Robótica Livre: Uma alternativa de construção cooperada do conhecimento com o uso de soluções tecnológicas livres Danilo Rodrigues César Maria Helena S. Bonilla
Introdução Robótica Mundo Real Intervenção dos Humanos Multidisciplinar Robótica Educacional ou Pedagógica Ambiente de aprendizagem Professor Computador Transdisciplinar
Kits de Robótica Treinamento X Capacitação Preços Kit Livre 95% mais barato do que o Kit Proprietário Software e Hardware Limitação Produto X Processo
Construção do Ambiente de Aprendizagem Jean Piaget - Construtivista Seymour Papert - Construcionismo Vigotsky – Sócio-Interacionista Sócio-Construtivista
Projeto Robótica Livre Inspirado na Licença GNU - GPL (General License Public) Implementado Escola Municipal Caio Líbano Soares CET / CEFET Itabirito
Sustentação Interface de Hardware Livre – IHL Sistemas e Aplicativos em Software Livre - SASL Dispositivos Eletrônicos a serem Comandados - DEC
Interface de Hardware Livre - IHL Baixo Custo Facilidade de Montagem Componentes eletrônicos encontrados em equipamentos obsoletos ou inutilizados de informática ou eletrônica 8 saídas e 4 entradas (Porta Paralela)
Sistemas e Aplicativos em Software Livre - SASL S.O. - GNU/LINUX - Libertas SuperLogo, C++, Java, Klogo, Shell Script, Qt Designer... Kommander
Dispositivos Eletrônicos a serem Comandados - DEC Descarte de equipamentos (Lixo Tecnológico) Sensores, motores, engrenagens...
Aplicação do Projeto 5 Grupos (4 alunos e 1 professor) Dividido em 8 etapas Sensibilização Apresentação do tema Capacitação básica Experimentações Planejamento dos projetos Montagem da Interface Montagem dos projetos Avaliações
Resultados Obtidos Montagem das interfaces livres Software Livre utilizado para gerar o código fonte Kommander (Linguagem Shell Script) Projetos apresentados na I Semana de Ciência & Tecnologia Robô Manipulador - RONUX; Elevador; Árvore de Natal; Fechadura Eletrônica; IPA – Identificador de Presença de Água. Outro Projetos: Sucarro, Braço Mecânico, Display, Barco.
Protótipo RONUX
Protótipo Elevador
Protótipo Árvore de Natal
Protótipo Fechadura Eletrônica
Protótipo IPA
Conclusões Aprendem, com o desafio de dominar os recursos da Robótica, a construir seu próprio projeto, articulando diversos conteúdos, como matemática, química, física, biologia, entre outras, trabalhando ativamente com seu objeto de interesse, agregando conteúdos escolares com práticas reais/concretas. Postura mais ecológica, percebendo que elementos/componentes tidos como lixo podem ser fonte de recursos nos processos de desenvolvimento de novos produtos.
Conclusões Os conceitos da GPL são praticados, ou seja, compartilham trabalho, informação e conhecimento, contribuindo para o capital intelectual de todo o grupo, além de desmistificarem a falácia de que soluções de baixo custo são soluções de baixa qualidade ou inviáveis. Os resultados alcançados são satisfatórios, pois a cada etapa concluída os educandos se mostraram mais motivados com o projeto, dominando competências e habilidades propostas, relacionadas tanto ao conteúdo específico da robótica quanto às dinâmicas de ensino-aprendizagem.
Conclusões O Produto passa a ter importância a partir do Processo como um todo, instigando a criação de opiniões e o desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e criativo.
Despertar o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e criativo Sinônimo de Cooperação, Colaboração e Solidariedade Reflexão
COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In: PARENTE, André; (org.). Imagem- máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, p DIAS, Paulo. Hipertexto, hipermédia e media do conhecimento: representação distribuída e aprendizagens flexíveis e colaborativas na Web. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 13, n. 1, p FREITAS, Wilmar F.. Utilização de Tecnologia de Groupware no Desenvolvimento de Recursos Humanos: Uma análise comparativa entre dinâmicas disjuntas no ambiente de trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado, Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, LEMOS, André. Cibercultura: Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea. Porto Alegre: Editora Sulina, LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, LICENÇAS. Licenses GNU. Disponível em:. Acesso em: 20 fev Referências
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“O educador que ´castra´ a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se” (Paulo Freire) Homenagem
listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/roboticalivre libertas.pbh.gov.br/~danilo.cesar/robotica_livre Danilo Rodrigues César - Maria Helena S. Bonilla - Sítios e 's