DIVIDINDO UM TRAPÉZIO Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento algébrico e espacial; Diferentes modos de resolução;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Áreas de Figuras Planas
Advertisements

Quadrilátero é um polígono de quatro lados
QUEBRANDO A CUCA Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Diferentes modos de resolução; Expressão.
Quadriláteros A B C D A,B,C e D são quatro pontos distintos e coplanares e três deles não são colineares. Os segmentos AB,BC,CD e DA interceptam apenas.
Teorema de Pitágoras. Áreas. Semelhança de triângulos.
COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS
CALCULANDO E MONTANDO Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Expressão escrita matemática; Linguagem.
MODELANDO SÓLIDOS Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Expressão escrita matemática; Linguagem.
DOIS POR UM! Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Interpretação geométrica; Modelos matemáticos; Argumentação geométrica.
COMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS ll
JOGO DO TRIO GEOMÉTRICO l
Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Diferentes modos de resolução; Expressão oral matemática; Leitura.
ALZIRA MARIA LIEDTKE BECKER CRISTIANE STRAIOTO DINIZ
Desenho Geométrico Profª. Sabrina Varjão
Semelhança de Figuras.
Áreas de Figuras Planas
Polígonos e ângulos Prof. Ilizete.
CORDEL DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS
Números Complexos 2 Prof. Marlon.
GEOMETRIA.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Geometria Plana – Quadriláteros Notáveis
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática
PRISMAS COLÉGIO DECISIVO Matemática Professor Wilen GEOMETRIA ESPACIAL
Como ocorre o processo de construção do conhecimento?
Juliana Bender Goulart
Produtos Notáveis Efetuar uma multiplicação é obter o produto. Existem alguns produtos muito usuais. É recomendado então sabê-los “de cor”.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 9 Funções potência.
QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS
Racionalização O que é racionalizar um número?
Geometria Espacial – CAp/UERJ
Áreas de Figuras Planas
Andre Cirri, João Borges e Luiza Audi
TRAPÉZIOS Anna Douer 2 Gabriela Esteves 14 Julia Neves 19 8°C.
GEOMETRIA – 3º BIMESTRE SIMULADO GEOMETRIA – 3º BIMESTRE
ÁREAS DAS FIGURAS PLANAS
Capítulo 18 – Áreas do Triângulo, Losango e Trapézio
O TANGRAM E A GEOMETRIA Prática Pedagógica em Matemática 1 – UERJ
Matemática 2 Pré vestibular Frei Seráfico Prof.: Thiago Azevedo.
Signo Significado Sentido
Prismas.
Polinômios e equações algébricas
Aula de Matemática TRIÂNGULOS Razão de semelhança
POLÍGONOS Professora Adriane.
Classificação de Quadriláteros
Professor  Neilton Satel
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Vera Gui. Vera Gui Vera Gui Vera Gui Vera Gui.
SEMELHANÇA DE FIGURAS Conceitos aplicações Sair do programa.
Equações do 1o grau com duas incógnitas
Geometria Espacial – CAp/UERJ
Perímetros e Áreas.
Ângulos opostos pelo vértice
PROPRIEDADES.
E. E. São Francisco. Campo Grande, 08 de outubro de 2014.
Polígonos Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
LÓGICA GEOMÉTRICA Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento lógico; Interpretação; Diferentes modos de resolução;
DISTINGUINDO FORMAS Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Leitura e interpretação (figuras geométricas);
Actividades com o Tangram
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
COMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS lll
ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
Questões – Revisão – 8º ano Matemática I Prof(a) : Monica Honigman
1) Calcule o valor da expressão
TEMA: “NÚMEROS COMPLEXOS”. LINHA DO TEMPO: Descobriu uma fórmula geral para resolver equações do tipo x³ + px = p. Porém não publicou sua obra. Quebrando.
GEOMETRIA PLANA QUADRILÁTEROS
Geometria Espacial.
Rodeia as duas frações equivalentes.
1° aulão de Matemática RUMO À UNIVERSIDADE EU POSSO, EU CHEGO LÁ
GEOMETRIA PLANA TEOREMA DE TALES
Transcrição da apresentação:

DIVIDINDO UM TRAPÉZIO Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento algébrico e espacial; Diferentes modos de resolução; Expressão escrita matemática. Objetivos: Desenvolver estratégias para decompor figuras planas em várias figuras planas congruentes; Relacionar o perímetro e a área de figuras planas com a representação algébrica; Produzir argumentações algébricas como elemento integrador da comunicação matemática.  

DIVIDINDO UM TRAPÉZIO 1) Divida a área do trapézio retângulo, em quatro áreas congruentes. x 2x Modelos da figura original para realizar algumas investigações geométricas:

DIVIDINDO UM TRAPÉZIO 1) Divida a área do trapézio retângulo, em quatro áreas congruentes. x 2x Modelos da figura original para realizar algumas investigações geométricas:

DIVIDINDO UM TRAPÉZIO Agora responda:   A) Como podemos obter a área do trapézio retângulo, sem fazer uso de uma fórmula? Obtenha a expressão algébrica que representa esta área e explique os procedimentos utilizados. B) Escreva o monômio que representa a medida do lado oblíquo aos lados paralelos do trapézio retângulo. Explique o procedimento utilizado. C) Escreva a expressão algébrica que representa o perímetro do trapézio retângulo. D) Descreva pelo menos dois procedimentos para a obtenção da área de um dos polígonos resultantes da divisão do trapézio retângulo.

DIVIDINDO UM TRAPÉZIO Agora responda:   E) Escreva a expressão algébrica que representa o perímetro de um dos polígonos resultantes da divisão do trapézio. F) Verifique se existe alguma relação entre o perímetro do polígono resultante da divisão do trapézio com o perímetro do trapézio retângulo. Em caso afirmativo, explique tal relação. G) Investigue outras divisões possíveis de serem realizadas com a área do trapézio retângulo dado, mantendo a congruência entre as figuras. Com base nestas divisões, responda: existe alguma relação entre a maior divisão possível (menor fração de área) e as demais divisões?

DIVIDINDO UM TRAPÉZIO Dividindo-o por exemplo em um Agora responda:   A) Como podemos obter a área do trapézio retângulo, sem fazer uso de uma fórmula? Obtenha a expressão algébrica que representa esta área e explique os procedimentos utilizados.    Dividindo-o por exemplo em um quadrado mais meio quadrado. x x2 Área = x2 + x2/2 Área = 3x2 /2 x x2/2 2x

DIVIDINDO UM TRAPÉZIO Perímetro = x + x + 2x + Perímetro = 4x + B) Escreva o monômio que representa a medida do lado oblíquo aos lados paralelos do trapézio retângulo. Explique o procedimento utilizado.   C) Escreva a expressão algébrica que representa o perímetro do trapézio retângulo.    x x 2x Perímetro = x + x + 2x + Perímetro = 4x +

DIVIDINDO UM TRAPÉZIO Área = (3x2 /2) : 4 = 3x2 /8 D) Descreva pelo menos dois procedimentos para a obtenção da área de um dos polígonos resultantes da divisão do trapézio retângulo.   Área = (3x2 /2) : 4 = 3x2 /8 2) Área = (x /2)2 + (x2 /2)2 / 2 = x2 /4 + x2 /8 = 3x2 /8 x /2

DIVIDINDO UM TRAPÉZIO Agora responda:   E) Escreva a expressão algébrica que representa o perímetro de um dos polígonos resultantes da divisão do trapézio. F) Verifique se existe alguma relação entre o perímetro do polígono resultante da divisão do trapézio e o perímetro do trapézio retângulo. Em caso afirmativo, explique tal relação. G) Investigue outras divisões possíveis de serem realizadas com a área do trapézio retângulo dado, mantendo a congruência entre as figuras. Com base nestas divisões, responda: existe alguma relação entre a figura original e uma das figuras resultante da divisão?

DIVIDINDO UM TRAPÉZIO Perímetro = (4x/2) + = 2x + E) Escreva a expressão algébrica que representa o perímetro de um dos polígonos resultantes da divisão do trapézio. x /2 x/2 x/2 x /2 Perímetro = (4x/2) + = 2x +

DIVIDINDO UM TRAPÉZIO Perímetro = 2x + Perímetro = 4x + F) Verifique se existe alguma relação entre o perímetro do polígono resultante da divisão do trapézio e o perímetro do trapézio retângulo. Em caso afirmativo, explique tal relação. Perímetro = 2x + Perímetro = 4x + O perímetro do polígono resultante da divisão do trapézio é a metade do perímetro do trapézio retângulo. 2P = 2. 2p

DIVIDINDO UM TRAPÉZIO 2p = 2x + 2p = x + 2p = 4x + 2p = 4x + G) Investigue outras divisões possíveis de serem realizadas com a área do trapézio retângulo dado, mantendo a congruência entre as figuras. Com base nestas divisões, responda: existe alguma relação entre a figura original e uma das figuras resultante da divisão? 2p = x + 2p = 2x + 2p = 4x + 2p = 4x + Neste caso, não existe relação entre os dois perímetros. Neste caso, não existe relação entre os dois perímetros.