ENSINO MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Estudos de Línguas – CEL EE Prof Henrique Morato Matão - SP
Advertisements

Centro de Estudos de Línguas – CEL
ORIENTAÇÕES REFERENTES À MATRÍCULA E TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
ENSINO MÉDIO ORGANIZADO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
A inovação do Ensino Médio
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação Núcleo Regional de Educação de Maringá SDE SETOR DE DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
SISTEMAS DE ENSINO.
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
ENSINO MÉDIO ORGANIZADO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS
Livro Registro de Classe
Conveniada curso Positivo
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Orientações para encerramento do ano letivo
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
ENCONTRO COM CALOUROS – 2014/1
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS
Ensino Fundamental 1º e 2º ANO
CAA / DER LESTE 1 REUNIÃO DE 04/07/2011
CALENDÁRIO ESCOLAR 2014 A Lei de Diretrizes e Bases garante a cada escola autonomia para definir seu calendário escolar, de acordo com a proposta pedagógica.
Organização Curricular
Orientação Técnica Escolas Particulares.
Educação de Jovens e Adultos
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTO ANDRÉ
Reunião de Professores(as) de LEM 26/03/13
Aproveitamento de Estudos
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Deliberação CEE nº 77/08 Currículo do Ensino Fundamental e Médio na LDB A Lei Federal 9394/1996 define:” os currículos do ensino fundamental e médio devem.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
DELIBERAÇÃO Nº09/01-CEE. DEL. Nº 09/01 Matrícula: Matrícula de ingresso, por transferência e em regime de progressão parcial. Aproveitamento de estudos:
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Serviço de Inspeção Escolar. 20/11/2008
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
OBJETIVOS Objetivo Geral
FACULDADE EVANGÉLICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Projeto de Apoio à Aprendizagem
Ensino fundamental e Mudanças
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
INFORMATIVO AOS ALUNOS 2007/2
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Plano de Gestão da Escola
HISTÓRICO ESCOLAR DE TRANSFERÊNCIA - frente
PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES
SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:
Histórico Escolar Histórico Escolar é um documento de informação e comprovação de resultados parciais e/ou finais dos estudos realizados pelo estudante.
Currículo em Movimento Reorganização da EJA
Lei de Diretrizes e Bases
C OORDENAÇÃO G ERAL DE E DUCAÇÃO B ÁSICA A TUALIZAÇÃO DOS PPCS PARA 2016 Pedagoga Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Transcrição da apresentação:

ENSINO MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS RESOLUÇÃO Nº 5590/08 – GS/SEED DELIBERAÇÃO Nº 09/01 – CEE INSTRUÇÃO Nº 021/2010 – SUED/SEED INSTRUÇÃO Nº 004/09 -SUED/SEED INSTRUÇÃO CONJUNTA Nº 01/09 - SUED/SEED

ENSINO MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS Ensino médio por blocos de disciplinas semestrais está estruturado por séries, organizadas em blocos I e II e duração de 03 anos letivos divididos em 06 semestres.

MATRÍCULA Matrícula concomitante, nos blocos I e II somente para cumprimento da progressão parcial.

TRANSFERÊNCIA 1ª Situação: Transferência ocorrida no 1º semestre do ensino médio anual para o ensino médio por blocos. A escola de destino efetuará matrícula no bloco I ou II da série. Outro bloco será cursado no 2º semestre.

TRANSFERÊNCIA 2ª Situação: Transferência ocorrida no 1º semestre, do ensino médio por blocos para o ensino médio anual. A escola aproveitará as notas parciais das disciplinas cursadas e estabelecerá plano de recuperação dos conteúdos não trabalhados.

TRANSFERÊNCIA 3ª Situação: Transferência ocorrida no 2º semestre, do ensino médio anual para o ensino médio por blocos a escola efetuará matrícula no bloco I ou II. Para concluir a série, o aluno deverá cursar as disciplinas constantes do outro bloco, através de adaptação.

TRANSFERÊNCIA 4ª Situação: Transferência ocorrida no 2º semestre, ensino médio por blocos para o ensino médio anual, escola de destino aproveitará o bloco concluído com êxito e estabelecerá plano de recuperação de conteúdos das disciplinas não cursadas, no 1º semestre, na escola de origem.

TRANSFERÊNCIA 5ª Situação: Transferência ocorrida no 2º semestre, do ensino médio por blocos para o ensino médio anual, de aluno retido por frequência ou nota no bloco cursado no 1º semestre:

TRANSFERÊNCIA A) Aluno será matriculado na série correspondente à série em que o aluno estava matriculado e deverá cumprir integralmente a matriz curricular da escola de destino.

TRANSFERÊNCIA B) A escola de destino transcreverá a frequência e as notas das disciplinas do bloco cursado, no 1º semestre, conforme a periodicidade da avaliação.

TRANSFERÊNCIA C) Os conteúdos das disciplinas não cursadas, no 1º semestre, serão recuperados através de um plano de recuperação. No 2º semestre, o aluno deverá cursar todas as disciplinas da matriz curricular.

TRANSFERÊNCIA 6ª SITUAÇÃO Transferência ocorrida no 2º semestre, da mesma série, do ensino médio por blocos , para o ensino médio anual, quando o aluno ficou em dependência (regime de progressão parcial), no bloco I ou II:

TRANSFERÊNCIA A) A escola efetuará a matrícula, na série correspondente à série em que o aluno estava matriculado, com aproveitamento de estudos das disciplinas concluídas com êxito. A equipe pedagógica estabelecerá um plano de recuperação de conteúdos das disciplinas não cursadas, no 1º semestre.

TRANSFERÊNCIA B) A disciplina em dependência deverá ser cursada subsequente e concomitantemente às séries seguintes. Caso haja incompatibilidade de horário, o estabelecimento deverá fazer plano especial de estudos, garantindo o cumprimento integral da carga horária e conteúdos obrigatórios da disciplina em dependência.

MATRIZ CURRICULAR O estabelecimento que optar pela organização por blocos de disciplinas semestrais deverá atender a Resolução nº 5590/08- GS/SEED e seguir a matriz curricular única que contempla todas as disciplinas da base nacional comum e da parte diversificada em todas as séries.

MATRIZ CURRICULAR As disciplinas da base nacional comum deverão ser ofertadas obrigatoriamente em todas as séries.

MATRIZ CURRICULAR A parte diversificada deverá ser composta, obrigatoriamente pelo espanhol e por uma segunda língua estrangeira moderna, escolhida pela comunidade escolar, sendo que uma será obrigatória e a outra optativa ao aluno.

MATRIZ CURRICULAR A disciplina escolhida pela comunidade escolar como optativa será ministrada através do CELEM, sendo sua matrícula facultativa ao aluno. a disciplina escolhida trará a seguinte observação: “ disciplina de matrícula facultativa, ministrada em turno contrário no CELEM”.

MATRIZ CURRICULAR As matrizes curriculares para o ensino médio por blocos de disciplinas semestrais deverão prever 25 horas / aula semanais, em todos os turnos de atuação, acrescidas das aulas da disciplina optativa.