Robótica Livre: Uma alternativa de construção cooperada do conhecimento com o uso de soluções tecnológicas livres Danilo Rodrigues César Maria Helena S.

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Transcrição da apresentação:

Robótica Livre: Uma alternativa de construção cooperada do conhecimento com o uso de soluções tecnológicas livres Danilo Rodrigues César Maria Helena S. Bonilla

Introdução Robótica  Mundo Real  Intervenção dos Humanos  Multidisciplinar Robótica Educacional ou Pedagógica  Ambiente de aprendizagem  Professor  Computador  Transdisciplinar

Kits de Robótica Treinamento X Capacitação Preços  Kit Livre 95% mais barato do que o Kit Proprietário Software e Hardware Limitação Produto X Processo

Construção do Ambiente de Aprendizagem Jean Piaget - Construtivista Seymour Papert - Construcionismo Vigotsky – Sócio-Interacionista Sócio-Construtivista

Projeto Robótica Livre Inspirado na Licença GNU - GPL (General License Public) Implementado  Escola Municipal Caio Líbano Soares  CET / CEFET Itabirito

Sustentação Interface de Hardware Livre – IHL Sistemas e Aplicativos em Software Livre - SASL Dispositivos Eletrônicos a serem Comandados - DEC

Interface de Hardware Livre - IHL Baixo Custo Facilidade de Montagem  Componentes eletrônicos encontrados em equipamentos obsoletos ou inutilizados de informática ou eletrônica 8 saídas e 4 entradas (Porta Paralela)

Sistemas e Aplicativos em Software Livre - SASL S.O. - GNU/LINUX - Libertas SuperLogo, C++, Java, Klogo, Shell Script, Qt Designer... Kommander

Dispositivos Eletrônicos a serem Comandados - DEC Descarte de equipamentos (Lixo Tecnológico)  Sensores, motores, engrenagens...

Aplicação do Projeto 5 Grupos (4 alunos e 1 professor) Dividido em 8 etapas  Sensibilização  Apresentação do tema  Capacitação básica  Experimentações  Planejamento dos projetos  Montagem da Interface  Montagem dos projetos  Avaliações

Resultados Obtidos Montagem das interfaces livres Software Livre utilizado para gerar o código fonte  Kommander (Linguagem Shell Script) Projetos apresentados na I Semana de Ciência & Tecnologia  Robô Manipulador - RONUX;  Elevador;  Árvore de Natal;  Fechadura Eletrônica;  IPA – Identificador de Presença de Água. Outro Projetos: Sucarro, Braço Mecânico, Display, Barco.

Protótipo RONUX

Protótipo Elevador

Protótipo Árvore de Natal

Protótipo Fechadura Eletrônica

Protótipo IPA

Conclusões Aprendem, com o desafio de dominar os recursos da Robótica, a construir seu próprio projeto, articulando diversos conteúdos, como matemática, química, física, biologia, entre outras, trabalhando ativamente com seu objeto de interesse, agregando conteúdos escolares com práticas reais/concretas. Postura mais ecológica, percebendo que elementos/componentes tidos como lixo podem ser fonte de recursos nos processos de desenvolvimento de novos produtos.

Conclusões Os conceitos da GPL são praticados, ou seja, compartilham trabalho, informação e conhecimento, contribuindo para o capital intelectual de todo o grupo, além de desmistificarem a falácia de que soluções de baixo custo são soluções de baixa qualidade ou inviáveis. Os resultados alcançados são satisfatórios, pois a cada etapa concluída os educandos se mostraram mais motivados com o projeto, dominando competências e habilidades propostas, relacionadas tanto ao conteúdo específico da robótica quanto às dinâmicas de ensino-aprendizagem.

Conclusões O Produto passa a ter importância a partir do Processo como um todo, instigando a criação de opiniões e o desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e criativo.

Despertar o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e criativo Sinônimo de Cooperação, Colaboração e Solidariedade Reflexão

COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In: PARENTE, André; (org.). Imagem- máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, p DIAS, Paulo. Hipertexto, hipermédia e media do conhecimento: representação distribuída e aprendizagens flexíveis e colaborativas na Web. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 13, n. 1, p FREITAS, Wilmar F.. Utilização de Tecnologia de Groupware no Desenvolvimento de Recursos Humanos: Uma análise comparativa entre dinâmicas disjuntas no ambiente de trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado, Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, LEMOS, André. Cibercultura: Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea. Porto Alegre: Editora Sulina, LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, LICENÇAS. Licenses GNU. Disponível em:. Acesso em: 20 fev Referências

LUCENA, Marisa. Um modelo de Escola Aberta na Internet: Kidlink no Brasil. Rio de Janeiro. Ed. Brasport MARQUES, Mario Osorio. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: Ed. Unijuí, PAPERT, Seymour. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, PRÊMIO. Prêmio Telemar de Inclusão Digital. Disponível em:. Acesso em: 22 fev PROJETOS. Robótica Livre Projetos. Disponível em:. Acesso em: 22 fev mmander/ SILVA, Marco. Que é interatividade. Boletim técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, maio/ago p TENÓRIO, Robinson Moreira. Cérebros e computadores: a complementaridade analógico-digital na informática e na educação. São Paulo: Escrituras, p. (Série Ensaios Transversais).

“O educador que ´castra´ a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se” (Paulo Freire) Homenagem

listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/roboticalivre libertas.pbh.gov.br/~danilo.cesar/robotica_livre Danilo Rodrigues César - Maria Helena S. Bonilla - Sítios e 's