: são motivados pela falta de alternativa satisfatória de ocupação e renda • Intra-empreendedorismo

BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVAS

PERSISTÊNCIA

COMPROMETIMENTO "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." Ayrton Senna

EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA "A única coisa que está em seu caminho para a perfeição, é você mesma." Cisne Negro

RISCOS CALCULADOS Todo sonho envolve riscos. Riscos bem calculados são mais fáceis de superar. É celebre a frase de Theodore Roosevelt: “É preferível arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que não gozam muito, nem sofrem muito, porque vivem na penumbra obscura dos que não conhecem nem vitória nem derrota.”

ESTABELECIMENTO DE METAS Estabelecer metas e objetivos desafiantes que Tem Significado Pessoal. Definir metas de longo prazo, claras e específicas. Estabelecer objetivos de curto prazo, Mensuráveis.

BUSCA DE INFORMAÇÕES Dedicar-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores e concorrentes. Investigar pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço. Consultar especialista para obter assessoria técnica ou comercial

PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICO Planejar dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos. Constantemente revisar seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais. Manter registros financeiros e utiliza-los para tomar decisões.

Utilizar estratégia deliberada para influenciar ou persuadir os outros PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS Utilizar estratégia deliberada para influenciar ou persuadir os outros

INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA Buscar autonomia em relação a normas e controles de outros. Manter seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores. Expressar confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.

“Leque” do conjunto de atitudes do empreendedor de SUCE$$O

Se dê uma nota como empreendedor, e escolha o que gostaria de melhorar primeiro Persuasão e Rede de Contatos Independência e Autoconfiança Busca de Informações O No Planejamento e Monitoramento Sistemático Estabelecimento De Metas Exigência de Qualidade e Eficiência Estabelecimento De Metas 5 Correr Riscos Calculados 10 Comprometimento Persistência

Por favor, entregue seu formulário Nome - Idade Cidade de residência Email 1 Você tem ou pensa em abrir um negócio? ( )Sim ( )Não 2 Algum parente próximo tem negócio? ( )Sim ( )Não 3 Qual a importância do tema abordado? (0 a 10) 4 Se você fosse empreender, em qual setor da economia você apostaria hoje, supondo que você tivesse a experiência necessária para fazer? 5 Você é filiado a algum órgão de classe? ( )Sim ( )Não Qual? 6 Gostaria de receber informações sobre o assunto? ( )Sim ( )Não

OBRIGADO!

Serviço: Autoria e organização: Humberto Ribeiro de Souza Pedro H.D. Mesquita Referências Bibliográficas (qualificados em documento à parte) Dados e relatórios sobre empreendedorismo online do Sebrae-SP Dados e relatórios sobre empreendedorismo online do Sebrae-Nacional Dados e relatórios sobre empreendedorismo online da Endeavor Documentos do FGVCeen, FGV e revista Administração Pública da biblioteca Scielo, FGV Dados obtidos em 22/08/2011 – Colégio Acácio de Paula, curso de logística 1B e 1C – 45 pessoas responderam 46,6 % dos participantes da atividade pensam ou já possuem um negócio próprio 48,8% dos participantes não pensam em ter um negocio próprio 57,7% dos participantes, tem um parente próximo que possui um negócio próprio Trabalhamos com um público atento, que valoriza o empreendedorismo A idade do público variava de 19 a 53 anos, com média de 28,45 anos Apenas 4 pessoas estão ligadas a associações de classe (2 CREF, 1 OAB e 1 Sindicato)